Angola é nossa!

Separadores primários

Título: 
Angola é nossa!
Artista: 
Duarte Pestana e Santos Braga
Ano: 
1961
Angola é nossa
Download: Audio icon Angola é nossa

Espontaneamente, ou promovidas pela máquina de propaganda do Estado Novo, foram muitas as vozes que, através da música, se manifestaram a favor da política colonial do regime, assim como da guerra que este teve que fazer, entre 1961 e 1974, para tentar travar a ascenção das colónias portuguesas à sua legítima independência.

O exemplo mais paradigmático da música que então se fez a favor da guerra foi, sem qualquer sombra de dúvida, o hino "Angola é Nossa", de Duarte Pestana e Santos Braga.
Trata-se de um hino guerreiro por excelência, dotado de uma força e de um ímpeto tais, que mesmo nos dias de hoje consegue provocar arrepios a quem o ouve.
O crescendo inicial das vozes, o enorme belicismo contido nas palavras, o compasso acelerado da marcha e o triunfalismo da música em tom maior dão uma impressão de avanço imparavelmente vitorioso a quem escuta.

Angola é Nossa
música de Duarte F. Pestana e letra de Santos Braga, pelo Coro e Orquestra da FNAT (Federação Nacional para a Alegria no Trabalho), sob a direção de Duarte Pestana

Comentários

Esta gravação data de 1961 e pertence à Banda 1 da Face A do disco EP "Angola é Nossa", disco de 45 R.P.M. editado pela marca "His Master's Voice", em português "A Voz do Dono", marca "Valentim de Carvalho".

Array

Muito obrigado pela informação.
António Silva


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.