Angola é nossa!

Separadores primários

Título: 
Angola é nossa!
Artista: 
Duarte Pestana e Santos Braga
Ano: 
1961
Angola é nossa
Download: Audio icon Angola é nossa

Espontaneamente, ou promovidas pela máquina de propaganda do Estado Novo, foram muitas as vozes que, através da música, se manifestaram a favor da política colonial do regime, assim como da guerra que este teve que fazer, entre 1961 e 1974, para tentar travar a ascenção das colónias portuguesas à sua legítima independência.

O exemplo mais paradigmático da música que então se fez a favor da guerra foi, sem qualquer sombra de dúvida, o hino "Angola é Nossa", de Duarte Pestana e Santos Braga.
Trata-se de um hino guerreiro por excelência, dotado de uma força e de um ímpeto tais, que mesmo nos dias de hoje consegue provocar arrepios a quem o ouve.
O crescendo inicial das vozes, o enorme belicismo contido nas palavras, o compasso acelerado da marcha e o triunfalismo da música em tom maior dão uma impressão de avanço imparavelmente vitorioso a quem escuta.

Angola é Nossa
música de Duarte F. Pestana e letra de Santos Braga, pelo Coro e Orquestra da FNAT (Federação Nacional para a Alegria no Trabalho), sob a direção de Duarte Pestana

Comentários

Esta gravação data de 1961 e pertence à Banda 1 da Face A do disco EP "Angola é Nossa", disco de 45 R.P.M. editado pela marca "His Master's Voice", em português "A Voz do Dono", marca "Valentim de Carvalho".

Array

Muito obrigado pela informação.
António Silva