Plantão desportivo - Pg8

Separadores primários


PLANTÃO DESPORTIVO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL



FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
BIB 02418 - Projeto Experimental em Jornalismo I – Monografia

O PLANTÃO ESPORTIVO COMO MEIO COMPLEXO DE INFORMAÇÃO

página 8 de 10

Quadro 8:

ESTADOS BRASILEIROS

NÚMERO DE EMISSORAS DE RÁDIO COM PROGRAMAÇÃO DE ESPORTE

Alagoas

1

Bahia

1

Goiás

2

Maranhão

1

Mato Grosso

1

Minas Gerais

2

Paraná

2

Rio Grande do Sul

4

Rio de Janeiro

4

Santa Catarina

2

São Paulo

7

TOTAL

27

Fonte:www.radios.com.br

Além dos sites que permitem o acompanhamento do desenrolar das transmissões esportivas ao vivo e que servem quase como substitutos das emissoras de ondas curtas, o plantão esportivo tem a disposição, atualmente, sites de pesquisa que apresentam os resultados na tela do computador, quase em tempo real, de competições em outros países. Fazendo uma analogia, os dados chegam até o plantão como um placar eletrônico digital. Esses sites não se utilizam diretamente do som das emissoras de rádio e não tem nada a ver com o veículo. São páginas que fazem o acompanhamento das competições e, sistematicamente, vão atualizando os dados quando necessário. Os principais sites nesse contexto são os seguintes:

http://www.infordesporto.com.pt – site que faz o acompanhamento dos jogos de futebol do campeonato português.

http://www.futbolargentino.com.ar – site que traz as informações on-line das partidas de futebol do campeonato argentino.

http://www.sportec.com – site que disponibiliza informações ao vivo dos jogos disputados pelo campeonato espanhol e da Copa do Rei, além de outras informações sobre esportes na Espanha.

http://www.uefa.com – página da rede mundial de computadores que transmite informações das competições promovidas pela instituição que coordena o futebol no continente europeu, como a Copa dos Campeões da Europa e as Eliminatórias da Eurocopa 2000 de seleções.

http://www.conmebol.com – esse site disponibiliza informações relativas às paridas de futebol organizadas pela Confederação Sul-Americana de Futebol no continente

Os sites que trazem informações do futebol português, argentino e espanhol, além do acompanhamento instantâneo dos resultados esportivos, eles disponibilizam dados armazenados sobre estatísticas de competições anteriores e dados sobre o campeonato que está em andamento. Outras informações, como a classificação dos clubes, fichas técnicas de todos os jogos e notícias relativas ao futebol, também estão à disposição dos internautas no conteúdo desses sites. A informação encontra, através da Internet e especificamente através desses sites, um meio de atingir as pessoas nas localidades mais distantes.

Na gama de recursos que o plantão esportivo dispõem para acessar as informações, a Internet se constitui em uma novidade que aos poucos vai se tornando cada vez mais fundamental em termos de importância. Ela possibilitou o acompanhamento direto de informações que durante muito tempo eram difíceis de serem conseguidas. Uma partida de futebol realizada por uma equipe da Bahia, por exemplo, anteriormente, para se ter conhecimento do resultado, o meio utilizado era o telefone. Uma cena muito comum era assistir ao plantão ligando a cada 15 minutos para conseguir o resultado parcial do jogo. As rádios com acesso via Internet, permitem o acompanhamento direto de todo o jogo, trazendo a informação ao plantão no momento em que o fato ocorre. O plantão procura o gol onde ele acontecer. A Internet aproxima o gol do plantão esportivo e, por conseqüência, do ouvinte. A agilidade do rádio como veículo de comunicação, com o auxílio de um suporte digital se instituiu com força no final dos anos 90.

4.3 – A ORGANIZAÇÃO DO PLANTÃO ESPORTIVO ATRAVÉS DO PLANO DE ESCUTA

A quantidade de informações que passam pelas mãos de um plantão esportivo durante uma tarde de jornada esportiva é muito grande. Todos os recursos aferidos anteriormente possibilitam o recolhimento de dados esportivos no Brasil e no mundo. Nesse aspecto, seria interessante a organização da coleta de informações através de um plano de escuta.

