FAQ03: Há apenas um ligeiro ronco

Separadores primários


DIAGNÓSTICO - FAQ03


Sintoma:


Há um ligeiro ronco no altifalante, verifica-se a presença de áudio tocando com a chave na grelha de controlo da válvula de saída, mas não há mais nada.


Possíveis causas:

  1. Se o receptor tiver entrada de "PU", coloque o selector nessa posição e toque com uma chave na entrada. Note que, dos dois bornes, um é massa e outro é o vivo. Só no vivo deverá ouvir um ronco de alterna forte que pode controlar com o potenciómetro de volume.
  2. Caso não exista qualquer sinal de áudio identifique com ajuda do Manual de válvulas a válvula amplificadora de "BF". Em muitos casos este circuito é uma secção da válvula de saída que, para além do pentodo de potência, também dispõe de um tríodo amplificador de "BF". Ex: ECL82, UCL86. Em muitos dos rádios PHILIPS dos anos 30 e até meados dos 40 esta válvula não existia sendo o ataque da detecção feito logo à entrada da válvula de saída.
  3. Meça a tensão na placa e compare com o valor indicado pelo manual. Uma tensão igual ou muito próxima da tensão de +B indica que a válvula não está a amplificar, estando a sua grelha fortemente positiva ou sem qualquer tensão. Uma tensão próxima de 0 indica que a válvula está mal polarizada ou tem a resistência de placa aberta.

    Em boa parte dos casos o problema está nos condensadores de acoplamento da placa à grelha de controlo da válvula de saída, ou da grelha de controlo da válvula de "BF" ao circuito detector ou ao potenciómetro de volume. Deve ter também atenção à resistência de polarização da grelha de controlo, em regra uma resistência de valor elevado, próximo de 1MOhm.

  4. Caso nenhum dos testes acima produza resultado substitua a válvula.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.