Antes de começar

Separadores primários


RÁDIO RESTAURO - Antes de começar


Imagem animada de um rádio antigo


São antigos mas não são velhos. Resistiram ao tempo, ao uso e ao desgaste.


Comentários

Boa noite amigos,
Sou do Porto mas vivo em Gaia, tenho 38 anos.
Andava na minha vidinha aqui pelas nets à procura de um esquema para o meu Nordmende Kadett 57 e deparei-me com a vossa página, fiquei radiante.
Vou começar o restauro dele pouco sabendo de electrónica mas com espírito aventureiro para tal.
Levei o rádio para orçamentar e foi-me dito que seria uma reparação muito difícil como despendiosa(+/- 120€), assustei-me e pensei levar eu mesmo o projecto adiante, com a ajuda de colegas electricistas para medição de componentes.

Gostava de poder contar com a vossa ajuda.
Desde já o meu agradecimento

Cumprimentos
João Veloso

Array

Caro João, muito obrigado pelas suas simpáticas palavras. Certamente que poderá contar com a ajuda de muitos técnicos, colecionadores e entusiastas para levar a sua tarefa a bom porto.
No fim, partilhe connosco o seu trabalho. Pode ir documentando o restauro com fotos que, depois, publicaremos na nossa galeria ou na área de restauro.

Cordialmente,
António Silva

Obrigado pela recepção,
Hoje iniciei o "desmembramento" da máquina e confesso que me sinto um pouco perdido no labirinto mas vou encontrar a saída com a vossa ajuda. Vou colocar uma questão, não sei se é o local apropriado mas aqui vai.
Ao ligar o rádio ele começa normalmente, aquece as válvulas e depois o som começa a aumentar ao ponto de ter de o desligar. Tem um condensador babado e mais não vejo. Vou começar por substitui-lo e ver no que dá.
Podem ajudar-me com alguma sugestão?

Obrigado
Cumprimentos
João Veloso

Array

Boa noite, sou o João de Elvas tenho 42 anos, técnico de electrónica e estou a recuperar um rádio marca AEG que apresenta um zumbido muito forte na amplificação. Este rádio não possui transformador pelo que apanha a tensão de entrada de 220V e através de divisores de tensão alimenta os vários circuitos bem como os filamentos das válvulas. No inicio não funcionava porque tinha uma resistência bobinada cerâmica partida que foi colada e posta no sitio. Também lhe substituí o condensador de filtragem duplo de 50uF 350V. Os filamentos das Válvulas estão todos ligados em série. A minha duvida é o valor desta resistência bobinada pois possui vários elementos em série ou seja é como se fosse constituída por uma associação de resistências série. Gostaria que me dessem uma dica para reparar este rádio.
Cumprimentos, Alentejano 1973

Array

Estou reformado tenho 62 anos e ao longo do tempo fui juntando algumas velharias incluindo radios a valbulas,quase nenhuns trabalham mas eu gostava de por alguns a trabalhar, embora tenha a noção das dificuldades, por isso inscrevi-me neste sitio para tentar obter algumas dicas, e começava por pedir se alguém tem o esquema do rádio ( Tonfunk-Violetta W302 KKK).
Obrigado
cumprimentos
Américo Barros
Am

Array

sera que alguém tem disponivel o radio kit nº 16 super heteródino melodia II do cit

Array

Boa tarde alguém tem disponível o radio kit n 16 super heterodino do cit.
qual a voltagem do transformador do mesmo no secundario.
Cumprimentos

Array

Bom dia amigo Luis,

Eu tenho esse kit montado e quando puder faço a medição e informo-o.
http://www.radiomuseum.org/r/cit_melodia_ii.html

Um abraço,
Carlos Alves


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.