FAQ03: Há apenas um ligeiro ronco

Separadores primários

DIAGNÓSTICO - FAQ03

Sintoma:

Há um ligeiro ronco no altifalante, verifica-se a presença de áudio tocando com a chave na grelha de controlo da válvula de saída, mas não há mais nada.

Possíveis causas:

  1. Se o receptor tiver entrada de "PU", coloque o selector nessa posição e toque com uma chave na entrada. Note que, dos dois bornes, um é massa e outro é o vivo. Só no vivo deverá ouvir um ronco de alterna forte que pode controlar com o potenciómetro de volume.
  2. Caso não exista qualquer sinal de áudio identifique com ajuda do Manual de válvulas a válvula amplificadora de "BF". Em muitos casos este circuito é uma secção da válvula de saída que, para além do pentodo de potência, também dispõe de um tríodo amplificador de "BF". Ex: ECL82, UCL86. Em muitos dos rádios PHILIPS dos anos 30 e até meados dos 40 esta válvula não existia sendo o ataque da detecção feito logo à entrada da válvula de saída.
  3. Meça a tensão na placa e compare com o valor indicado pelo manual. Uma tensão igual ou muito próxima da tensão de +B indica que a válvula não está a amplificar, estando a sua grelha fortemente positiva ou sem qualquer tensão. Uma tensão próxima de 0 indica que a válvula está mal polarizada ou tem a resistência de placa aberta.

    Em boa parte dos casos o problema está nos condensadores de acoplamento da placa à grelha de controlo da válvula de saída, ou da grelha de controlo da válvula de "BF" ao circuito detector ou ao potenciómetro de volume. Deve ter também atenção à resistência de polarização da grelha de controlo, em regra uma resistência de valor elevado, próximo de 1MOhm.

  4. Caso nenhum dos testes acima produza resultado substitua a válvula.