Nota muito importante sobre o Titanic

Separadores primários

Quando, em 2006, publicamos a série de artigos dedicada ao Titanic, estávamos longe de prever a enorme quantidade de comentários que o assunto tem suscitado.

A ideia era relacionar a importância que o naufrágio teve no desenvolvimento da rádio, sobretudo na definição de regras concretas, normas de procedimento, enfim, terminar com o caos que existia na época, que permitia que cada um emitisse onde lhe apetecia, interferindo sem qualquer preocupação, com outros serviços ou estações.
No artigo O Titanic e a rádio é possível perceber melhor esta questão e a sua importância para o futuro das comunicações em todo o mundo.

A história do Titanic foi, infelizmente, real, real demais para um início de século que parecia ser, e foi, tão promissor para o desenvolvimento humano.

Todos os dados narrados nesta série de artigos são rigorosamente verdade, salvaguardando, claro, todas as condicionantes que, facilmente, se adivinham, pela forma e proporções da tragédia.

A excepção é uma série de artigos, escritos por Mariana Selas, e que são um pretenso e imaginário diário de uma passageira.

Este é o verdadeiro Titanic, o maior, o mais luxuoso e caro navio do mundo, naufragado em 15 de Abril de 1912.

Ao longo dos anos, o Titanic despertou muita curiosidade, para isso contribuiu certamente, a grandeza do navio e algum mistério que esse estranho e inusitado naufrágio encerra.

Em 1989, preparando-se para as filmagens submarinas de The Abyss, James Cameron estudou um documentário sobre a descoberta dos restos do Titanic. Fascinado com o documentário, escreveu uma sinopse para um filme sobre o Titanic. Após conseguir um acordo com a 20th Century Fox, Cameron fez diversas filmagens nos destroços, usando uma câmara protótipo durante 1995.
As filmagens decorreram no navio de pesquisa russo Akademik Mstislav Keldysh, e nos estúdios da Fox em Rosarito, México, onde foram construídos um enorme tanque de água e uma réplica a 90% do tamanho real do Titanic.

As filmagens foram complicadas - duraram 160 dias contra um planeamento inicial de 138, e o orçamento de 130 milhões (conseguido em parceria com a Paramount Pictures) subiu para 200 milhões.

Previsto para Julho de 1997, o lançamento acabou por ser adiado para Dezembro.

A história começa em 1997, com uma expedição aos destroços do Titanic. O caçador de tesouros Brock Lovet anda em busca de um colar de diamante chamado The Heart of the Ocean. Infelizmente, a expedição não é muito produtiva, conseguindo trazer à superfície só um retrato de uma mulher nua usando o mítico colar.

Rose Dawson, uma idosa de 101 anos, vai a expedição e diz que sabe quem é a mulher do retrato: é ela mesma. Na verdade Rose Dawson, é Rose DeWitt Bukater, uma jovem da aristocracia britânica que todos pensam ter morrido no RMS Titanic.

Rose começa a contar tudo:

No dia 11 de Abril de 1912, o Titanic estava pronto para zarpar e Rose embarcou com a sua mãe, Ruth DeWitt Bukater, e o seu noivo, Caledon Hockley, em primeira classe.

Entretanto, Jack Dawson, um pobre pintor, embarca em terceira classe. Uma vez a bordo, Jack apaixona-se por Rose ao vê-la no deque da primeira classe. Rose não era feliz, mesmo sendo rica e por isso, à noite, tentou suicidar-se. Quando estava prestes a fazê-lo, Jack convence-a a desistir. Mais tarde, conhecem-se melhor e Jack leva Rose até a terceira classe, onde havia festas de verdade. Numa das festas, Rose percebe que há uma vida diferente da sua, uma vida sem luxo, arrogância e jantares aborrecidos.

Longe dali, Caledon faz diversos planos para separar Rose de Jack, mas todos falham. O Titanic bate num iceberg, e a água começa a invadir os compartimentos baixos. Todos pensam que fechando os compartimentos estanques o naufrágio seria evitado, mas o engenheiro do navio, Thomas Andrews, sela o destino do malfadado navio, diz que o Titanic irá a pique, pois 5 compartimentos foram inundados.

O navio afunda pela proa e os botes são baixados. Ruth embarca num bote, Rose não vai, Ela vai ao encontro de Jack numa sala onde ele estava preso por ser acusado de roubar O Coração do Oceano, mas era tudo um plano de Caledon, ele mandou o seu criado, Lovejoy, colocar a jóia no bolso de Jack. Começa aí a luta pela sobrevivência à bordo do RMS Titanic. Jack e Rose aventuram-se pelos labirintos da 3ª e 2ª classes, quando chegam ao convés, Jack pede a Rose que entre num bote para se salvar. Rose resiste, Jack tenta convencê-la, quando Caledon interfere na conversa dizendo que à uma combinação com um oficial, William Murdoch, que salvará ele e Jack de morrer com o navio.

Rose acredita, e entra no bote, mas desiste e volta à bordo. Vai até a escadaria da 1ª classe onde Jack está à sua espera. Caledon tenta matá-los, mas é em vão, e, para deixar Cal mais furioso, o Diamante estava no bolso do seu casaco, com mais alguns Dólares, dando o casaco a Rose antes dela entrar no bote.

