FAQ05: O áudio é baixo

Separadores primários

DIAGNÓSTICO - FAQ05

Sintoma:

São sintonizadas emissoras mas o áudio é muito baixo

Possíveis causas:

As causas podem ser diversas, o problema pode estar na baixa sensibilidade do circuito de HF, pouca amplificação do andar de FI ou do andar de BF. A facilidade com que resolverá o problema dependerá da identificação correcta do andar defeituoso.

  1. Regule o gerador de sinais para uma saída de BF de 1KHz e aplique-o no cursor do controlo de volume. Se não possuir um gerador de sinais toque no cursor com um objecto metálico.
  2. Se o sinal ouvido for forte o andar de BF está em bom estado, remetendo-se o problema para os andares anteriores.

  3. Regule o gerador de sinais para uma saída no valor da FI, geralmente em torno de 455KHz modulada em BF a 1KHz e aplique o sinal na grelha de controlo da válvula amplificadora de FI. Geralmente esta válvula está entre os dois blocos metálicos de FI. Não use uma saída de sinal muito forte para não “enganar” o circuito de AGC.
  4. Descarte este andar se o sinal for perfeitamente audível.

    Resta o andar de HF.

Verificação dos vários andares:

Andar de BF:

  1. Meça a tensão de placa da válvula amplificadora de BF. Uma tensão próxima de 0 indica erro de polarização ou resistência de placa aberta. Confirme a tensão de ambos os lados desta resistência.
  2. Meça o valor da resistência da grelha de controlo, em regra entre 470Kohms e 1Mohms. Se a tensão nesta grelha for positiva substitua o condensador de acoplamento.
  3. Meça a resistência da grelha de controlo da válvula de saída. Substitua o condensador de acoplamento da grelha.
  4. Meça a tensão de cátodo da válvula de saída, deverá estar em torno dos 3 a 5Volts. Um valor mais elevado indica que a resistência de cátodo está aberta. Substitua o condensador de cátodo, geralmente um electrolítico de 100mf.
  5. Confirme os valores de tensão de placa e da grelha auxiliar.
  6. Substitua o condensador em paralelo com o primário do transformador de saída.
  7. Substitua as válvulas.
  8. Note que em muitos casos não há válvula amplificadora de BF, sendo essa tarefa desempenhada apenas pela válvula de saída.

Amplificador de FI:

  1. Confirme as tensões de placa e grelha auxiliar. Tensões próximas de 0 podem indicar as respectivas resistências de carga abertas.
  2. Calibre o andar de FI conforme o artigo “CALIBRAR UM RECEPTOR DE RÁDIO”.

  3. Substitua a válvula.

Andar de HF:

  1. Com o auxílio do manual de válvulas confirme as tensões na válvula amplificadora de HF e osciladora local.
  2. Substitua os condensadores de desacoplamento de placa.
  3. Calibre o andar de HF conforme o artigo “CALIBRAR UM RECEPTOR DE RÁDIO”.
  4. Substitua a válvula.