Avarias nos postos receptores

Separadores primários


AS AVARIAS NOS POSTOS RECEPTORES


Logo que um posto deixa de ouvir, deve-se analisar as ligações da antena e da terra.

Antena
- A antena deverá sempre estar bem isolada. Pode-se verificar o seu isolamento, desligando o borne da antena do aparelho e ligando um polo da bateria da placa á terra e outro polo a um voltímetro de 40 ou 80 volts, conforme a bateria, e o outro borne do voltímetro á antena. Se o voltímetro não acusar desvio algum, é signal certo que a antena está bem isolada; se o voltímetro acusar algum desvio, então a antena tem contacto com a terra por algum ramo de árvore ou telhado que lhe toque, ou ainda pela entrada da antena no caixilho da porta ou janela por onde ela passa, estar mal isolada ou molhada pela acção das chuvas, quando a entrada for imperfeita.

Terra
-A ligação da terra merece também cuidados especiaes. A ligação deve ser tão perfeita quanto possível, isto é, o contacto do fio conductor que liga ao tubo conductor da agua, ou á chapa metálica, de preferencia de cobre, que pôde ser enterrada ou mesmo mergulhada na agua do poço ou cisterna, deverá ser soldada ou pelo menos bem apertada, de forma a manter um contacto completo. O fio conductor de ligação á terra deverá ser tão curto quanto possível. Se a audição for fraca e com muitos ruídos, deveis verificar se o vosso fio de terra não está cortado.

Terra
- Caso a antena e terra estejam em boas condições, deve-se verificar se a causa da avaria provem do aparelho, telefone ou alto falante, acumuladores, pilhas ou válvulas.

As avarias nos auscultadores telefónicos e nos alto falantes, são pouco frequentes. No entanto, sucede muitas vezes que os fios conductores se partem, e como o cordão que os cobre é geralmente grosso, torna-se difícil analisar rapidamente, mas é de fácil reparação, substituindo-o por um cordão ordinário de fio de iluminação.

Acumuladores
-Os acumuladores são muitas vezes origem de más audições. Na falta d’um voltímetro, deve-se reparar se o aquecimento do filamento baixou. Deve-se substituir essa bateria por outra, ou na falta de sobrecelente deve-se cessar a audição.

Nnnca se deve deixar descarregar por completo a bateria, quando os elementos são de chumbo. Já não é preciso os mesmos cuidados para as baterias de ferro-niquel.

Nos acumuladores de chumbo deveis notar com frequência a oxidação dos bornes. Devem se limpar muito bem e passar-lhes um pouco de lixa.

Pilhas
- As pilhas são o flagelo dos amadores. Muitos amadores notam que os seus postos deixaram de ouvir devido á bateria de tensão da placa, havendo-a comprado pouco tempo antes. Realmente, estas baterias de fraca capacidade exgotam-se mesmo fora do circuito. O vendedor não é culpado, porquanto muitas vezes o fabricante lh’as envia já com muito tempo de armazém. No acto de as comprar, deveis verificar bem se elas acusam a voltagem indicada.

Se os bornes das pilhas são visíveis, pode-se verificar elemento por elemento com um voltímetro, e sendo encontrado qualquer elemento mau, deveis pô-lo em curto circuito ou seja ligando os dois polos, ou ainda retirar esse elemento.

Válvulas
- As válvulas são, finalmente, a causa mais frequente do pouco ou mau rendimento d’um posto. Muitas vezes acendem normalmente, mas teem o filamento encostado á grelha, ou as ligações da grelha ou da placa cortadas junto ao ponto de contacto.

Algumas válvulas são más detectoras. mas podem dar bem como amplificadoras. Experimentae. Basta uma só válvula estar nas condiçõs apontadas para o posto não receber ou receber mal.

As válvulas podem vir avariadas da fabrica. Deveis ter sempre algumas sobrecelentes, para obviar estes inconvenientes, não tendo que suspender uma audição que vos agradava.

Reostatos
- Os reostatos do filamento também merecem especiaes cuidados. Reostatos de determinada marca de aparelhos, tinham o reostato tão imperfeito que provocava uma fritura constante.

Circuito placa
- Deveis notar que dando um pequeno choque sobre o vidro da válvula ou mesmo no próprio aparelho, se sente um som especial parecido com o d’um sino. Se não for ouvido este som, então é porque o circuito placa está interrompido ou o condensador fixo que está em paralelo com os telefones, está em curto circuito, isto é, as duas armaduras tocam-se.

Condensadores
- Os condensadores variáveis sofrem acidentes que muitas vezes interrompem a recepção e que só de muita observação, para quem não está habituado, é que se consegue localizar. As armaduras podem tocar-se e para observar este facto deve-se desligar os dois fios que ligam os seus bornes e ligar-lhes um ou dois elementos de pilhas ou acumuladores, inserindo em série com eles um voltímetro. Se quando se fizer girar o condensador o voltímetro acusar algum desvio, então é porque as armaduras do condensador se tocam. Com uma lamina de canivete desvia-se com cuidado a armadura que toca.

Inúmeras avarias de pequena importância podem aparecer, mas quasi todas poderão ser remediadas pelos possuidores dos postos com um pouco de cuidado e paciência.



Nota: Foi preservado o português original


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.