A cada tarde de domingo, a quantidade de partidas de futebol paralelas ao jogo que será transmitido precisa ser totalmente coberta pelo plantão esportivo e seu grupo de escutas. O trabalho de retaguarda é sazonal. No Brasil, com a desorganização do calendário esportivo, cada semestre é povoado de competições, tanto regionais, nacionais ou continentais. O primeiro semestre é dedicado aos campeonatos estaduais, as competições regionalizadas (Copa do Sul, Torneio Rio-São Paulo, Copa do Nordeste, Copa do Norte e Copa Centro-Oeste), a Copa do Brasil (com os principais clubes do Brasil em um torneio eliminatório) e a Taça Libertadores da América, que conta com a participação de clubes brasileiros. A segunda metade do ano é dedicada a principal competição do país, o Campeonato Brasileiro, que reúne os principais clubes dos estados com maior importância futebolística, em três divisões, e os torneios sul-americanos, como as copas Mercosul e Conmebol, que também contam com a participação dos clubes brasileiros. O segundo semestre também abriga competições regionais com clubes que não participam do campeonato brasileiro. O futebol estrangeiro também entra na linha de busca do plantão esportivo. Portanto, a instituição de um plano de escuta, maleável de acordo com o foco de interesse de cada dia de trabalho, é um trunfo para otimizar e agilizar as tarefas a serem realizadas pela equipe de retaguarda.

Antes de iniciar a jornada esportiva, o plantão prepara o placar de jogos de futebol a serem acompanhados. Da grande quantidade de pontos a serem cuidados, é preciso fazer uma análise e hierarquizar os jogos que mais interessam aos ouvintes. Para exemplificar, vamos pegar por base o placar esportivo acompanhado pelo plantão esportivo da Rádio Gaúcha, Cléber Grabauska, no dia 16 de maio de 1999. Os clubes gaúchos disputam o campeonato regional. Portanto, em termos de foco de interesse do ouvinte, o Gauchão é a competição mais importante, tanto pela proximidade, quanto pelo interesse maior nas outras partidas paralelas do campeonato. Os jogos da quarta rodada da séries A e B foram os seguintes:

SÉRIE A:

JUVENTUDE X SÃO LUIZ

GUARANI de VENÂNCIO AIRES X VERANÓPOLIS

SANTO ÂNGELO X INTER

SANTA CRUZ X PASSO FUNDO

INTER de SANTA MARIA X PELOTAS

GRÊMIO X CAXIAS

SÉRIE B:

XV de CAMPO BOM X AVENIDA

BRASIL de PELOTAS X ESPORTIVO

YPIRANGA X SÃO JOSÉ de PORTO ALEGRE

BRASIL de FARROUPILHA X LAJEADENSE

As partidas GRÊMIO X CAXIAS e SANTO ÂNGELO X INTER foram transmitidas pelos profissionais da Rádio Gaúcha diretamente dos estádios. A sintonia da Rádio Universidade AM de Pelotas, via canal de voz através da RBS-TV Pelotas, possibilita a escuta dos jogos INTER de SANTA MARIA X PELOTAS e BRASIL de PELOTAS X ESPORTIVO. Utilizando também o sistema de canal de voz é possível fazer a escuta da Rádio Gazeta de Santa Cruz do Sul para acompanhar mais duas partidas da tarde de domingo: SANTA CRUZ X PASSO FUNDO e AVENIDA e XV de CAMPO BOM. O jogo JUVENTUDE X SÃO LUIZ pode ser ouvido de duas formas: através da Internet, pelo site http://www.radios.com.br, conectando com a Rádio Caxias ou por canal de voz via RBS-TV Caxias do Sul. A partida YPIRANGA X SÃO JOSÉ de PORTO ALEGRE pode ser acompanhada pela Rádio CBN 1120 AM, que realiza a transmissão por onda média. Para finalizar a cobertura de todos os jogos da rodada do campeonato gaúcho, tanto na série A, quanto na série B, o telefone entra em ação para se ter acesso aos jogos GUARANI de VENÂNCIO AIRES X VERANÓPOLIS e BRASIL de FARROUPILHA X LAJEADENSE, já que as rádios das cidades dos clubes envolvidos não são transmitidas pela Internet ou por sistema de ondas curtas. O sistema de canal de voz também fica fora de combate, pois não há emissoras da RBS-TV nessas cidades.

