Primeiro "A Paixão" depois...

Separadores primários

Falando das Rádios Locais...
Quem não se lembra do início dos Anos 80? Quando começou a crescer o numero de "Rádios Piratas"?
No início era a "paixão" que imperava... antes de ir para as aulas, no fim das aulas e muitos até no final de um dia de trabalho entregavam-se a esta causa roubando algum tempo à familia. Tudo para que a "nossa Rádio" representasse bem a Cidade perante os ouvintes. Aqui não havia salário, era tudo por amor à camisola.
Mais tarde algumas estações que possuiam um suporte comercial por trás já podiam "pagar" o que deu origem às primeiras transferências, juntando-se assim o util ao agradável sem nunca descorar o principio básico da missão "Servir a Cidade".
Como já referi num post anterior em Dezembro de 1988, com a finalidade de reorganizar o espectro rádiofónico em Portugal, estas ditas "Piratas" foram todas encerradas e aberto um concurso para a atribuição de frequências a nivel local.
Daqui para a frente só posso referir aquilo que tenho conhecimento e como tal só posso opinar do Concelho da Amadora.
Após a apreciação das diversas candidaturas apresentadas a autoridade competente delibrou quais as que melhores candidaturas e atribuiu as duas frequências (cada uma de 1500W) 107.2Mhz e 93.7Mhz à Rádio Cidade e à Rádio Mais respectivamente. Mais de metade das rádios a concurso ficaram para trás, entre elas aquela a que estava ligado, vamos aceitar a deliberação e desejar os melhores sucessos aos vencedores. Apartir deste ponto começa uma nova etapa, deixa de haver "as Piratas" e passamos a ter rádios com emissão à escala local...
Após esta introdução, o mais curta possível, para que se conheça o principio das coisas, vamos à questão que se faz querer com este post que é:
- Onde estão no concelho da Amadora as Rádios Locais e qual é o serviço que estas prestam à Cidade que é a razão da sua existência?
Começando pela primeira, a Rádio Cidade (actualmente pertencente ao Grupo Media Capital), ou mais correctamente falando, a frequência a esta atribuida é actualmente ocupada pela Romântica FM - como tal está tudo dito. Quanto à Rádio Mais, desde Março de 2006 que se chama "Kiss Fm Lisboa" e segundo o site da própria, faço "copy" "paste" - "A nova rádio da grande Lisboa faz parte do conceito internacional da marca Kiss, que já emite em Londres, Paris, São Paulo, Tóquio, em Espanha, Itália e Algarve. Uma atitude mais activa para com os ouvintes. " ; "Destinada a jovens adultos entre os 24 e os 46 anos, a Kiss Fm Lisboa aposta em grandes êxitos da música nacional e internacional, com uma ‘playlist’ cuidadosamente estudada, tal como na informação curta de hora a hora. ".
Não tenho coragem de perguntar se têm dúvidas porque eu próprio não percebo a resposta mais correcta e frontal à pergunta...
A todos um grande Abraço...

Comentários

E não recordar é viver, pelo menos da forma como o fizeram e fazem, alguns, isto porque...
Quando se vivem paixões, poderão ser ilusões ou não, mas esse viver a recordar não, embora o poeta assim tenha escrito, mas que se tivesse tal pensar na actualidade, poderia achar-se, e ser achado fora de tempo, tempo que para tantos é duma maneira, mas para outros é doutra, se boas razões, ou motivos, isso ficará no segredo dos que assim originaram.
Viver pode ser recordar, o que poderá ser BOM, para os que á sombra dos outros conquistaram melhor viver sem recordar, ou mesmo esqueceram tudo, ou não!..
Recordar sim sempre, "mas não como eles", porque se trabalhou sem pensar em remuneração, ou horários, mas pelo amor á RADIO, como muito bem narra o autor do texto ( Primeiro "A Paixão" depois...) .
Por isso quem sabe se qualquer altura destas se ouvirão de novo emissões de radio, "mesmo móveis" pois o espectro a ser utilizado por alguns como está a ser, então porque não reaparecerem de novo PIRATAS?.
Parabéns e OBRIGADO.

Olá Nuno, não é só na Amadora... é em todo o país! Onde estão as rádios locais? Onde está a informação local? Onde está a música do agrado dos habitantes destas regiões? O estado do tempo, o trânsito, continuam a ser os de Lisboa... Que importa a um habitante de Santo Tirso, por exemplo, que o trânsito esteja demorado na 2ª Circular, ou no IC29? Mas é o que temos e uma lei feita a pensar nos grandes grupos económicos, em quem faz rádio por negócio, e um negócio simples, basta um computador, um emissor e pouco mais... o resto é do mesmo!

É verdade! Neste momento não sei quais são ou foram os piratas da rádio se são os que agora ocupam as frequências ou os que outrora tudo fizeram para haver "mais rádio", porque hoje pouco ou nada se faz o computador é quem mais ordena elas são as "play-list" impostas por certos hoobies, já não existe "aquele" prazer de quem faz rádio como eu também cheguei a fazer nessa altura, de passar a musica à nossa vontade e sobretudo à vontade dos nossos ouvintes ir sempre de encontro aquilo que mais gostavam de ouvir e sobretudo contar as nopvidades da nossa terra/localidade, hoje não gostava de fazer rádio não dá luta não tem interesse tudo nos é imposto salvo raras excepções porque felizmente ainda existem algumas rádios perdidas pelo "eter" pelo nosso país com "aquele" jeito de rádio pirata ou direi melhor, RÁDIO LOCAL.

José Lopes

Que verdades caríssimo amigo Nuno Miguel, mas onde estão esses que gostarão de as ouvir?...
Sim porquê elas são duras para esses tais cujos nomes conhecidos, não darão nunca a cara "isto se é que a tem" sucede, ou melhor sucedeu por todo o país o mesmo, embora alguém que também nunca esteve parado, disso deu conta, e fez com que alguns desses alvarás que, ilegalmente foram parar e se encontravam "como ?" em maõs de grupos com isso mesmo "apenas", mas nada mais!.
Parabéns pela coragem, OBRIGADO.

Tive muita honra e prazer em trabalhar na RadioMais no tempo em que esta ainda era "pirata".Trabalhei com o Sr, João Frota e com muita gente ,hoje ilustre,quer na Radio quer na Televisão.Gente que hoje está Sic ,na TVI,na Sport Tv, etc.,etc. .As emissões foram interrompidas durante 2/3 meses para dar lugar ao concurso de atribuição de frequências.Felizmente à RadioMais foi-lhe atribuída uma das duas frequências com que foi brindada a Cidade da Amadora.O ambito de Radio Local foi ultrapassado e a "crise" começou. Mantendo a mesma frequência apareceu a Kiss FM .Agora chama-se apenas 93.7 Fm ,sinais da crise e de terem mandado às malvas or principios para a quais foi criada.Voltem a ser Radio Local e vão ver que melhoram.Exemplos como este existem um pouco por toda aparte.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.