AULA 6: Manipulação de imagens (continuação)

Separadores primários


AULA 6: Manipulação de imagens, cont.


Vamos aprender quais as diferenças entre Gifs e Jpgs. Como modificar imagens e ainda algumas funções básicas do PaintShop Pro.


Ferramentas:


A pesar de não ser essencial, é aconselhável (caso não tenha já um editor de imagens como o Photoshop) o download do PaintShop Pro.


As imagens, diferenças entre gifs e jpgs


É muito importante a forma como se usam as imagens na nossa página. Tenha cuidado com o que insere na página, lembre-se do tempo que às vezes espera para carregar uma página. Não queira fazer o mesmo à pessoa que o visita.
Muitas vezes a culpa da lentidão é das linhas e dos servidores, mas se puder evitar ter uma página muito pesada, não só vai ter mais visitantes como ajuda a desimpedir as linhas ultra carregadas que temos tido na Internet.
Uma página nunca deverá ter mais de 30Kb (html e imagens incluídas) mais do que isto pode levar um visitante a desistir e seguir caminho para outro lado. Para isto ser possível, o melhor é optimizar as imagens de forma a que fiquem o mais leves possível.
É fundamental, para isto saber diferenciar um Gif de um Jpg. Se na sua página tiver uma imagem, por exemplo, de um logotipo; liso e sem muitas cores, deverá usar o Gif no entanto se for uma fotografia sua abraçado(a) ao seu mais que tudo então deverá usar Jpg.

Porquê?

Talvez conheça o formato Bmp, esse formato indica pixel por pixel a sua côr. Um pixel é um ponto de côr, o conjunto destes pontos forma uma imagem. O que acontece a uma imagem Bmp é que fica, portanto, muito pesada, pois dá informação detalhada de todos os pixeis e sobre o número de cores que contém. No caso do Gif, isto não acontece. O Gif tem informação por áreas de côres. Se por exemplo tiver uma imagem simples da bandeira portuguesa, o Gif irá ter a informação que lá se encontra uma área verde e outra maior à direita com a côr vermelha. Não vai descrever todos os pontos dessa imagem.

O Jpg funciona utilizando as duas formas. Quando encontra uma área lisa, também ele a sintetiza a informação sobre as cores, tal como faz o gif. Quando encontra uma área texturada e com detalhes, descreve-a detalhadamente mas de uma forma não tão complexa como o Bmp e não por áreas como o Gif.

Conclusão, para imagens simples use sempre o Gif, para algo mais detalhado use o Jpg. Pode fazer já alguns testes, aliás, convém por uns tempos testar sempre as imagens que utilizar, gravando-as nos dois formatos e comparando os tamanhos. Com o tempo acabará por perceber (à primeira) qual o melhor formato a utilizar sem ter de experimentar.


Modificar as imagens


Um Gif tem uma paleta de côres reduzida com o máximo de 256 côres. Costumamos dizer que essas imagens estão em 'Indexed Color' (côres indexadas).
Um Jpg tem uma paleta de milhões de côres mesmo que estas não estejam representadas na imagem.
Ao, por exemplo, redimensionar uma imagem, é bem provavel que o programa que usa para o fazer tente arredondar e amaciar alguns pormenores das imagens. De outra forma, ao aumentar a dita, ele iria aumentar os pixeis e assim ver-se-iam os pixeis todos como quadrados. O editor de imagem faz isto recorrendo a meios tons de côres, e para isto, a paleta terá que dispôr desses meios tons.
Como um Gif tem no máximo 256 côres, o editor não vai conseguir ir buscar meios tons para suavizar a sua imagem, portanto vai sempre ficar uma imagem com uns traços muito desagradáveis. O Jpg, tendo milhões de tons, já se porta bem nesta área.

Então, se pretender aumentar, reduzir, rodar uma imagem, não se esqueça que esta não deverá estar em 'indexed color' mas sim RGB (RGB significa Red, Green e Azul; Vermelho, Verde e Azul; o mesmo formato que é usado, por exemplo nas televisões).

Mude então o 'modo' de côr da sua imagem para RGB e só aí faça as modificações. No fim, e se achar que o deve fazer, volte a reduzi-la à paleta básica das côres que a compõe.

ATENÇÃO
Se usa o Paint Shop Pro ele abre as imagens sempre no modo RGB, independentemente do seu formato. Pode portanto trabalhar nas imagens imediatamente, sem se preocupar com as explicações em cima. Mas ao voltar a gravar a imagem tenha atenção ao seu número de côres, pois ele grava também em RGB se não indicar o contrário.


O Gif interlaçado


O gif interlaçado é precisamente igual ao Gif normal, a única diferença entre estes é que o interlaçado, ao ser carregado numa página web vai aparecendo e tomando forma. O Normal só aparece depois de estar todo carregado.

O Jpg progressivo

É equivalente ao Gif interlaçado. Vai aparecendo à medida que está a ser carregado e não só quando já se encontra completo.


Algumas funções básicas no PaintShop Pro que lhe podem ser úteis, pensamos que estas são as mais importantes nesta fase, posteriormente falaremos de outras opções.

No menu 'image'

Flip- Vira a imagem ao contrário verticalmente (como reflectida num lago)
Mirror - Vira a imagem horizontalmente (como reflectida num espelho)
Rotate - Permite rodar a imagem (pode definir os angulos de rotação)
Crop to selection - Depois de fazer uma selecção na imagem, esta opção tira tudo que estiver fora dela. A imagem passa a ser só aquilo que foi seleccionado por si.
Canvas - Reduz a área da imagem mas não modifica o seu tamanho. Se mudar uma imagem que tenha 100 pix de largura, para 50 pix, apenas restará o que estiver no centro dela. Se aumentar o canvas, aumentará a área da margem sem a modificar, ou seja: vai ficar com mais área de trabalho lisa à volta da imagem.
Resize - Muda o tamanho da imagem sem deitar nada fora. Reduz todas as dimensões encolhendo-a. Ou aumenta as dimensões esticando-a. Tem ainda a opção de manter ou não as proporções. Isto quer dizer que pode optar por manter a mesma relação altura x largura (esta é a opção que vem por defeito).

No menú 'File'
Save as - Esta é a opção que deverá escolher para gravar a sua imagem como Gif ou Jpg, irá encontrar outros tipos de ficheiros, que no entanto não podem (ou não devem) ser usados na Web.



Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.