Descobrir o valor da "FI"

Separadores primários

DESCOBRINDO O VALOR DA FREQUÊNCIA INTERMÉDIA

Um dos problemas que se coloca durante o processo de reparação ou restauro de um receptor de rádio é saber qual o valor da frequência intermédia utilizado.

Esta informação é importante porque é dela que depende o correcto ALINHAMENTO dos circuitos de FI e de RF e é fundamental se se tratar da substituição de alguma destas bobinas danificadas.

Se existe o esquema, esta informação é, em regra, indicada no mesmo. Também em muitos casos existe uma etiqueta no chassis ou numa “FI”.

Mas se não houver esquema ou a etiqueta já tiver sido destruída pelo tempo?

Abaixo descreve-se um truque simples que poderá ser útil na determinação deste valor.

Determinando o valor de FI:

No início dos anos 30 os primeiros superheterodinos tinham uma frequência intermédia de 175KHz e um estágio de RF ou pré-selector para melhorar a rejeição de imagem.

Mais tarde os receptores passaram a ter uma frequência mais elevada, em torno dos 455KHz ou 465KHz.

Para determinar qual destes valores é o correcto verifique o condensador “padding” da bobina osciladora:
Para um valor de FI de 455KHz a 465KHz este condensador tem um valor em torno dos 450pF.
Para uma FI de 175KHz o condensador tem um valor acima dos 900pF.

Comentários

Olá,

Onde posso encotrar bobinas de F.I. 455Khz Comerciais?