Jack Rose voltam aos labirintos, agora inundados, do inafundável Titanic. Quando conseguem voltar ao convés, o navio está metade debaixo de água, não existiam mais botes, mais de 1.500 passageiros estariam nas águas gélidas do Atlântico Norte daqui há alguns minutos.

6 de 1.500, Foi o que Rose disse sobre os sobreviventes do desastre, e, para sua tristeza, Jack não estava entre esses 6.

Voltando ao presente, Rose revela ter consigo o Heart of the Ocean, e deita-o ao mar, pensando que é lá que ele deve permanecer. Na cena final do filme, Rose morre deitada na sua cama e quentinha, tal como Jack lhe havia dito e vê no Titanic o seu paraíso. Para Rose, o navio torna a ganhar vida, enquanto que todas as vítimas do naufrágio a esperam na escadaria principal. Perto do relógio está Jack, que lhe estende a mão e a beija apaixonadamente. Afinal, vão ficar juntos para sempre, mas num Universo paralelo.

É este universo paralelo que tem motivado a grande quantidade de comentários sobre o Titanic.

Por esse motivo, gostaríamos de clarificar algumas questões:

1. Os dados referidos nesta série de artigos referem-se à realidade e não a nenhum filme ou fantasia.

2. O Filme Titanic nada tem a ver com a realidade, apenas se baseia numa história verídica, tal como acontece em muitos outros filmes.

3. O que se discute nesta área é o verdadeiro barco, não o filme.

4. Rose e Jack são personagens do filme, nada aponta para que tenham existido. Claro que devem ter embarcado muitos apaixonados e é altamente provável que, naquele ambiente luxuoso e envolvente, tenham nascido algumas paixões. Mas isso é mera fantasia e especulação.

5. É quase impossível que existam, actualmente, sobreviventes do Titanic, mas, certamente existirão descendentes que podem ser ainda bons narradores da história.

6. Aurora nunca existiu, muito menos o seu diário. É um diário imaginário, apenas uma forma de tornar esta série de artigos menos pesada.

Esperamos ter, definitivamente, contribuído para clarificar alguns erros de avaliação e algumas discussões estéreis.

Comentários

gosto muito das personagens e o filme sepero que o autor realize mais filmes assim como este

eu alessandra e minha irman angelita amamos d++++++++++++++++++++++++++++++ o TITANIC a incrivel historia desse navio nos encanta cada vez q vemos o filme choramoss,eu angelita me sinto como c estivesse la dentro deleeeeeee,,parabens pelo blog..nunca deixe d falar no sempre ,insubimersivel e ineeskecivel rms TITANIC,,vcs sao d+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...ate sempre .........

Eu amo muito o titanic, não posso ver falar nas suas Histórias ou ver filme que começo a chora
muitos de vcs podem rir mais acredito em REENCARNAÇÃO !

Acredito tbm ter sido um dos participantes de algo haver com o navio !

como disse a menina de cima parece que ela se sente la !

Então devemos ser pessoas do passado

Obg a Todos

Sr Anonimo

Que esse nome fike gravado eternamente " titanic'

****************

"TITANIC"

bem;o titanic nunca mim emocionol bem até antes q eu o conhessci de verdade é a mais bela historia da minha vida quero saber sobre ele muito mais por favor não parem de escrever.

Eu adoro a história sou facinada pela história do navio tudo que aconteceu foi algo muito forte para aépoca naqual os poderosos dos Estados Unidos comandavam. A empresa White Estar Line competia com outra empresa maritima na época para ver qual empresa construia o melhor navio. Mas a White Estar Line usou materiais de segunda na fabricação do navio um fato que pode ter ajudado no naufrágio mas oque dizer hoje 1.500 pessoas morreram lá e é algo que não pode ser reparado agora só resta viver com a incrivel e dolorosa história veridica.
E para quem adora esta história tem um fato q pode ser levado em conta o TITANIC permanesserá em nossas lembranças naum por meio ao vivo mas sim na história porque é o passado q se faz a história.

EU AMO MUITO O TITANIC
EU TENHO VARIOS FILMES PREFERIDOS, MAIS TITANIC ESTA NA FRENTE DE TODOS ELES, POR ESSA HISTORIA SER REAL E PELO AMOR PROIBIDO DE JACK E ROSE (E PELO FATO DE EU SEMPRE CHORAR QUANDO ASSISTO A PARTE QUE ELE MORRE, SÓ DE LEMBRAR :O)
DESDE DE PEQUENA SEMPRE ASSISTIA E ATE HOJE EU ASSISTO (JÁ PERDI AS CONTAS)
EU QUEIRIA MUITO QUE NO FILME A ROSE FICASSE GRAVIDA DO JACK NO FINAL, SERIA LINDO, PENA QUE NÃO ACONTECEU :(
BJUS !!!!

eu sou lesbica e tb amoo titanic, parece ate q eu e ele estamos ligados de alguma forma!!!!!
t+
bjão na sua $[[[#@!

TITANIC - de fato é um filme emociante!!! Primeiro porque retrata um fato real. Segundo a tragédia aparece envolta em uma estória de amor fantástica...

Titanic é o melhor filme do mundo e naum haverá filme melhor que esse pois teve uma produção espetacular perfeita demais e uma historia baseada na real q conteve um romance perfeitissimoo e todas as veses q eu assisto eu choro mais é mt mt mt mt ´perfeito o melhor filme


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.