AULA 24: Espreitar o código fonte

Separadores primários


AULA 24: Espreitar o código fonte


Se há algum caso em que o ditado "A curiosidade matou gato" não é verdadeiro, é este.
Você pode aprender quase tudo o que quiser sobre HTML com apenas duas palavras: View Source. É a primeira lição para aprender como construir páginas Web.

Ao contrário de outros meios de comunicação, onde só temos acesso ao resultado final, nas páginas Web nós temos a possibilidade de saber a forma como elas foram construídas.

Isto funciona da seguinte forma: a arquitectura da Web permite-nos ver o código (Source) da página que estamos a ver (qualquer uma), mais precisamente o documento HTML que determina qual o aspecto da página. Por isso cada vez que se interrogar "Mas como é que eles fazem isto?" tudo o que tem que fazer é seleccionar "View Source" no menu do seu browser (normalmente essa opção encontra-se em "View"), e o ficheiro HTML abrirá num processador de texto (notepad para Explorer).

Depois de aberto este ficheiro você poderá gravá-lo, estudá-lo, copiá-lo, fazer o que quiser com ele. Bem quase tudo - não pode mudar o código de forma a mudar a página, pois aquilo que está a ver é apenas uma cópia do ficheiro, e não o ficheiro em si, esse está alojado no servidor.

Esta é de longe a melhor forma de aperfeiçoar os seus conhecimentos de HTML. Pois se a imitação é uma forma de elogio, é também uma excelente forma de aprender. Por isso tenha em mente que desta forma poderá ensinar-se a si mesmo tudo ou quase tudo o que há para aprender sobre HTML.


Chegamos ao fim deste "mini-curso" sobre construção de páginas Web.

Esperamos ter contribuído com alguns conhecimentos, ainda que básicos, para a construção de uma página pessoal estéticamente agradável, com imaginação e eficaz.

De resto, encontrará, fazendo pesquisas na Net, muita informação sobre este assunto, detalhada e com muitos mais exemplos.

É na Internet que aprenderá a construir bem e eficazmente a sua página pessoal, quem sabe, mais tarde, o site da sua empresa...



Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.