AVID Acutus Réference - O canto do cisne?

Separadores primários

O canto do cisne

AVID Acutus Réference - O canto do cisne?


Estamos a chegar ao fim. O Pink Triangle Anniversary a pesar de transformar quase todos os códigos de desenho da contraplaca suspendida, irá ser igualado (e talvez ultrapassado) tecnologicamente, alguns anos mais tarde por um outro aparelho, o AVID Acutus.


Foto do AVID Acutus


Este aparelho ao nível tecnológico e conceptual não é exactamente um gira-discos, mas um giroscópio de precisão suspendido, movido por um motor e uma correia. Isto irá fazer toda a diferença, vamos compreender porquê.

A AVID, fundada em 1995, é uma das últimas marcas de gira-discos a ter nascido. Conrad Mas o fundador e o pai das AVID, é um especialista dos giroscópios de precisão, que a empresa fabrica desde há vinte anos para a indústria militar ou aeroespacial.

Ele irá utilizar esses conhecimentos para construir um gira discos a placa suspendida, de grande originalidade, recheado com detalhes de génio. O Acutus é um gira a meio caminho entre o Verdier e o Michell, mas com algumas originalidades que fazem dele um objecto à parte, e o último dos grandes gira-discos clássicos a ter sido concebido no nosso planeta.



Outra foto do AVID Acutus



AVID ACUTUS Référence - Apresentação


O Acutus é um aparelho pesado e maciço. O prato de 10Kg faz dele um gira-discos semi pesado. É um placa suspendida, em três pontos a distância simétrica do eixo.

A base é feita de uma peça em alumínio espessa (10mm), com três colunas de suspensão montadas de maneira a fazer um triângulo equilátero.

O motor síncrono de 24 pólos é montado numa coluna (do tamanho das outras) em alumínio maciço e independente da base, pousado no móvel que suporta o gira-discos, em baixo do prato.

O motor é regulado por uma alimentação externa a dois canais analógicos de precisão desfasados, alimentados por um transformador de 1000VA! Uma verdadeira electrónica de luxo para regulação.

A geometria do eixo é demoníaca de inteligência. Em forma de cone invertido, oferece um contacto mínimo com a chumaceira, o que minimiza a fricção, e aumenta a estabilidade de rotação. O fundo da chumaceira é recoberto de uma pastilha em safira onde a esfera em carbono de volfrâmio do eixo apoia. O prato pesado, perfeitamente equilibrado, repousa nesse ponto único (na ponta da esfera), e devido à fricção mínima, pode rodar livre mais de cinco minutos a partir dos 33RPM! É verdadeiramente um giroscópio.


Outra Detalhe do AVID Acutus


O eixo invertido é montado numa placa em alumínio com nervuras, muito rígida e relativamente leve. Em forma de triângulo, esta placa entra nas colunas da base e é apoiada por três molas muito elásticas.

Para evitar o movimento lateral (o pesadelo dos Gira-discos suspendidos), o Conrad Mas irá ligar uma pequena correia em borracha entre a placa e a coluna em tensão permanente. É UMA IDEIA GENIAL, pois as correias impedem o movimento lateral, sem prejudicar o movimento vertical.

Assim a suspensão do Acutus funciona em pistão angular "quase" perfeito.

A base das colunas permite colocar o gira-discos nivelado, com a bolha de ar que equipa a base. A correia muito fina e elástica, filtra bem as vibrações do motor e exerce muito pouca pressão sobre o eixo. O suporte de braço "multistandard", é moldado directamente sobre a placa e muito rígido.

O Acutus é equipado com um "clamp" de enroscar e bloqueável, feito sobre medida e muito eficaz. Uma verdadeira mecânica simples, nobre e sem compromisso.


Vantagens


O prato pesado, o sistema de eixo original, a suspensão muito eficaz, e a regulação "de corrida" do motor do gira-discos, são verdadeiras vantagens que se ouvem.

O silêncio de funcionamento é total, e a estabilidade de rotação (em todas as circunstâncias) fazem parte dos melhores. A estética moderna faz do gira-discos um objecto contemporâneo.


Inconvenientes


Um gira-discos desta classe deveria poder aceitar braços de 12 polegadas. Fora isto só outro inconveniente, o preço!


Escuta


A sensação que surge imediatamente na escuta do Acutus é a serenidade. Tudo passa, e com facilidade. É o único gira-discos suspendido (que conheço), praticamente capaz de rivalizar com um Verdier, no peso dos ataques de nota. Capaz de meiguice e de violência, o Acutus acumula os paradoxos. A qualidade da tensão e extensão das notas é única. Um piano adquire uma dimensão palpável, no jogo da mão esquerda. A estabilidade da imagem estéreo é fantástica e tridimensional.

Um gira-discos a caminho entre duas escolas, a dos pesados, e a dos suspendidos como os LINN. O gira-discos que fecha o círculo … e a nossa Saga.

O canto do cisne?



Próximo artigo:


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.