[Portugal] Colecionador Júlio Branco

Separadores primários

Imagem: 
Júlio Branco com as suas netas
Foto de um recetor Schaub

Dados obtidos em outubro de 2006

  • Início da colecção: 2003
  • Nº de receptores: 22
  • Rádio mais antigo: Philco - 1932
  • Rádio mais recente: Telefunken - 1951
  • Rádio mais caro: €150,00
  • Rádio mais barato: €10,00
  • Rádio mais pequeno: 24x16x13cm, Philips
  • Rádio maior: 60x40x26cm, Schaub
  • Última compra: Há menos de 1 ano
  • Local de exposição: Sala apropriada

Foram as saudades de mais de 30 anos de trabalho em informática que levaram Júlio Branco a iniciar a sua colecção. Mas, na realidade, ela tinha começado muito mais cedo, por volta de 1967, com um rádio salvo às cheias do Ribatejo.

Depois de se ter aposentado, passou por um período de reflexão, tendo iniciado outras colecções, mas foi em meados de 2003 que foi ao sótão e pegou em dois ou três rádios que lá tinha sem trabalhar, claro "sei que um era Telefunken, Philips e um RCA, que em tempos me tinham dado. Olhe um andou numa cheia na zona do Ribatejo em 67. Não há memória de tão enorme acontecimento em Portugal, com a grandeza das chuvas torrenciais que caíram naquele ano, e também no meu antigo stock de válvulas e outros componentes, adquiridos na década de 60, antes de iniciar o serviço militar obrigatório."

Foi após este cumprimento de 4 anos, que enveredou pela informática, tendo ingressado na IBM.

Em 2003, com esses componentes ainda conseguiu por um desses rádios a funcionar, e com um "toque aqui, outro ali, pu-lo quase como um original, cujo aparelho faz parte da minha colecção. Atrás desse foram os outros, e assim sucessivamente."

Alguns foram comprados na feira da ladra "todos partidos e ressuscitei-os, aliás só os comprava assim, pois no meu entender, assim é que se ganha amor pelo rádio" diz Júlio Branco.


Alguns exemplares da sua coleção.

Se pretender entrar em contacto com este coleccionador, pode fazê-lo, usando os dados referidos abaixo:

Júlio António de Jesus Branco
E-mail: juliobranco5@gmail.com

Comentários

Sou uma grande admiradora do trabalho de recuperação de rádios do meu sogro...Aliás ainda me lembro de os gabar quando estavam meios escondidos no sotão!!

É magnifico e entusiasmante ver a evolução que cada rádio vai tendo, de como "chegam" e depois como ficam.

Tenho a certeza que as netas Leonor e Madalena vão sentir o mesmo quando já forem capaz de entender melhor...Se bem que a Madalena com 5 anos já conhece bem as habilidades do Avô Julio, e quando alguma coisa se avaria ela diz logo, "de certeza que o meu avô consegue arranjar"

Sou um esposo, um Pai, um sogro, um AVÔ e sobretudo um filho realizado.
SEM MAIS COMENTÁRIOS.....a emoção é severa

Júlio Branco

Júlio Branco

Olá Branco. Tudo bem?

Mas tenho um radio que tu não tens. Um skyreader que se usava nos barcos de guerra...

Olá Jaime,
Tudo bem, e por aí? Não senhor não tenho esse rádio, onde o arranjaste?
Os meus parabéns, não te desfaças dele.

Júlio Branco

Olá Jovem Júlio,

Aposto um almoço aqui em Mação (pago eu) em como te vais interessar, pelo menos, por um rádio, que aqui tenho. Aceita o desafio e vem até Mação. Talvez haja acordo para o(s) levares.
Um abraço
Estrela Alves
PS.No rádio tem uma chapa com:
Type KE-23A Receiver
KAAR
ENGINEERING
CO
Palo Alto Calif USA

O altifalante é separado e ao centro tem um grande K e a um canto a
mesma informação do rádio.

Que tal?

Olá Jovem Estrela Alves,
Não há dúvida que é um boa peça para museu. aqui tens os dados tecnicos do rádio é só picares e vais lá: http://www.radiomuseum.org/r/kaar_ke23at.html .
E porque não ir-te fazer uma visita a Mação? Já que não seja para conhecer esse Concelho, por acaso até nem conheço, conheço os arredores mas essa cidade não. Depois contactamos por mail. Olha que o meu contacto já é este que está aqui. Existe aqui um "BUG" que já "fugiu", pois já alterei nos meus dados pessoais e já se refletiu aqui, comuniquei ao Administrador deste site este caso e já foi alterado.
Um abraço, fiquei contente em saber que navegas, para te "cultivares" nesta matéria.
Júlio Branco

Júlio Branco

Necessito de uma ajuda para poder reparar o gira-discos do meu sogro um telefunken hit2000l, como não funcionava (o prato nao girava) resolvi abrir! como maçarico que sou fiz mais estragos do que beneficios e soltei varias peças ao tentar abrir, e tambem verifiquei que o motor está a trabalhar mas que a roda de borracha que faz girar o prato não encosta ao veio do motor electrico assim sendo o prato nao gira. procurei o modelo pela net e fui dar com imagens e esquemas no site da radiomusem que não estao disponiveis para mim só para membros, foi assim que cheguei a si verifiquei que é um membro muito activo que colabora com artigos e traduções.
A ajuda que necessitava era se me podia facultar essas imagens e esquemas de peças e dicas para de novo poder desfrutar do som produzido por aquela bela maquina.

Obrigado

Vasco Miranda

Caro Vasco Miranda,

Estive em férias, razão pela qual só agora lhe respondo.
Terei todo o prazer em o ajudar, para isso contate-me diretamente por mail, cujo endereço é este: juliobranco@netcabo.pt
JB

Júlio Branco

Boa tarde, gostaria de obter algum tipo de avaliação sobre um rádio schaub lorenz que possuo.Obrigado desde já.

Array

Exmº Senhor Júlio Branco,
Antes de mais, as minhas desculpas pelo atrevimento.
Penso que o senhor será a mesma pessoa que em Maio passado postou na Radiomuseum um pedido de ajuda para conseguir um “cartucho” – penso que se tratará duma “cabeça” – para um gira-discos DUAL 1010.
E penso que conseguiu fornecedor, suponho que na Alemanha.
Eu tenho um daqueles aparelhos mistos rádio Blaupunkt e gira-discos Dual 1010 que comprei nos idos de 60. A cabeça do gira-discos – será o tal cartucho? – desapareceu durante um transporte do aparelho e há vários anos que tento conseguir uma nova ou usada. Já corri aquelas lojas da rua do Coliseu, em Lisboa, mas desiludiram-me completamente.
Há dias, ao ver este post na Radiomuseum reacendeu-se-me a espera de finalmente conseguir essa peça.
Será que o senhor poderia dar-me ajuda nesse sentido? Sei lá, talvez o contacto da pessoa que vende desses artigos? Ficar-lhe-ei muito grato.
Mais uma vez, as minhas desculpas por estar a incomodá-lo e os meus melhores cumprimentos.
António Pinto de Paiva
Lamarosa – Abitureiras – Santarém
Tel 243468481
pintopaiva@mail.telepac.pt


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.