FAQ02: Liga mas não tem qualquer som

Separadores primários


DIAGNÓSTICO - FAQ02


Sintoma:


O aparelho acende mas não se ouve qualquer sinal no altifalante


Possíveis causas:

  1. Meça a tensão +B no electrolítico de filtragem. Deverá ter cerca de 300V para os aparelhos equipados com transformador e cerca de metade nos aparelhos "AC/DC". Caso não tenha, verifique a tensão alterna procedente do transformador ou da resistência balastro, caso este não exista.
  2. Verifique a válvula rectificadora.
  3. No electrolítico de entrada, normalmente duplo, deve encontrar uma tensão ligeiramente superior ao do outro. Se um deles não tiver tensão, verifique a resistência de queda colocada entre eles. Nos rádios muito antigos não existia uma resistência de queda mas sim um choque de filtro. Este choque era constituído por uma bobina localizada no altifalante que, na altura, não era de imã permanente mas sim com um campo magnético gerado por esta mesma bobina de choque.
  4. Verifique a continuidade do altifalante.
  5. Meça o transformador de saída. No enrolamento primário deverá medir uma resistência alta, uns 2000Ohms e no secundário uma resistência próxima de 0.
  6. Identifique, com a ajuda do Manual de válvulas, a válvula de saída de áudio. Meça a tensão na placa da válvula, tensão essa que deverá ser próxima da tensão de +B. Terá uma tensão semelhante na grelha auxiliar. No cátodo deverá encontrar uma tensão entre 4 e os 10Volts. Falta de tensão na placa indica que o transformador de saída está interrompido. Falta de tensão na grelha auxiliar remete para a resistência colocada em série aberta. Toque com uma chave metálica na grelha de controlo. Se ouvir um ronco de alterna significa que o andar final está a funcionar remetendo o problema para trás deste estágio. Falta de ronco pode determinar, depois dos testes acima feitos, a avaria da válvula de saída.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.