A primeira válvula pentodo

Separadores primários


A PRIMEIRA VÁLVULA PENTODO



A pesar de pouco conhecido, a válvula "PENTODO" foi inventada nos laboratórios da Philips na Holanda por dois dos seus investigadores: Drs. Gilles Holst e Bernard Tellegen, tendo sido solicitada patente para o invento no dia 14 de Dezembro de 1926.

Como existiam pesquisas paralelas nesse tipo de válvula por Outros fabricantes, a Philips, para salvaguardar a nova invenção, solicitou o registo das patentes em 18 países.

Um detalhe curioso e que poucas pessoas sabem hoje, é que o quinto pino da maioria das válvulas Pentodo de fabrico Philips e Mullard (posteriormente a Telefunken adopta a mesma estratégia) colocadas à venda na época, era montado na lateral, com uma porca, possibilitando aos proprietários dos rádios já existentes, trocarem as válvulas Tríodos "agora obsoletas" por uma válvula Pentodo moderna sem a necessidade de trocar o suporte, bastando adicionar um fio da fonte de +B (AT) e ligá-lo ao referido pino na lateral.

Foi lançada comercialmente em setembro de 1927 na feira de Utrecht junto com o lançamento do primeiro rádio da Philips, porém só é incorporada no modelo 2502.



Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.