Fechados os acompanhamentos dos jogos de maior interesse para o público gaúcho, o plano de escuta deve visar a cobertura de outros jogos. O quadro a seguir mostra os estados onde acontecem partidas de futebol pelos campeonato regionais:

Quadro 9:

SÃO PAULO

RIO DE JANEIRO

MINAS GERAIS

PARANÁ

SANTA CATARINA

PARAÍBA

MATO GROSSO DO SUL

MATO GROSSO

GOIÁS

SERGIPE

BAHIA

ESPÍRITO SANTO

PARÁ

PIAUÍ

MARANHÃO

AMAZONAS

ALAGOAS

RIO GRANDE DO NORTE

BRASÍLIA

CEARÁ

Fonte: Rádio Gaúcha

Com a utilização das emissoras de rádio de ondas curtas é possível acompanhar os principais campeonatos regionais: o paulista, o carioca, o mineiro e o paranaense. Através da Internet é possível acessar a Rádio Bandeirantes 840 AM de São Paulo para controlar o andamento dos jogos do Campeonato Paulista. As partidas do Campeonato Carioca podem ser ouvidas via onda média ou curta através da sintonia a Rádio Globo 1220 AM do Rio de Janeiro. O plano de escuta aponta que para efetuar o andamento das partidas do Campeonato Mineiro é preciso navegar pelas ondas da Rádio Itatiaia 610 AM de Belo Horizonte on-line. A Rádio Clube do Paraná pode ser ouvida via rádio de ondas curtas ou médias, dependendo da qualidade de propagação da transmissão. Os eventos esportivos dos outros 16 campeonatos regionais são cuidados via ligações telefônicas, pois a importância é menor e a necessidade do acompanhamento, quase que instantâneo, deixa de existir. Nesse aspecto o plantão deve ter relacionado ao lado do plano de escuta, a listagem de telefones das emissoras de rádio que estejam fazendo a cobertura das partidas de futebol. É interessante verificar, portanto, que o intercâmbio entre os plantões do Brasil na troca de dados, via ligações telefônicas, é um meio complexo tanto na produção, difusão e troca de informações, que posteriormente serão passadas aos ouvintes.

Os campeonatos europeus também fazem parte do plano de escuta. Entretanto, o acompanhamento é realizado de forma diferenciada, devido ao fuso horário. Muitas vezes quando uma jornada esportiva está no ar aqui no Brasil na tarde de domingo, os jogos dos campeonatos europeus já estão terminados. Não é preciso fazer o acompanhamento simultâneo aos jogos realizados no Brasil. A tarefa do plantão é fazer a coleta dos resultados das partidas para completar o placar. Para acompanhar o Campeonato Espanhol, o site na Internet é o http://www.sportec.com, que traz todas as informações das partidas de futebol da rodada. Eventualmente, os jogos que acontecem no período da noite na Europa, podem ser acompanhados pelo site em tempo real, com a variação dos resultados na tela do computados, já que pelo fuso horário, no Brasil estaremos no meio da tarde. As informações do Campeonato Português são conseguidas através do site http://www.infordesporto.com.pt. A televisão por assinatura proporciona o acesso aos resultados do Campeonato Italiano, através do principal canal da Itália, a RAI. Seguindo a montagem do plano de escuta, a estratégia para acessar aos dados relativos ao acompanhamento on-line do Campeonato Argentino pela Internet deve ser feito através do site http://www.futbolargentino.com.ar. Outros campeonatos europeus (holandês, alemão, francês e inglês) e o Campeonato Uruguaio, que também fizeram parte das metas do placar de resultados do dia 16 de maio de 1999, tinham os seus resultados conhecidos via Agências de Notícias.

