A idade do Eletron: 100 anos de progresso na eletrónica

Separadores primários

O jornal a “Eletrônica em Foco” em conjunto com o “Instituto Maria de Oliveira, Núcleo de Estudos e Preservação da Memória da Radiodifusão, TV, Teatro e Cinema”, lançou o livro: A IDADE DO ELÉTRON 100 ANOS DE PROGRESSO NA ELETRONICA. Na realidade pode ser considerado como a versão hardcopy do portal do autor: www.fazano.pro.br sendo, assim o primeiro livro do gênero publicado no Brasil. Com 351 páginas em papel tipo brilhante profusamente ilustrado com cerca de 356 figuras e ilustrações aborda de forma clara e objetiva a evolução da ciência eletrônica nos 100 anos do século XX.

Em seus doze capítulos elaborados em ordem cronológica, tendo como pano de fundo os principais componentes, a válvula termiônica, que durante 50 anos atuou como um confiável detector, oscilador, retificador, modulador, amplificador e, posteriormente, como o desenvolvimento do estado sólido do transistor ao chip, descrevem a saga do domínio do elétron, que culminou com o aparecimento da lâmpada elétrica, do telégrafo, do radio, da televisão, do radar, do telefone, do computador, dando origem ao atual e extraordinário panorama que a sociedade tem conhecimento.

Além disso, o livro induz o leitor à premente necessidade de ter um embasamento histórico, suficiente, para constituir um hábito intelectual de conhecer e respeitar as conquistas técnicas e científicas do passado para, definitivamente, abandonar a idéia de que este tipo de informação seja apenas uma erudição vazia ou mera recreação literária, tornando assim, uma obra sugerida para engenheiros técnicos, professores e estudantes, bem como a todos aqueles interessados no assunto.

Para tornar este assunto mais valorizado, interessante e acessível ao grande público, é intenção do autor lançar num futuro próximo, um novo livro intitulado: “A IDADE DO ELÉTRON 100 ANOS DE PROGRESSO DA ELETRONICA NO BRASIL”, cujos fascículos estão sendo publicados mensalmente no mesmo jornal que seguindo este mesmo conceito didático-histórico, abordará os inúmeros aspectos científicos e tecnológicos que influíram, sobremaneira, para o desenvolvimento brasileiro neste importante campo do conhecimento humano.

1 - Dados técnicos

1 – Autor

1.1 – Carlos Alberto T. V. Fazano

Nascido em Sorocaba, SP, aos 7 de março de 1943, Formado em química industrial, publicou dois livros: A PRÁTICA METALOGRÁFICA e TINTAS

MÉTODOS DE PINTURAS E SUPERFÍCIES. Como um amante da reprodução sonora em alta fidelidade, radio amador, prefixo PU 2KFZ, é um autodidata em eletrônica ao montar rádios e amplificadores valvulados, quando surgiu o seu grande interesse pelos primórdios da eletrônica. Apesar das suas atividades profissionais, Fazano sempre se dedicou em pesquisar sobre a evolução da tecnologia eletrônica. Como membro de várias instituições internacionais voltadas para o estudo e preservação da memória da ciência eletrônica: “Tube Collectors Association” e “Antique Wireless Association”, EUA. Em 2006 foi agraciado com o premio “Houck Award” pelo seu trabalho de divulgação técno-histórico: A IDADE DO ELÉTRON 100 ANOS DE PROGRESSO NA ELETRÕNCA publicado mensalmente no jornal “A Eletrônica em Foco”. Além disso, é colaborador de vários periódicos: “Antique Radio Magazine” e “Radio Bygones”, respectivamente sediados na Itália e Inglaterra.

2 - ISBN: 978-85-912012-04

3 - Índices para catalogo sistemático: 1. Ciência eletrônica : Evolução : História 621. 381

4 - Capa: brochura colorida -

4.1- Nota explicativa da ilustração da capa:

A ingenuidade, curiosidade, engenhosidade e certamente a perplexidade que motivou os pioneiros em trilhar pelos segredos do elétron é expressa nesta singela representação dos meus netos Bruno e Michelle.

4 - Adendos:

3.1 - Índice remissivo

5- Distribuição

O livro “A IDADE DO ELÉTRON 100 ANOS DE PROGRESSO NA ELETRÔNICA”, ao preço de R$ 70,00 + despesas de correio pode ser adquirido diretamente pelo e-mail fazanoquantun@yahoo.com.br


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.