História da PHILIPS no Brasil

Separadores primários


A PHILIPS NO BRASIL



A 28 de Julho de 1924, no Rio de Janeiro, é inaugurada a filial brasileira, para a importação e venda dos produtos Philips fabricados em Eindhoven.

No Brasil, o processo de crescimento da Philips foi idêntico ao acontecido na América., a Philips estava presente com escritórios de representação no Rio de Janeiro desde 1924 e durante a segunda guerra mundial, meados de 1941, tentava escapar dos conflitos entre Alemanha e demais países da Europa, procurando um estado neutro para desenvolver novas tecnologias. Com isso, descobre a necessidade das Forças Armadas Brasileiras de ter uma indústria de electrónica no país.

No início da década de 40, os equipamentos de comunicação das Forças Armadas Brasileiras estavam obsoletos. Impedida de renová-los devido às condições mundiais (2a guerra) alem do facto da maior parte desses equipamentos serem de fabrico Telefunken. Sendo assim, o grupo Philips estabelece uma parceria com a Cacique. A Cacique "Indústria Paulista de Electricidade"- foi fundada em 1933 por um grupo de pioneiros, dedicada ao fabrico de rádios, surgindo assim a INBELSA -"Indústria Brasileira de Electricidade S.A."- que teve participação importante no desenvolvimento das telecomunicações brasileiras nas décadas de 50 e 60 fabricando entre outros componentes, transceptores para Onda Curta. Da mesma forma acontece com a IBRAPE ( Indústria Brasileira de Produtos Electrônicos ) e a Philips do Brasil.

Na segunda metade da década de 60, o grupo Philips inaugura em Recife com incentivos fiscais da SUDENE, a Philinorte -"Philips Electrônica do Nordeste"-, voltada para o fabrico de aparelhos e centrais telefônicas.

Os equipamentos fabricados nessa divisão eram tão bons, que se contavam estórias muito divertidas. Diziam na época que para operar as centrais da Philips, havia a necessidade somente de um homem e um cão. O homem para alimentar o cão e o cão para não deixar o homem mexer na central!



Referências:
Brasil Home - História - Royal Philips Electronics: http://www.philips.com.br
Rádios antigos no Brasil :http://www.bn.com.br/radios-antigo

Comentários

Nossa esse artigo me ajudou muito em meu trabalho escolar
Vaaleu!!

Trabalho neste empresa e realmente é tudo isso mesmo! A Philips é uma grande empresa. Não é a toa que está entre as 10 melhores do mundo!!!

Estou fazendo um Projeto de Faculdadeque falo sobre a Empresa Philips, mas tenho pouco material, gostaria de saber mais sobre os seus sistemas de informações e sistemas de gereciamentos nas plantas do Brasil. Como a Philips se mantem entre as primeiras mais bem colocadas no Rank de vendas, como cuida dos seus colaboradores e da sociedade como todo. Agradeço muito a atenção e envio trabalho quando concluido.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.