Dessa forma o plano de escuta procura encontrar um meio de ter acesso a todas as fontes de informação para organizar uma melhor coleta dos dados informativos de futebol. O objetivo básico da instituição de um plano e escuta é agilizar o trabalho do plantão esportivo no rádio, um meio de comunicação que sabidamente prima pela instantaneidade e a correção das informações que são transmitidas aos milhares de ouvintes. O quadro a seguir apresenta um plano de escuta de forma reduzida:

Quadro 10:

CAMPEONATO GAÚCHO

RÁDIO UNIVERSIDADE – via CANAL DE VOZ RBS-TV PELOTAS:

BRASIL de PELOTAS X ESPORTIVO

INTER de SANTA MARIA X PELOTAS

RÁDIO GAZETA – via CANAL DE VOZ RBS-TV SANTA CRUZ:

SANTA CRUZ X PASSO FUNDO

AVENIDA X XV de CAMPO BOM

RÁDIO CAXIAS – via INTERNET (www.radios.com.br) ou CANAL DE VOZ RBS-TV CAXIAS DO SUL:

JUVENTUDE X SÃO LUIZ

RÁDIO CBN 1120 AM:

YPIRANGA X SÃO JOSÉ de PORTO ALEGRE

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS:

RÁDIO COMUNIDADE de VERANÓPOLIS: (54) 441-1888

GUARANI de VENÂNCIO AIRES X VERANÓPOLIS

RÁDIO INDEPENDENTE de LAJEADO: (51) 748- 4000

BRASIL de FARROUPILHA X LAJEADENSE

CAMPEONATOS REGIONAIS PELO BRASIL

CAMPEONATO PAULISTA

RÁDIO BANDEIRANTES AM: via INTERNET (www.radios.com.br)

RÁDIO GLOBO AM : (11) 3824-3298

RÁDIO JOVEM PAN: (11) 284-1422

CAMPEONATO CARIOCA

RÁDIO GLOBO AM: via INTERNET (www.radios.com.br) ou (21) 555-8282

CAMPEONATO MINEIRO

RÁDIO ITATIAIA AM: via INTERNET (www.radios.com.br) ou (31) 421-3588

CAMPEONATO PARANAENSE

RÁDIO CLUBE: sintonia por onda média ou curta ou (41) 332-2772

CAMPEONATO CATARINENSE

RÁDIO CBN DIÁRIO: (48) 216-2574

CAMPEONATO PARAÍBANO

RÁDIO TABAJARA: (83) 244-1666

CAMPEONATO MARANHENSE

RÁDIO EDUCADORA: (98) 232-7500

CAMPEONATO SUL-MATOGROSSENSE

RÁDIO EDUCADORA RURAL: (67) 382-0172

CAMPEONATO GOIANO

RÁDIO K DO BRASIL: via INTERNET (www.radios.com.br) ou (62) 821-0428

CAMPEONATO CAPIXABA

RÁDIO VITÓRIA: (27) 321-8333

CAMPEONATO PARAENSE

RÁDIO MARAJOARA: (91) 241-2059

CAMPEONATO PIAUIENSE

RÁDIO PIONEIRA: (86) 221-2991

CAMPEONATO AMAZONENSE

RÁDIO DIFUSORA: (92) 622-2310

CAMPEONATO MATOGROSSENSE

RÁDIO GAZETA: (62) 321-4144

CAMPEONATO BAIANO

RÁDIO SOCIEDADE AM: via INTERNET (www.radios.com.br) ou (71) 235-7618

CAMPEONATO BRASILIENSE

RÁDIO CBN: (61) 321-3900

CAMPEONATO CEARENSE

RÁDIO VERDES MARES: (85) 261-1333

CAMPEONATO POTIGUAR

RÁDIO POTIGUAR: (84) 221-3480

CAMPEONATO SERGIPANO

RÁDIO DIFUSORA: (79) 224-5600

CAMPEONATOS PELO EXTERIOR

CAMPEONATO ESPANHOL

Via INTERNET pelo site www.sportec.com

CAMPEONATO PORTUGUÊS

Via INTERNET pelo site www.infordesporto.com.pt

CAMPEONATO ARGENTINO

Via INTERNET pelo site www.futbolargentino.com.ar

CAMPEONATO ITALIANO

Assistir ao canal 60 da NET (RAI)

CAMPEONATO INGLÊS

CAMPEONATO HOLANDÊS

CAMPEONATO FRANCÊS

CAMPEONATO URUGUAIO

Informações via AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 

4.4 – AS PLANILHAS UTILIZADAS PELO PLANTÃO ESPORTIVO

As estatísticas e o arquivamento dos dados esportivos são também parte integrante e fundamental do trabalho do plantão. Durante o acompanhamento dos jogos de Grêmio e Internacional, o plantão dispõe de uma série de tabelas, que contêm dados informativos sobre a campanha de jogos em cada competição, número de gols marcados e a tabela dos artilheiros, além da classificação da competição onde as equipes estão envolvidas. Outro aspecto que é um diferencial importante no trabalho do plantão, é o fato de trazer aspectos importantes da memória do futebol novamente para os ouvintes, pois além dos dados das competições em andamento, a quantidade de material sobre campeonatos de anos anteriores é muito grande.

