Tributo ao radioamadorismo

Separadores primários


5 DE NOVEMBRO, DIA DO RADIOAMADOR



A proclamação de 05 de Novembro como o DIA DO RADIOAMADOR foimotivada pelo facto de que nesta data, o Diário Oficial da União publicou, sob o nº. 16.657, o Decreto que regulamentava as estações de radioamadores existentes no Brasil.

O radioamadorismo é responsável, desde o seu início , por importantes descobertas legadas à humanidade. Foi graças à colaboração prestada por radioamadores que se consolidou, por exemplo, a utilização do código morse nos primeiros anos de telegrafia sem fio, ou que se conheceu o comportamento dos sinais de rádio frequência de ondas curtas.

O mesmo aconteceu com o pioneirismo dos radioamadores na exploração das frequências de VHF e UHF, no ensaio de novos tipos de antenas e no estudo dos fenómenos de propagação. Também foram os primeiros a projectar praticamente os equipamentos de transmissão e recepção, empregando válvulas à vácuo, bem como no auxilio no desenvolvimento de novas técnicas de transmissão, como o SSB, hoje de utilização rotineira nas comunicações a médias e longas distâncias.

Pouca gente sabe, mas os radioamadores foram igualmente pioneiros na utilização de satélites artificiais de comunicação, lançando, em 12 de Dezembro de 1961, o OSCAR 1, que foi o primeiro satélite para radioamadores lançado no mundo, havendo emitido 18 dias. O satélite regressou à Terra no dia 31 de Janeiro de 1962.

Também os radioamadores lançaram o OSCAR 3, no dia 09 de Março de 1965, várias semanas antes do EARLY BIRD, o primeiro satélite comercial,. Actualmente vários satélites construídos e operados por radioamadores de vários países, encontram-se em funcionamento no espaço.

O radioamadorismo tem sido uma verdadeira câmara de compensação de ideias e um campo de provas para quase todos os grandes projectos técnicos e operacionais no campo da radiocomunicação.

O radioamadorismo, desde o princípio, ganhou destacada reputação por facilitar as comunicações durante as emergências, ou quando outros meios falham ou estão sobrecarregados. Os anais da história do radioamadorismo contêm impressionante relatório das várias emergências, catástrofes, epidemias e tantos outros factos, nos quais os radioamadores, com habilidade e devoção e, até mesmo com o sacrifício pessoal, serviram às suas comunidades e trouxeram recursos rápidos àqueles que necessitavam.

Grandes dificuldades foram atenuadas e milhares de vidas e propriedades valiosas foram salvas pelo seu esforço.

Os radioamadores consideram essa assistência um DEVER e estão sempre prontos para SERVIR à humanidade.

SALVE O DIA DO RADIOAMADOR!


Comentários

Sou de Portugal e gostava de saber como me posso tornar radioamador.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.