AULA 18: Ferramentas de edição

Separadores primários


AULA 18: Ferramentas de edição


NESTA AULA
Vamos apresentar algumas aplicações que simplificam o seu trabalho na edição de páginas web.


Desta vez não vamos falar de tags nem de como montar páginas. Nesta aula vamos apresentar algumas aplicações que simplificam o seu trabalho na edição de páginas web.
Muita gente faz páginas usando estes programas, mas não compreendem bem o que estão a fazer, ao contrário de alguém que já tenha conhecimentos de html, como todos nós que temos estado a seguir estas (já 18) aulas.

Estas aplicações ajudam-nos a fazer tabelas, a mudar a fonte do texto, redimensionar imagens, acertar pormenores, escolher côres sem termos que nos preocupar com o seu código hexadecimal. Incrível, fácil e útil. Mesmo a calhar para quem já as pode usar com a consciência tranquila de quem diz 'Eu sei fazer páginas para a Internet!' e querer dizer isso mesmo: 'Eu sei linguagem html e não apenas chegar a um editor e despejar lá as coisas que ele me permite fazer'.
Existem alguns tipo Front Page que até são WYSIWUG ('What You See Is What You Get' ou 'O que vê é o que terá') que permitem fazer as páginas sem termos que olhar sequer para o código html. Mas não vamos descer tão baixo, afinal já não estamos a falar com principiantes na matéria. Este tipo de editores criam o código à medida que o usamos como quem usa o Word. Mas acredite que não há nada como o nosso código, estruturado e limpo sem confusões ou coisas que nós não pedimos para lá estarem.


O nosso preferido: HomeSite


O HomeSite está disponível em http://tucows.dei.uc.pt/files/homesite301eval.exe

Usamo-lo como quem usa o notepad, mas simplifica-nos o trabalho sujo permitindo ao criador preocupar-se mais com o resultado final do que com os códigos disto e daquilo. À esquerda temos a nossa estrutura de pastas no disco e os ficheiros que temos na nossa página de trabalho. Este programa simplifica as coisas de tal forma que permite-lhe escolher a imagem que tem na sua pasta e que vê nessa secção à esquerda e arrastá-la para o sítio do código onde a quer. Ele cria logo o tag respectivo.
Mudar tags e parâmetros destes também é simples. Clique com o botão direito do rato em cima de um tag e escolha 'Edit'. Aparecerá uma janela em que pode mudar os parâmetros fácilmente.
As tabelas também são uma brincadeira. Escolha 'Tables' nas 'orelhas' em cima e no último botão pode desenhar logo o seu esquema de tabela. O Código é assim gerado e pode começar a modificá-lo. Mais uma vez, pode clicar com o botão direito do rato em cima do tag 'table' ou 'td' e mudar o que quer que seja nestes componentes.


Os caracteres especiais.


Já experimentou ver uma página russa, grega ou japonesa? Só vê quadrados e coisas esquisitas. Saiba que acontece o mesmo a um Americano quando visita uma página em português. Isto deve-se aos caracteres especiais: (á,à,é,ê,ü...). Para contornar este problema existe uma equivalência para estes caracteres, um código universal que indica que caracter deve aparecer, seja em que computador fôr. São códigos obscuros e estranhos, seria difícil ensiná-los mas com o homesite tem uma opção para substituir automáticamente os caracteres pelo seu código correspondente. Vá a 'Search' (em cima) e escolha 'Replace Extended Characters' e depois escolha a primeira opção. O seu texto vai ficar quase ilegível no html. Na página vista com o browser tudo aparecerá como se nada tivesse sido mudado. Para voltar atrás e ter de novo os caracteres normais, escolha a segunda opção no mesmo sítio.

Resumindo e concluindo, este programa facilita-lhe o trabalho sem no entanto perder o controlo do seu html. O criador trabalha com código html mas não é obrigado a escrever cada tag e parâmetro reduzindo assim a possibilidade de haver erros. Se quer uma palavra em Negrito basta selecciona-la e carregar no botão 'B' que se encontra nas tais 'orelhas' em cima na secção 'Quick Tab'. Para linkar alguma coisa, seleccione o tag de texto ou imagem e carregue no botão que tem uma âncora. Simples.

Tenha atenção que o editor facilita a nossa vida, mas às vezes não sabe o que realmente pretendemos. É vulgar, ao inserir uma imagem, ele inserir um tag apontado para a imagem que está no seu disco tipo: "c:\imagens\imagem.gif" em vez de meter apenas o nome da imagem. que é isso mesmo que pretendemos. Daí ser importante saber o básico do html, para resolver estes pequenos erros.

Antes de começar a criar a página, grave-a na pasta que pretende, mesmo que a página ainda esteja em branco. Assim o editor já não acrescenta caminhos para as imagens e insere o seu nome pura e simplesmente pois sabe onde a página está a ser gravada e que a imagem está no mesmo sítio.

Este é, na nossa opinião sobre o Homesite, o editor que julgamos ser o mais completo e poderoso, mas pode experimentar outros.


Se usa Windows, visite:

http://tucows.dei.uc.pt/htmlbeginner95.html

Se usa Mac, visite:

http://tucows.dei.uc.pt/mac/htmleditmac.html

Terá mais alguns programas à sua disposição. Podemos avançar que são todos mais ou menos semelhantes e dificilmente encontrará um tão bom como o HomeSite.

Se usa Mac, experimente o Alpha ( http://tucows.dei.uc.pt/mac/files/tucows_alpha.hqx ). É muito semelhante ao que nós abordámos para PC ou o BBEdit Lite
( http://tucows.dei.uc.pt/mac/files/tucows_bbedit.hqx ). São os únicos que se enquadram no mesmo esquema de editor que temos vindo a falar. Nesta plataforma (Mac) a maioria dos editores são WYSIWUG (ver inicio deste texto) que é um género que não podemos abordar dado que estas aulas são de linguagem html e esses programas fazem-no automáticamente.


Já agora...


Como deve compreender, existem dezenas de editores espalhados por essa Internet. Se conhece algum digno de destaque, avise-nos. Quem sabe não encontra por aí um melhor do que qualquer um destes de que falámos.



Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.