Com a utilização de aparelhos eletrônicos ou digitais, cada vez mais o papel perde o seu espaço no mundo moderno. Nesse aspecto, o trabalho do plantão esportivo é paradoxal. Enquanto utiliza-se da Internet para conseguir dados de competições esportivas pelo mundo, faz uso do suporte papel para armazenar esses dados. Durante uma tarde de trabalho, pilhas de papel povoam a mesa do estúdio principal da rádio onde o plantão executa as suas ações. Basicamente, todo o arquivo de um plantão está centrado em pastas e pilhas de papéis. Instrumentos de trabalho básicos para o plantão são lápis de várias cores, cada um com um significado, réguas, canetas e borrachas. O trabalho da montagem de planilhas rechaça a qualquer tipo de utilização da informática. Ser plantão é uma atividade que fez conviver em harmonia o meio arcaico do papel e o poderio da informática.

Para termos a precisa noção da quantidade de dados que o plantão dispõe durante o trabalho é importante descrever algumas das planilhas utilizadas. A planilha 1 (anexo) apresenta a relação de jogos de futebol e Grêmio e Internacional no ano em vigência. Posteriormente essa planilha é guardada no arquivo do plantão para possibilitar possíveis consultas. Cada partida é numerada em ordem crescente e são acrescentados dados como a data da realização do jogo, a competição, o local da realização do confronto, o placar e o adversário da partida, além de um espaço destinado para o preenchimento do nome dos atletas que marcaram os gols.

Um outro tipo de planilha apresenta dados relativos a campanha geral do clube durante o ano. Basicamente, a planilha 2 (anexo) traz o desempenho de Internacional e Grêmio em todas as competições disputadas durante a temporada, levando em conta o número de jogos (oficiais e amistosos), discriminando vitórias, empates e derrotas, quantos gols foram marcados e sofridos pelas equipes em cada um dos campeonatos jogados durante o ano. Essa planilha também armazena dados relativos aos jogos disputados nos próprios estádios pela dupla Gre-Nal (Olímpico ou Beira-Rio) e fora, também, apresentando números com o total de jogos, especificando os desempenhos (vitórias, empates e derrotas) e o número de gols. Com relação aos técnicos que estejam no comando das equipes de Internacional e Grêmio, a planilha guarda dados a campanha destes na temporada.

Ainda sobre a campanha dos clubes da capital, uma outra planilha guarda dados com os desempenhos, em termos de números de gols, dos jogadores na temporada. A planilha 3 (anexo) lista os jogadores que atuaram em cada clube na temporada. Adversários que marcaram gols contra e a favor da dupla Gre-Nal também são listados na estatística, para que o número total de gols da equipe na temporada seja igual a soma da quota isolada de gols marcada por todos os jogadores do time. Como na totalidade das planilhas do plantão esportivo, os dados são anotados a lápis, inclusive os nomes dos jogadores.

Outros tipos de planilhas são utilizadas pelo plantão esportivo para armazenamento de dados relativos a competição que está em andamento no momento. Como o período de estudo da função de plantão esportivo foi realizado na Rádio Gaúcha no primeiro semestre de 1999, a competição em andamento era o campeonato gaúcho. Portanto, a exemplificação dessas planilhas segue o padrão exigido pelo Gauchão. A planilha 4 (anexo) apresenta a classificação das equipes da série A e da B em cada um dos seus grupos, com a especificação dos pontos ganhos, número de jogos disputados, número de vitórias, empates e derrotas, número de gols marcados e sofridos e o saldo resultante desse cálculo. Novas planilhas com essa mesma característica podem ser criadas com o andamento da competição, quando surgem outras fases de disputa com grupos e equipes diferentes.

Página 9




Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.