Emissão por antena subterrânea

Separadores primários


A EMISSÃO POR ANTENA SUBTERRÂNEA



Nova teoria da propagação

M. J. Quinet escreve no Paris Radio as interessantes linhas que transcrevemos:

Os radiofilos que já antes da guerra se ocupavam de T.S.F., devem lembrar-se das famosas experiências de Kiebitz, na Alemanha ou seja a recepção terrestre de emissões longínquas. Utilisava ele, uma antena formada por um fio isolado, simplesmente colocado no solo, de algumas centenas de metros. Chegou a fazer experiências com fios tendo dois quilómetros de comprimento. Nestas condições, notou propriedades directivas bastante pronunciadas e com uma boa orientação conseguiu receber em galena, as emissões americanas com ondas amortecidas.

Em seguida a estas experiências, fez tentativas com antenas subterrâneas, que deram também resultados satisfatórios na recepção. O doutor Rogers conseguiu receber na America, durante a guerra, a maior parte das estações europeias com antena subterrânea e tem obtido resultados verdadeiramente extraordinários.

Este inventor tem conseguido conduzir as suas experiências, graças aos amadores dissiminados por toda a parte e que podem assim recebe-lo. São eles que lhe teem permitido levar a bom fim esse novo modo de transmissão e portanto é para eles que vai todo o seu reconhecimento. (Isto demonstra que, longe de ver os amadores com maus olhos, os governos faziam melhor em ajuda-los e proteje-los !).

Seja como for, o Doutor Rogers fez cavar uma trincheira no terreno com um metro de profundidade e nessa trincheira colocou canalisações de terra refractária ou barro com cerca de 50 centímetros de diâmetro, nas quaes colocou uma antena unifilar de 30 metros de comprimento convenientemente isolada.

Utilisava dois tubos osciladores de 50 watts cada, alimentados por 1000 volts, O comprimento onda de emissão era nestes ensaios, de 185 metros A terra era constituída da maneira habitual e ligada ao posto. Desta maneira, a antena estava colocada propriamente dentro da terra.

Pois bem ! o doutor Rogers, metendo dois amperes nessa antena, pode comunicar a 1800 quilómetros! (Resultados obtidos com antena aeria.

Constatou propriedades directivas mui acentuadas, de tal modo que para comunicar em varias direcções, pode-se ter um conjunto de antenas subterrâneas directivas que se escolhe á vontade.

Conseguiu assim comunicar com um grane numero de amadores.

Por outro lado, ensaiou com esta emissão subterrânea a recepção nas mesmas condições e constatou os factos seguintes:

1.° Ausência absoluta de parasitas;

2.° Ausência total de Fading;

3.° Efeito nulo da noite e do dia.


Deante destas conclusões inesperadas e verdadeiramente maravilhosas, poz-se a reflectir sobre a teoria desta transmissão e chegou assi a uma nova teoria seguinte:

Antes de mais nada a Terra é conductora, E um facto incontestavel. Admite portanto numa palavra, que as ondas electro-magneticas emitidas pela antena são guiadas por essa terra conductora e propagam-se na sua superfície, da mesma maneira que as ondas electro-magneticas emitidas junto duma linha de transporte de força são guiadas, pela linha metálica.

Será portanto a telegrafia sem fio transmitida, não por um fio, mas por terra conductora. Desta maneira as ondas propagar-se-hiam á superfície da terra e não para o espaço. A curva d’Heaviside deixaria de ter interferência, assim como a difracção da curvatura da terra e as transmissões a grandes distancias explicar-se-hiam facilmente, sem essa multidão de reflecções incompreensiveis sobre a camada condutora superior, quando transmite da Europa para a Austrália.

Seja qual for a teoria, a emissão por antena subteranea funciona, e parece prometer no futuro, resultados práticos interessantes.

Assim pois, temos mais um vasto dominio de pesquizas aberto á actividade dos amadores não somente os da emissão, mas egualmente receptores, pois uns são o complemento de outros.



Nota: Foi preservado o português original

Comentários

existe um esquema para esta antena subterrâ
nea gostaria de ver obrigado!

Bom dia.

Quanto a antena em questão, tenho os seguintes comentários:

Nos anos 70/80 foram desenvolvidos vários estudos pelos EUA, para utilização destas antenas e várias estações de Rádio foram instaladas nos subsolos de Washigton e NY.

A Empresa encarregada dos experimentos da antena foi a Eyring - (www.scribd.com/.../Eyring-ELPA-302A-Operati... ) segue site para baixar o manual..... já construí a antena e fiquei muito contente com os resultados......

Fraterno Abraço.

Paulo/py5nk - Arapongas Pr


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.