AULA 10: Como criar um site

Separadores primários


AULA 10: Como criar um site


Nesta aula vamos lembrar o que foi dado até ao momento e estudar alguns princípios a ter em conta antes de começar a fazer um web site.


O que se deu até agora


Até ao momento os alunos aprenderam :

Como nasceu e como funciona a Internet, a web e o hipertexto, quais os vários browsers e qual a relação entre o browser e o servidor web, estrutura de um documento html, atributos de tags, quebras de linha, tamanho e cor de letras, links, listas, como incluir imagens, manipulação básica de imagens, navegação entre páginas, tabelas, alinhamento de elementos, a importância do tamanho das imagens e das páginas em geral e como colocar um web site no servidor.


PRINCÍPIOS A TER EM CONTA


Antes de começar a fazer um web site, é necessário considerar diversos aspectos :

Construir uma página pessoal não é a mesma coisa que fazer uma página para uma empresa. Como tal, existem alguns princípios importantes quando queremos disponibilizar informação sob a forma de páginas web. Para começar terá que pensar qual será o conteúdo da sua página, quem a vai visitar, etc.


Analogia


Amigos ao jantar
Imagine a seguinte situação: você convidou alguns amigos para jantar. Considere a sua página como uma jantarada em sua casa. Vai ver que as diferenças não são muitas, e já vai ver porquê. Não faria muito sentido (embora possível) pôr a panela ao lume e adicionar aleatoriamente os ingredientes que tivesse no seu frigorífico. O resultado seria provavelmente desastroso, o mesmo se passaria se esse fosse o método seguido para a construção de uma página. Como cada cozinheiro tem o seu método, não lhe vamos dar uma receita milagrosa, mas existem algumas semelhanças entre todos os grandes chefes de cozinha.


Qual é o prato?


Antes de começar a preparar o jantar para os seus amigos terá que ter em conta qual é o prato que pretende confeccionar. Bacalhau à Braz, Ensopado de Borrego, ou Frango assado no forno? Da mesma forma terá que imaginar o que será a sua página: Eu quero fazer uma página pessoal, ou eu quero apresentar os produtos da minha empresa ao mundo, ou gostava de ensinar aos outros tudo o que sei sobre "como fazer uma boa pescaria" poderão ser algumas das respostas, mas seja ela qual for é necessário que haja uma resposta.


Os amigos


Seguindo esta comparação, quando você escolheu o prato, deveria ter em mente algumas coisas: quantos são os meus amigos, quais são os seus gostos, comem muito (ou não), são pessoas que preferem um jantar com toda a etiqueta, ou não se incomodam se levar a panela para a mesa. Estes amigos serão os visitantes da sua página. Se calhar o seu comportamento também não seria muito diferente, pois se eles comerem bem, e passarem um bom bocado, depressa voltarão, infelizmente o contrário também é verdade.


Quais os Ingredientes?


Se já sabe o que pretende confeccionar terá de seguida que saber quais os ingredientes necessários para a sua confecção. O mesmo acontece com a sua página, os ingredientes serão diferentes de acordo com o resultado pretendido. Uma das melhores formas de organizar esses ingredientes ainda é o velhinho bloco de notas, alguns minutos para assentar ideias e perguntar-se o que tem para oferecer às suas visitas farão maravilhas, acredite. Só assim poderá saber o que lhe falta, e o que terá de ir comprar.


Agora sim, a confecção


Já tem tudo o que precisa? Então agora pode passar para a cozinha arranjar os tachos e panelas lavar as cenouras e descascar as batatas. Para saber tudo sobre os segredos da cozinha terá que continuar a seguir este curso com atenção.


IMPORTANTE:


Tipos de estrutura para um Web Site
Para o ajudar no trabalho de organização do seu site existem alguns conceitos básicos sobre os tipos de estrutura possíveis, que convém saber.


Comentários

Boa abordagem, Parabéns pelo Post!

eu não entendi quase nada dessa ultima aula

Muito BEM parabéns ao cozinheiro, ou ao Chefe?!

Este e` 100% gratis e facil de usar:

site24.eu

Espero poder ajudar muitas pessoas e pequenas empresas que nao podem pagar um profissional.
Se puder, divulgue nosso trabalho.
Obrigado.

www.site24.eu

gostei imenso da explicaçao
parabens te muito bem


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.