Rádio Iracema de Fortaleza

Separadores primários


Rádio Iracema de Fortaleza


Nome indígena que inspirou José de Alencar no ano de 1865, a se tornar um dos maiores romancista indigenista ou indianista (relativo ao indigenismo) do Brasil e quiçá do mundo.

Correspondente à pessoa que atua junto às populações indígenas, especialmente em associação com políticas públicas e no que diz respeito à interação dessas populações com a sociedade mais abrangente. A palavra indianista tem conotações mais fortes para o estilo de escrita do grande e famoso escritor cearense, nascido no Bairro de Messejana em Fortaleza, capital do estado do Ceará. Relativo ao estudo dos índios. Especialista na ciência da língua e da civilização hindus. Cultor do indianismo literário.

No Brasileiro obsoleto etnólogo a palavra é indigenista. Alguns estudiosos afirmam que José de Alencar se inspirou no livro do seu conterrâneo Franklin Távora que escreveu o livro; "Os Índios do Jaguaribe", e teria dado um exemplar de presente ao amigo.

Inserimos em nosso artigo essas nuanças para falarmos um pouco de emissora de Rádio AM da capital alencarina que leva o nome da índia. Pelos idos de 1948, mas precisamente no mês de outubro aos acordes da Protofonia (Introdução orquestral de qualquer obra lírica) da Ópera “O Guarany”, entrava no ar, a Rádio Iracema de Fortaleza, com o prefixo ZYN-7.

Foi à segunda emissora a ser inaugurada em Fortaleza, pois a pioneira foi a Ceará Rádio Clube foi inaugurada no dia 30 de maio de 1931, mais conhecida como Pré-9, é uma emissora do grupo Diários Associados, e com sede na capital cearense.

Lamentamos que uma rádio tradicional e de grande apreciação da população cearense, hoje tenha passados por transformações e mudado a razão social para Rádio Clube AM de Fortaleza. Funciona operando em 1,200 KHz. Para essa nobre missão de divulgar os acontecimentos da cidade o afã era tão grande que os meninos brigavam entre si, pois o fascínio que o estúdio da PRE-9 exercia sobre as pessoas. Há quem afirme que a PRE-9 foi fundada apenas, em 1934.

A iniciativa da fundação da querida rádio Iracema foi dos irmãos José e Flávio Parente, associados a José Josino da Costa, a nova emissora era a primeira concorrente da Ceará Rádio Clube.

A concorrência fez com que a disputa por ouvintes fosse acirrada, mas não chegava a assumir a função de guerreira, nem de belicosa. Seus componentes primavam pela ética e existia o devido respeito pela concorrente, visto que seus coordenadores sabiam que era possível disputar igualmente com uma emissora de propriedade dos Diários Associados, do grande Assis Chateaubriand, que formou o maior conglomerado de comunicações da América Latina.

Instalada no velho Edifício Vitória, esquina das ruas Guilherme Rocha e Barão do Rio Branco. Nesse prédio a rádio se instalou no segundo andar e a “terrace” de cobertura, sendo que o acesso era pelo lado da “Guilherme Rocha”, onde existia uma larga e bonita escada de degraus e corrimão com balaustres de madeira, conforme nos informa o grande “Marciano Lopes”, em seu Livro "Coisas que o Tempo Levou - A Era do Rádio no Ceará", publicado pela Gráfica VT ltda. Tendo como responsáveis pela Arte & Composição: “Andrade; Edson Costa; Wagner Rocha; Aldaíza Gadelha e Gerardo Júnior”. O livro foi publicado no ano de 1994 e teve a capa confeccionada pelo próprio autor. Nesse rico livro Marciano conta toda sua trajetória na radiodifusão cearense e suas aspirações como profissional do Rádio.

O “cast” dos primeiros anos da Iracema não era bem conhecido, mas os nomes de Paulo Lopes Filho, Peixoto de Alencar, Antônio de Almeida, Barbosa filho (setor esportivo) e Hirano Meireles que era o discotecário da estação. Na Ceará Rádio Clube existia um profissional conhecido como Antônio de Almeida, mas nada tem com o da Rádio Iracema.

Poucos meses da fundação da Rádio Iracema de Fortaleza, Irapuan Lima passou a integrar seu elenco de locutores se transformando em pouco tempo animador de auditórios e de estúdio. Seus programas eram: "A Garotada se Diverte" e o "Programa Irapuan Lima", ambos de auditório. Armando Vasconcelos foi um dos diretores da emissora e seu programa que fez muito sucesso foi "Fim de Semana na Taba", já na nova sede na Praça José de Alencar”.

A cantora Zuila Aquiles e textos poéticos de Carlos d’ Alge fizeram sucessos nas ondas da Iracema. Na luxuosa sede própria da Praça José de Alencar, que a emissora pode mostrar que viera ocupar o seu espaço. Numa noite de agosto do ano de 1954, uma festa inesquecível na inauguração do Edifício Guarani tendo como atração Ângela Maria (Sapoti do Rádio Brasileiro) cantando sucessos como "Rua Sem Sol", "Vida de Bailarina", Vera Lúcia, Salete Dias, Lúcia Elisabeth, Ayla Maria, Ivanilde Rodrigues entre outras faziam o grande cast da Rádio Iracema. Celina Maria – soprano; locutora; radioatriz - se transferiu da Iracema para o Rio de Janeiro, onde foi trabalhar na Rádio Ministério da Educação com o apoio do governador Parsifal Barroso que ainda conseguiu curso de especialização em canto, no Conservatório de Milão na Itália.

Mattos Dourado, Eduardo Fernandes, Tarcísio Tavares, Edmundo Vitoriano (com seu "Assombração"), Alan Neto, Haroldo Serra e outros. No programa Assombrações, Edmundo Vitoriano mexia com os nervos da população. Hoje restam saudades das noites de Armando Vasconcelos, de Mattos Dourado, que fazia girar e girar "Carrossel da Alegria", de Eduardo Fernandes, José Lisboa, Vera Lúcia, Ayla Maria, Orlys Vasconcelos, Lúcia Elisabeth, Celina Maria, Ivanilde Rodrigues, Carlos Rubens, Ivanildo com seu fax e seu conjunto, do piano de Dorinha, da alegria de Salete Dias. Aqui estão algumas nuanças da história da grande Iracema de Fortaleza.

Achamos que hoje o rádio não tem a mesma qualidade de profissionais do passado, hoje é difícil dizer qual o radialista de destaque no rádio cearense, e por incrível que parece o que faz mais sucesso ainda é o grande Narcélio Lima Verde. Pense Nisso!



António Paiva Rodrigues - Membro da ACI, ALOMERCE, AOUVIR/CE, UBT, ACE, AVSPE


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.