AULA 9: Colocação do site on line

Separadores primários


AULA 9: Colocação do site on-line


Nesta aula vai apreender como e onde colocar a sua página na web.


Ferramentas necessárias


Para poder colocar a sua página na Web necessita de um programa de Ftp, se ainda não tem, nós aconselhamos que utilize o CuteFtp. Este programa aparece em versão de demonstração em muitos CDs promocionais de revistas ou de provedores de acesso à Internet.

Até agora você deverá ter aprendido todos os passos básicos de construção de uma página e de um site para a internet.

Aprendeu a:
Criar um ficheiro html
Indicar um nome a esse ficheiro
Dar um título
Acrescentar texto e imagens, assim como alinhar esses componentes
Escolher uma côr de fundo, côr de texto, de links ou imagens de fundo
Criar links para outras páginas locais ou não
Redimensionar imagens e entender a diferença entre gráficos Gif ou Jpg
Fazer tabelas e incluir informação dentro destas


Depois de tudo isto, apenas nos falta uma coisa: ter o nosso trabalho disponível para todos.
Até aqui as suas páginas estavam guardadas no seu computador, ou seja, estão fechadas, ninguém as pode visitar. Há que tê-las num sítio público e dar-lhes um endereço www.
Alguns servidores de internet oferecem aos seus clientes um espaço para a sua página pessoal. Para saber como utilizar esse espaço, contacte o seu ISP.

Como a maioria das pessoas não tem esta possibilidade, vamos indicar outros locais gratuitos de alojamento de páginas. Em Portugal existe o já famoso Terrávista, que, a pesar dos seus problemas de velocidade, ainda vai sendo o preferido entre os lusitanos.


Visite http://www.terravista.pt registe-se no serviço e descubra uma praia livre onde possa montar o seu site. Depois de o ter feito apenas terá que enviar todos os ficheiros que criou para esse endereço.

Para enviar ficheiros, usamos o serviço FTP (File transfer protocol). Recomendamos o CuteFTP para o fazer.


Não é possível explicar detalhadamente os passos a tomar para enviar as suas páginas para um serviço de alojamento, pois cada um é diferente dos outros. O Geocities, por exemplo, permite-lhe enviar os ficheiros com o seu browser, e apenas terá que indicar onde estes se encontram no seu disco.
De qualquer maneira, e usando um programa de FTP, apenas precisará de saber o seu login nesse servidor, a sua password e o endereço para onde deverá fazer a ligação para fazer o upload (envia-los para o servidor) dos ficheiros. Isto depende de si e do servidor que escolher. Depois de obter esta informação, indique-a no programa de FTP nos sitios destinados a isso e ligue. Deverá ficar ligado logo ao sítio certo para fazer o upload. Escolha na parte da esquerda do programa os ficheiros a serem enviados e arraste-os para a janela da direita (que representa o servidor remoto) No fim disto deverá ver os seus ficheiros na janela da direita também. Quer dizer que já lá estão.

Verifique se correu tudo bem, abra o seu browser e visite o endereço do seu site.

Lembre-se que o html inicial do seu site se deverá chamar index.html , assim é este que aparece automáticamente quando alguem visita o seu site.
Lembre-se que no código html os nomes das imagesn deverão estar em minusculas assim como o nome de todos os ficheiros. Se tiver num tag de imagem algo como imagem.GIF e se o ficheiro se chamar na realidade Imagem.gif, este não aparecerá na sua página. Opte portanto por ter tudo em minusculas.
Leia atentamente as instruções do servidor que escolheu e preste também atenção ás regras de utilização. Lembre-se que não deverá incluir informação comercial num servidor gratuito, publicidade a marcas e serviços, ou pornografia.


Alguns servidores gratuitos:


Terrávista: http://www.terravista.pt
Sapo: http://www.sapo.pt
Geocities: http://www.geocities.com
Tripod: http://www.tripod.com
Xoom: http://www.xoom.com
Fortune City: http://www.fortunecity.com/
Naz Inc.: http://www.naz.com/



Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.