As mulheres do rádio

Separadores primários


AS MULHERES DO RÁDIO


Foto de uma antiga raínha do rádio


Eram vozes femininas, despertaram arrebatadas paixões, deram corpo e voz aos cantores do rádio.

Encheram casas e corações, agudas, doces, roucas, sensuais ou impetuosas, fizeram sonhar com a fama, o amor, o dinheiro ou a felicidade.

Foram moda, modelaram usos e comportamentos, foram desinibidas ou tímidas, semearam paixões, colheram infelicidade, ódio e inveja.

Muitas foram felizes, outras terminaram a vida amargamente e em solidão. Mas a todas elas, para com todas elas o rádio tem uma dívida de gratidão. O rádio não as esquece.

Abaixo enumeram-se várias biografias, pequenas amostras dos percursos de vida de algumas destas mulheres, verdadeiras pérolas do rádio.



Texto: Tereza Cristina Tesser
"DE PASSAGEM PELOS ESTÚDIOS - Presença Feminina no Início do Rádio - Rio de Janeiro e São Paulo - 1923/43"
Dissertação apresentada no Departamento de Comunicação e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob a orientação do Professor Doutor Celso José Loge, defendida em 05 de maio de 1994

Comentários

Depois da dissertação, agora estou lançando o livro De Passagem Pelos Nossos Estúdios - A Presença Feminina no Início do Rádio no Rio de Janeiro e São Paulo 1923-1943 .

A obra relata a história do Rádio focalizando a presença feminina no período de 1923 a 1943, nas capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Dentro do contexto histórico da época, aborda o trabalho das pioneiras em diversas manifestações culturais, sociais e profissionais. Numa época em que o trabalho feminino ficava restrito à unidade familiar, a publicação apresenta artistas que atuaram como cantoras, atrizes e locutoras, além dos programas de calouros, femininos e infantis. Uma contribuição documental que poderá auxiliar estudantes e profissionais de comunicação. O Rádio tem uma história que precisa ser conhecida e reconhecida. É necessário valorizar os artistas que tiveram que aprender trabalhando.
Para conhecer mais visite o blog: depassagempelosestudios.blogspot.com


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.