EMT 930st - O rigor alemão ao assalto da eternidade

Separadores primários

O rigor alemão ao assalto da eternidade

O EMT 930st - O rigor alemão ao assalto da eternidade


Vamos voltar ao começo afim de analisar um produto excepcional. Não estava previsto no programa pois trata-se de um gira-discos profissional, o que implica um estudo e uma concepção diferente de uma máquina doméstica. Os profissionais têm necessidade de funções especiais e esses equipamentos são concebidos para responder a essas exigências bem próprias.


Foto do EMT 930st


O arranque imediato, o travão, a fiabilidade extrema, a facilidade de intervenção, a iluminação do prato, o phono integrado e universal, etc, são funções primordiais e básicas nos meios profissionais (especialmente na radiodifusão), que os particulares como nós não têm necessidade.

Para a análise deste aparelho vamos nos concentrar sobre a sua mecânica e funcionamento, afim de fazer uma comparação lógica e equivalente à dos outros gira-discos, de que já falámos.


Uma volta há 53 anos atrás


O EMT 930 é o herdeiro do 927, que era um monstro de 41kg, com um prato de 44cm de diâmetro, pois estes discos largos existiram nessa época.


Foto do EMT 930st


Nascido em 1951, o 927 foi fabricado até 1956, altura em que, devido ao desaparecimento dos discos largos, a EMT desenvolveu o 930, com um chassis mais pequeno (prato de 33cm) e menos peso. A técnica da roldana (idler drive) foi conservada, e em termos de funções, de desenho e de tecnologia o EMT 930 é verdadeiramente um bebé 927.

O 930 foi concebido pelo pai da marca, ou seja o Wilhelm Franz, e contrariamente ao que alguns pensam não é um 927 económico. É um verdadeiro EMT, que preserva as aquisições e qualidades do 927 e que cria algumas suplementares. Foi fabricado até 1983 (quando a EMT já pertencia ao grupo belga Barco), e o seu prestígio no mundo profissional nunca desfaleceu.

Em 1958 passou a chamar-se 930st com a chegada do estéreo. Está aqui representado pois é um dos raros gira-discos profissionais a ter uma qualidade de escuta equivalente aos aparelhos mais reputados.


O EMT 930st - Compreendendo os segredos


O EMT 930st é um aparelho de encastrar nas mesas de estúdio ou da rádio. O prato está mergulhado no corpo afim de permitir a manipulação dos comandos e discos com os braços pousados na mesa, e sem esforço. O prato em Zamac tem uma geometria muito particular. Quase todo o peso está no espesso anel/disco de periferia, afim de aumentar o momento/movimento de inércia em funcionamento.

O véu é fino, com quatro grandes buracos para evitar toda a ressonância. O prato tem um barulho muito surdo, mesmo quando se tapa com um objecto pesado. O eixo principal de 12mm de diâmetro, tem um comprimento excepcional de 15cm! Isto permite ao 930 ter uma rigidez prato/braço fantástica.

O prato principal é recoberto por um disco em acrílico que serve de tapete e onde estão gravados os índices do estroboscópio.

O disco em acrílico está em contacto com o prato através de uma camada de grafite, o que permite ao disco escorregar sobre o prato principal quando está travado e de arrancar imediatamente quando se tira o travão. O grafite como é um bom condutor possibilita também descarregar as cargas electrostáticas do disco, e de evitar os estilhaços durante a escuta.

Em quase todos os gira-discos de roldana, esta última tem uma geometria em forma de lâmina na periferia que toca com o prato (entre 1 e 2mm). Isto é feito assim para evitar que quando o paralelismo roldana/prato não for óptimo, a roldana não salte e modifique a velocidade instantânea. No 930 a roldana tem uma superfície de contacto com o prato de 6mm, isto é assim, porque esta grande superfície de contacto é necessária, para que o prato arranque imediatamente e sem patinar. Para evitar que o paralelismo se desafine, a roldana é dirigida por braços guias de 10cm, perfeitamente equilibrados, e que asseguram o paralelismo em todas as situações.

O motor é um exemplo perfeito do rigor de construção desta máquina. O eixo é montado em rolamentos de precisão, o que geralmente é a pior das soluções para o barulho de movimento, explicando que isto nunca se faz. Mas no EMT 930 os rolamentos são tão bem ajustados, que uma vez o motor montado, não há barulho algum quando roda e mesmo com um estetoscópio a vibração é quase nenhuma.

O corpo é feito em baquelite e isto fez pensar a alguns que era uma tentativa de fazer economias. Não se trata disso. A baquelite amortece as vibrações melhor que o Zamac e como o 930 não tem suspensão nenhuma, o corpo vai minimizar a transferência das vibrações entre o motor/chumaceira/braço.

A chumaceira é encerrada em três braços em forma de cruz sem uma ponta. A quarta ponta é feita pelo suporte de motor o que vai aumentar a rigidez do resto. A espessura do corpo nunca desce a menos de 15mm.

O braço Ortofon RMA-229 de 10 polegadas equipava as primeiras 930st e a partir de 1972 o braço EMT 929 será o equipamento de série.

O 930st graças à potência do seu motor e ao sistema de roldana, arranca e estabiliza a velocidade em menos de um quarto de segundo, e a estabilidade da velocidade é de 0,01%.


Vantagens


O rigor de fabrico, a perfeição do estudo e a qualidade das peças, fazem do EMT930st um dos mais belos exemplos de mecânica intemporal.

Tudo nele participa no resultado final, e cada detalhe é feito para dar um resultado concreto e objectivo.


Inconvenientes


É um aparelho profissional sem defeitos na aplicação para a qual foi estudado e concebido. Isto explica a sua longa vida comercial.



Detalhe dos comandos do EMT 930st



Escuta


Rigoroso e rápido, são as primeiras qualidades sentidas. O peso e a ausência de suspensão permitem uma banda muito larga com contornos muito bem definidos. A qualidade das peças em movimento e o ajuste aumentam ainda mais a sensação de definição e de transparência.

A linearidade é fantástica e nenhuma banda de frequências cobre as outras. O som é rápido e a dinâmica explosiva. A única reticência vai para a modulação que não atinge nos médios nem a subtileza nem a expressividade de outros gira-discos, mas que é em absoluto de um nível muito elevado.

Um gira-discos que é um mito e um clássico...



Próximo artigo:


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.