Uma referência no jornalismo

Separadores primários


UMA REFERÊNCIA NO JORNALISMO



Laura Sequeira

Fernando Pessa- Uma referência no jornalismo

O jornalismo foi a sua grande paixão e também a língua portuguesa, que defendeu com unhas e dentes. Fernando Pessa era o jornalista mais velho do mundo, e um dos mais emblemáticos pelo menos, em terras lusas.

Desde pequena me lembro de ouvir a famosa frase "E esta hein?". Quem é que não se lembra? Desde que vejo televisão que me encanto com o estilo próprio que Pessa imprimia no ecrã. Desde sempre me lembro dos alertas para problemas que, na sua opinião, tinham soluções simples.

Como estudante de Comunicação, Pessa foi para mim, e continua a ser, uma referência a seguir. Deveria sê-lo para muitos de nós.

A bicicleta e a máquina de escrever eram objectos que não dispensava. Entrou nos quadros da RTP já com 74 anos, mas até hoje conservou o seu lugar e fazia, sempre que podia, reportagens originais. A sua actividade profissional começou na Emissora Nacional e depois prosseguiu na BBC, onde esteve até vir para Portugal, o país que mais gostava.

O jornalismo perdeu alguém que será sempre recordado. Não só pela originalidade, mas também pelo carinho que já todos se habituavam a ter por ele. Carinho esse que vai, com toda a certeza, continuar bem presente.

Pessa acreditava numa vida depois da morte. Onde quer que esteja agora, continuará a ensinar-nos de alguma forma a fazer o que de melhor sabia fazer: jornalismo.



Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.