FAQ01: Não liga, nada acende

Separadores primários


DIAGNÓSTICO - FAQ01


Sintoma:


O aparelho não liga, nada acende, nem a luz piloto, nem as válvulas


Possíveis causas:


  1. Verifique a continuidade do fio de corrente e as ligações da ficha.
  2. Verifique a continuidade do interruptor ON/OFF que, geralmente, está associado ao potenciómetro de volume. Em muitos casos este interruptor é duplo cortando nos dois pólos. Se um deles estiver avariado faça um "shunt" evitando assim a substituição do potenciómetro.
  3. Confirme a continuidade do fusível, caso exista.
  4. Confirme o estado dos filamentos das válvulas. Se se tratar de um receptor "AC/DC", não existe transformador, as válvulas estão todas ligadas em série. Caso uma funda, as outras não acenderão uma vez que o circuito fica interrompido. Retire cada uma das válvulas e, com a ajuda do Manual de válvulas e o multímetro, confirme a continuidade de todos os filamentos.
  5. Ainda nestes receptores, principalmente os de fabrico europeu, a lâmpada piloto também faz parte da série de ligação das válvulas. Se estiver fundida, nada ligará.

  6. Para os modelos "AC/DC" de 220V existe uma resistência ou válvula balastro para reduzir a tensão a aplicar nos filamentos. Verifique a continuidade desta.
  7. Nos modelos com transformador deve verificar a continuidade deste. Em muitos aparelhos antigos, o transformador era dotado de um fusível térmico, um bi-metálico que abre quando a temperatura nos enrolamentos ultrapassa o valor normal. Com o tempo este bi-metálico cria mau contacto provocando isolamento eléctrico. O seu acesso é feito junto dos enrolamentos colocando para o exterior os terminais de ligação.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.