AULA 16: Multimedia, inserção de som

Separadores primários


AULA 16: Multimedia: inserção de som


NESTA AULA
Vamos aprender o que é o tag 'head' e para que serve e como colocar som e música nas suas páginas


Até aqui, já demos todos os tags de html fundamentais e também algumas formas de enriquecer a sua página com imagens, côres, tabelas e animação. Hoje vamos tocar no único aspecto que falta para a sua página ser realmente multimédia: o som.


Para este tópico precisamos de saber duas coisas, uma delas relacionada com html e que até aqui não tinha sido abordada. Vamos aprender um tag que até aqui não foi necessário mas que é presença quase obrigatória em todas as páginas web: o <head>.

Para que serve?

Para nada. O <head> define uma secção do nosso html onde inserímos os tags que não são visíveis (não aparecem no <body>) mas que podem influenciar vários campos como iremos ver mais tarde.
O <head></<head> é usado entre o <html> e o <body>, portanto:

<html>
<head></head>
<body>
</body>
</html>

O funcionamento é precisamente igual até aqui, só que, o <title> será inserido dentro do <head></head>. E, daquilo que aprendeu até aqui, é a única coisa que poderá inserir nesse sítio. Hoje irá aprender a inserir um som de fundo, este tag também será inserido na mesma secção.

Antes de conecer o tag deverá saber que:

Existem vários tipos de ficheiros de som que são normalmente usados como som de fundo em páginas html. São eles o .wav, .mid, .au, .ra, etc.
Será difícil que use um som que não seja .wav ou .mid. Os outros formatos são muito expecíficos para outros fins ou em vias de extinção pelo seu pouco sucesso.

De entre esses dois formatos (wav e mid), aconselhamos a NUNCA usar o formato wav, vamos explicar porquê.

O Wav é um formato digital de som real. Funciona como uma gravação com tudo que isso pode implicar. O que queremos transmitir é: o wav é um formato pesadíssimo que facilmente ultrapassa o mega de tamanho. Existem formas de compressão que tornam os wav mais rápidos, a menos que saiba lidar com formatos de som, não se aventure nestes terrenos.

O formato usado frequentemente é o mid, este permite-lhe ouvir aquelas musiquinhas que algumas páginas têm de fundo e que ás vezes nos fazem saltar para o regulador do volume de som. O Mid nada tem a haver com o wav. Nada.
O Mid não tem sons, apena chama sons standard (MIDI) pré 'instalados' na sua placa de som. Apenas dá coordenadas e regras, apenas indica ao seu computador que deve tocar uma nota X durante X tempo e de determinado instrumento MIDI. Um conjunto mais complexo de coordenadas deste tipo resulta num conjunto de sons e notas musicais mais ou menos melódicos. Tal como uma pauta musical.
Daí que os midis sejam ficheiros relativamente pequenos e sem a quantidade assustadora de informação que o formato .wav tem.

E agora para algo totalmente diferente, vamos então aprender o tag.

<bgsound src="nomedoficheiro.mid" loop="-1">

Este deve ser inserido dentro do <head></head> juntamente com o <title>
Assim:

<html>

<head>
<title>A minha página</title>
<bgsound src="nomedoficheiro.mid" loop="-1">
</head>
<body>
</body>
</html>

O parâmetro loop indica quantas vezes o som deverá tocar. Neste caso, o valor "-1" significa o infinito. Usando-o, a música não irá parar de repetir enquanto não sair dessa página ou pressionar a tecla Esc.

Escusado será relembrar que no tag deverá ter em vez de "nomedoficheiro.mid" o nome real do ficheiro, respeitando todas as maiúsculas e minúsculas e não se esqueça também de o guardar na mesma pasta onde se encontra o html.



Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.