Adaptação do rádio Philips BR-115U para operação em redes de 220 V

Separadores primários

Read time: 2 mins
Imagem ilustrativa
Outra imagem ilustrativa
Outra imagem ilustrativa
Outra imagem ilustrativa
Outra imagem ilustrativa
Outra imagem ilustrativa

Observação: como muitos projetos da época, este modelo não utiliza transformador e pode apresentar risco de choques elétricos.

O receptor de ondas médias Philips modelo BR-115U foi lançado em 1955. Nas anúncios de propaganda era apresentado como "um rádio sempre à mão, em qualquer lugar da casa". De imediato teve grande sucesso: era de preço acessível, tinha pouco peso e era compacto. Era fácil de ser transportado e de ser instalado em qualquer aposento da residência.

O aparelho foi projetado, infelizmente, apenas para funcionar em redes de 110/127 V (tanto corrente alternada como contínua). Utilizava válvulas Miniwatt da série "U" (UCH42, UF41, UBC41, UL41 e, como retificadora, UY41), com correntes de filamento, If, de 100 mA.

Após o lançamento do aparelho, muitos foram os consumidores que queriam colocar o receptor também em funcionamento na rede de 220 V, valor de tensão disponível nas regiões do interior do Brasil.

Descrevemos aqui o circuito recomendado para adaptação do rádio para operação em 220 V. Os resistores de potência de valores 630+180 são associados em paralelo, para que a resistência resultante seja de 140 ohms, valor não muito comum de ser encontrado então.

O termistor em paralelo com a lâmpada piloto é tipo Philips NTC-2 (100 ohms). O termistor em série na linha de filamentos é Philips tipo NTC-1 49.379.62 -- ou equivalente de 220 ohms.

Alterações semelhantes foram adotadas pelo fabricante Philips em vários outros modelos de receptores com o mesmo jogo de válvulas Miniwatt.