Plantão desportivo - Pg9

Separadores primários


PLANTÃO DESPORTIVO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL



FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
BIB 02418 - Projeto Experimental em Jornalismo I – Monografia

O PLANTÃO ESPORTIVO COMO MEIO COMPLEXO DE INFORMAÇÃO

página 9 de 10

Finalmente, para o acompanhamento da artilharia do campeonato vigente, o plantão esportivo utiliza-se de uma planilha com os espaços para todas as equipes do campeonato, onde é preenchido com o nome dos jogadores dos times e o número de gols marcados na competição. Através da planilha número 5 (anexo) é possível fazer um controle sistemático da evolução dos jogadores no mesmo campeonato de futebol em termos de gols marcados.

Além dessas planilhas, é trabalho do plantão esportivo, a confecção de fichas técnicas (anexo) de cada um dos jogos disputados por Grêmio e Internacional na temporada. Essa tarefa é básica para abastecer o arquivo, já que esse material será guardado, pois além de ser informação histórica, pode ser utilizado para futuras pesquisas. As fichas tem por objetivo especificar detalhes relativos a partida em questão, enumerando onde foi realizado o jogo a que competição ele estava atrelado, o nome do juiz que apitou a partida, o placar, o autor dos gols, renda, público, a distribuição de cartões disciplinares (amarelos e vermelhos), as escalações das equipes que entraram em campo e as substituições. Na parte inferior da ficha existe um espaço para ser preenchido com informações curiosas a respeito da partida, como por exemplo, se algum jogador errar a cobrança de uma penalidade máxima. Sem esse trabalho fundamental de arquivamento de dados através das fichas pelo plantão esportivo, muitas informações seriam perdidas.

O plantão esportivo no estado disponibiliza dados relativos ao maior clássico do Rio Grande do Sul: o Gre-Nal. O primeiro enfrentamento entre Grêmio e Internacional foi realizado no dia 18 de julho de 1909, no Estádio da Baixada dos Moinhos de Vento. O recém fundado Internacional resolveu desafiar o Grêmio e levou uma inusitada goleada de 10 a 0. Até o dia 20 de junho de 1999, ou seja, alguns dias antes do clássico completar 90 anos, já foram realizados 341 Gre-Nais. Informações sobre escalações das equipes em cada um dos jogos estão armazenadas na base de arquivos do plantão esportivo. Além disso, faz parte do acervo de dados esportivos, planilhas com a estatística resumida da história dos clássicos somente com o número de vitórias, empates e derrotas e de gols marcados por Inter e Grêmio. Outra modalidade de acervo de informações sobre o Gre-Nal são as planilhas de resultados. Os dados são guardados de duas formas distintas. A primeira é na apresentação dos enfrentamentos na ordem cronológica das partidas, desde a partida número 1 até a última disputa. Outra forma de guardar as informações relativas ao Gre-Nal se divide em duas sub-estatísticas: uma com os jogos disputados no Estádio Olímpico e a outra no estádio Beira-Rio. Cada ficha dispõe de dados simplificados, como o número do jogo, a competição ao qual o clássico estava inserido, o placar e os artilheiros da partida. Todas essas divisões dos mesmos dados tem por objetivo facilitar o acesso às informações por parte do plantão e se apresentam num rico arquivo da história do futebol.

Separadamente, cada equipe conta com uma pasta onde estão guardadas informações de enfrentamentos com outras equipes do Brasil e do Rio Grande do Sul. Por exemplo, se quisermos verificar o histórico dos jogos entre Internacional e Lajeadense, basta pesquisar na pasta de enfrentamentos do Internacional e procurar a ficha específica do Lajeadense. Lá estarão todos os jogos ocorridos entre as equipes em toda a história. O plantão esportivo ainda conta em seu acervo de informações esportivas dados originários de bibliografias esportivas, publicações da imprensa e recortes sobre curiosidades ligadas ao esporte, que qualificam e diversificam os dados arquivados e que são um diferencial do plantão esportivo em uma equipe de esportes.

4.5 – DADOS RECOLHIDOS PELO PLANTÃO ESPORTIVO

Tradicionalmente, domingo é dia de futebol. Em todas as partes do mundo, torcedores invadem os estádios, jogadores e técnicos armam as suas estratégias em busca da vitória e a imprensa esportiva se mobiliza para realizar a cobertura do esporte. O plantão esportivo, nesse contexto em uma equipe de esportes, é o agente responsável pela coleta, controle e informação aos ouvintes de uma enorme quantidade de dados esportivos que se encontram disponíveis e que precisam ser buscados. O objetivo fundamental do jornalismo é o de trazer para o maior número de pessoas a informação qualificada. Dentro da sistemática que move a mídia, o plantão executa o seu trabalho na busca incessante de notícias relativas ao esporte. Onde quer que esteja acontecendo uma partida de futebol oficial, da Paraíba a Paris, é um alvo que o plantão deve alcançar com a sua cobertura.

Durante cinco semanas foi realizado um acompanhamento do trabalho realizado pela equipe do plantão esportivo da Rádio Gaúcha, Cléber Grabauska, para verificar a quantidade de informações coletadas durante uma tarde de domingo. Como um verdadeiro quebra-cabeças de mil peças minúsculas, o placar é completado em todos os seus pontos específicos, graças a utilização de todos os recursos que o plantão disponibiliza e que já foram mencionados anteriormente.

Quadro 11:

CAMPEONATOS

09/05/99

16/05/99

23/05/99

30/05/99

06/06/99

GAÚCHO

10

10

10

3

2

PAULISTA

9

12

5

12

9

CARIOCA

5

2

4

3

1

MINEIRO

4

3

3

3

3

PARANAENSE

5

2

6

4

2

CATARINENSE

1

5

5

5

6

CAPIXABA

6

5

6

5

5

GOIANO

1

6

6

5

6

BAIANO

2

1

1

1

1

CEARENSE

1

1

1

3

4

BRASILIENSE

5

3

4

4

5

PARAIBANO

7

4

4

4

2

ALAGOANO

5

2

5

6

5

MARANHENSE

4

5

6

5

6

PIAUÍENSE

3

2

2

2

1

ACREANO

1

-

-

-

-

AMAPAENSE

1

-

-

1

-

MATO-GROSSENSE

6

5

4

4

3

SUL MATO-GROSSENSE

6

4

6

5

3

PERNAMBUCANO

4

-

-

4

2

POTIGUAR

4

4

3

2

2

SERGIPANO

1

3

3

3

4

AMAZONENSE

1

1

-

1

-

PARAENSE

1

6

5

6

4

RORAIMENSE

-

-

-

1

-

TOTAL

93

86

89

92

76

Fonte: Rádio Gaúcha

Página 10



Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.