FAQ04: Há BF mas continua sem som

Separadores primários


DIAGNÓSTICO - FAQ04


Sintoma:


Aparentemente toda a secção de áudio está a funcionar correctamente, mas não se sintoniza nenhuma estação


Possíveis causas:

O estágio de RF é o mais complicado de reparar, podendo ser muitas as causas da falta de recepção.

  1. Confirme que o selector de banda se encontra em AM. Podem aparecer inscrições como AM, MW ou OM para a recepção em onda média.
  2. Rode o selector de banda e verifique se ao passar de comutação em comutação ouve um estalido no altifalante. Em muitos casos, ao fazer isto, ouvem-se muitos estalidos na mesma comutação indicando a presença de maus contactos no selector. Pode estar aí o problema. Limpe o selector de bandas com um spray limpa contactos.
  3. A audição de estalidos indica que os circuitos de FI e, talvez, Conversor, se encontram em boas condições. Se não se ouve nada pelo menos o circuito de FI está avariado.

  4. Geralmente a válvula amplificadora de frequência intermédia encontra-se entre os dois “canecos” de FI. Estes “canecos” são caixas de alumínio redondas ou rectangulares com um ou dois orifícios para afinação. Deverá medir as tensões presentes na placa e na grelha auxiliar. A falta de tensão nestes elementos pode ser devida à abertura das resistências de carga ou a condensadores de desacoplamento com fuga ou em curto-circuito.
  5. A injecção de um sinal de RF na grelha de controlo da válvula amplificadora de FI permitirá avaliar o funcionamento deste estágio. Nos receptores muito antigos a válvula de FI tem uma ligação pelo topo que corresponde à grelha de controlo. Ao retirar o “capacete” e tocar no pino da válvula deverá ouvir um forte ronco.

    Resista à tentação de mexer nos trimmers ou bobinas de ajuste das frequências intermédias, seguramente não estará aí o problema.

  6. Em caso de dúvidas substitua a válvula.
  7. O circuito de detecção também pode ser responsável pela falta de sinal. Este circuito é responsável pela extracção do sinal de áudio (BF) da portadora de RF. É constituído por um diodo alojado na válvula amplificadora de BF ou na válvula de saída de áudio. Aqui não há muito a fazer a não ser substituir os condensadores de passagem e de desacoplamento.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.