FAQ09: Forte ronco no altofalante

Separadores primários

DIAGNÓSTICO - FAQ09

Sintoma:

Forte ronco no altifalante

Possíveis causas:

Depois da rectificação da tensão de AC é necessário filtrar esta para que os seus resíduos de alterna sejam mínimos. Isto é feito através de um condensador electrolítico de capacidade e tensão de isolamento relativamente elevadas.

No entanto esta primeira filtragem não é suficiente, principalmente para os andares de BF e RF. Por esse motivo é adicionado mais um condensador de capacidade e tensão semelhante num circuito designado “PI”.

Assim a tensão recolhida no cátodo da válvula rectificadora liga ao primeiro condensador de filtragem cujo valor se situa entre os 47 e os 100MDF. Deste ponto sai a alimentação para a placa da válvula de saída de áudio uma vez que o seu consumo é mais elevado que o do restante circuito. Ainda deste ponto sai uma resistência cujo valor varia entre os 100 e 1000ohms que liga ao segundo condensador de filtragem. É deste ponto que sai toda a alimentação de “+B” para os vários circuitos.

Nos receptores mais antigos em lugar da resistência usava-se um “choque”, uma bobina de alta impedância.

Antes da utilização dos altifalantes magnetodinâmicos (em que o imã é permanente, constituído por material ferroso) estes eram electrodinâmicos (uma bobina produz o campo magnético). Essa bobina era utilizada como choque de filtro. Daí que, de muitos altifalantes dos rádios dos anos 30, saíssem 4 fios para o chassis; dois correspondiam à bobina móvel e dois à bobina geradora do campo magnético.

A partir de determinada altura estes dois condensadores passaram a ser incorporados numa única carcaça formando um condensador duplo.

Um forte ronco no altifalante é motivado pela perda de capacidade do primeiro condensador uma vez que é este que alimenta a placa da válvula de saída de áudio.

Quando existe ronco, mas mais fraco, é o segundo condensador que perdeu capacidade.

No entanto isto é relativo de forma que, para detectar qual dos dois está defeituoso, o melhor é “pendurar” um outro no circuito provisoriamente.

A substituição deste condensador, ou apenas a secção do duplo, deve obedecer à tensão de isolamento indicada no original. Tanto a tensão como a capacidade podem ser superiores, mas a tensão nunca poderá ser inferior ao indicado.

Se o condensador está montado por cima do chassis (geralmente enroscado ou preso com uma braçadeira) e não tem nenhum semelhante para substituição, coloque-o por baixo do chassis deixando o original no lugar.

Nem sempre o corpo metálico (negativo) está directamente ligado ao chassis. Nos receptores dos anos 30 era muito comum fazer essa ligação através de uma resistência de queda. O objectivo era aproveitar a pequena tensão residual existente no negativo do condensador para polarizar a grelha de controlo da válvula de saída de áudio.

Se o condensador é enroscado no chassis, antes de o substituir verifique a continuidade eléctrica entre este e a massa uma vez que pode haver oxidação do ponto de contacto, provocando perda de continuidade.