Nikola Tesla

Separadores primários


Nikola Tesla (1856 - 1943)



Nikola Tesla


Nikola Tesla nasceu na Croácia (embora fosse de ascendência sérvia), região que era parte, na época, do Império Austro-Húngaro. Estudou na Universidade Técnica da Austria e posteriormente na Universidade de Praga.

Em 1885, tendo emigrado para os Estados Unidos, Tesla patenteou as suas invenções: dínamo de corrente alterna, transformador e motores, estabelecendo o seu próprio laboratório.

Daí por diante Tesla, que era muito dinâmico, teve oportunidade de desenvolver várias outras invenções, entre elas a bobine de Tesla, um barco guiado por controle remoto e outros dispositivos controlados à distância.

Tesla chegou a trabalhar com Edison, mas romperam relações porque o inventor norte-americano deixou de lhe pagar o prometido por um determinado invento. Além disso, entre os dois se estabeleceria uma contenda que ficaria conhecida na época como a "guerra das correntes". Essa contenda foi originada por um problema prático já então conhecido: como transportar energia eléctrica sem grandes perdas nos condutores.

Descobriu-se que essas perdas eram menores quando se utilizavam altas tensões, e Tesla criou os transformadores necessários para elevar e novamente diminuir a tensão eléctrica. Como esses dispositivos só funcionavam eficientemente com corrente alterna, Tesla também criou geradores para produzir esse tipo de corrente.

Edison, por sua vez, defendia vigorosamente o uso da corrente contínua. O conflito tornou-se mais grave quando Tesla obteve apoio do industrial George Westinghouse e chegou ao ápice quando o estado de Nova York optou por implantar a sua rede eléctrica usando a solução mais prática, que era a da corrente alterna.

Em 1912, chegou-se a pensar em dividir o Prémio Nobel de Física entre Tesla e Edison, mas Tesla recusou-se terminantemente, e o prémio acabou sendo dado a outro pesquisador.



Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.