Incêndio no Teatro D. Maria II

Separadores primários

Imagem ilustrativa
Título: 
Reportagem do incêndio no Teatro D. Maria II
Artista: 
Cândido Mota e outros
Ano: 
1964
Incêndio no Teatro D. Maria II

Na noite de 1 de Dezembro de 1964 um violento incêndio destruiu quase completamente o teatro D. Maria II, poupando apenas as paredes exteriores.

Leia o artigo sobre esta tragédia que abalou o meio artístico português.

A reportagem foi feita por Cândido Mota para o Rádio Clube Português e é dele o comentário que nos deixou no site e o qual transcrevemos abaixo.

"Foi uma grande surpresa saber que havia um registo sonoro desse trabalho que foi a minha estreia em grandes reportagens. Foi o Rádio Clube Português que transmitiu em primeira mão a notícia e pôs no ar a reportagem, gravada com as máquinas BUTOBA, com a parte electrónica de funcionamento por acumuladores e movimento mecânico trabalhando por corda! Assistindo àquela tragédia, num carro conduzido por Mariana Rey Monteiro, estavam Amélia Rey Colaço, actriz e empresária do Nacional, e a grande Palmira Bastos, actriz principal da companhia. Quando me dirigia, de microfone em riste, para tentar recolher as declarações possíveis, Amélia, em ar de súplica, ergueu as mãos com a expressão mais dramática que alguma vez vi. Respeitei o pedido mudo, dei meia volta e continuei a reportagem. Podem dizer que falhei como repórter. Talvez. Mas como pessoa orgulho-me desta atitude."


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.