Noruega é o primeiro país do mundo a acabar com a rádio em FM

Separadores primários

A Noruega anunciou o fim do sinal FM de Rádio. Em 2017, a Frequência Modulada vai ser silenciada no país nórdico, que se torna assim no primeiro, a nível mundial, a tomar uma decisão que em breve deverá ser adoptada globalmente.

O ministro da Cultura da Noruega anunciou que a Rádio FM vai ser silenciada em 2017. Uma medida que dá um passo decisivo rumo à transição final para o DaB – Digital Audio Broadcast, a rádio digital.

E se a medida não causa necessariamente espanto, com a popularização da rádio digital, é certo que o anúncio é uma novidade por incluir uma data para o fim do FM.

Várias outras nações europeias e asiáticas estão em processo de transição para o formato DaB, que permite a emissão em 22 canais e funcionalidades interactivas, mas até agora apenas a Noruega tomou a decisão de definir uma data concreta para a sua implantação definitiva.

“Esta é uma decisão importante para quem adora rádio”, destaca o director da Rádio Nacional da Noruega, Thor Gjermund Eriksen, em declarações ao site Radio.no.

“A decisão do ministro permite-nos concentrar os nossos recursos ainda mais no que é mais importante, nomeadamente criar conteúdos de Rádio diversificados e de alta qualidade para os ouvintes”, acrescenta Eriksen-.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.