Os gira-discos que fizeram história

Separadores primários

História dos gira-discos

Os gira-discos que fizeram história


Paulo (TD 124) publicou uma série de artigos no fórum Áudio PT sobre a história dos gira-discos.


Foto do Verdier, um dos mais conceituados gira-discos


Trata-se de uma viagem modesta aos confins destas máquinas que marcaram e continuam a marcar a história da alta fidelidade.

Sem pretensão nem orgulho, o que começou por uma brincadeira tornou-se, num "romance" apreciado por muitos e talvez numa originalidade quase única deste espaço de discussão e partilha sobre o áudio de topo.

Foi um trabalho notável, feito com seriedade, ou seja, respeitando os intervenientes que construíram estas máquinas (todos nomeados), a história destes objectos que ultrapassaram o estado de matéria inanimada para nos proporcionar emoções, entrando assim hum pouco no mundo dos humanos.

Os textos e fotos que fazem parte desta saga, foram gentilmente cedidos pelo seu autor e publicadas com a autorização do Áudio PT.

Uma vez que foram feitos com o objectivo de uma publicação em fórum, em vários artigos e de uma forma muito leve e perto da oralidade, alteramos e corrigimos os textos, adaptando-os à nossa estrutura e a um estilo mais clássico.

No entanto foi mantido todo o conteúdo técnico e descritivo dos textos originais.


Foto do EMT, um dos mais conceituados gira-discos profissionais


O que se pode ler nos links seguintes é a história dos gira-discos que ficaram para a história, das máquinas que desafiaram o tempo, o engenho e a arte. Máquinas que tornaram realidade o sonho de génios, de homens que estiveram muito perto de atingir a perfeição na reprodução do som.





Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.