4. AEG Super 421 GW de 1941 detalhe válvula

Separadores primários

AEG Super 421 GW de 1941 detalhe válvula

AEG Super 421 GW de 1941
Restaurado por João Carlos Chagas, Elvas - Portugal

Do lado esquerdo dos condensadores de filtro electrolíticos está uma válvula EBF 2 que tinha o pino 9 (grelha auxiliar) na parte superior partido e que tive de raspar e soldar com muito cuidado para não ter de estar a comprar uma válvula, pois não possuía nenhuma e ficou como nova na foto não se nota porque tem uma espécie de campânula metálica que liga a esse pino 9 da válvula e não dá para ver.
Os condensadores electrolíticos de filtragem também foram substituídos por uns de 220 uF 400V porque o original ao ser de 50uF + 50uF produzia muito ruído de alterna e com estes que coloquei ficou muito bom.
Por baixo dos condensadores electrolíticos de filtragem está uma espécie de transformador que é uma bobina que liga os positivos dos condensadores de filtragem +B fazendo o tradicional filtro em Pi que estava interrompido o qual teve de ser desmontado com todo o cuidado, desbobinado até à zona danificada e bobinado de novo.
O outro transformador com aspecto mais novo é o transformador adaptador de impedâncias da etapa final de som que é um transformador de 650mA de 220V para 6V que coloquei para substituir o original que tinha as espiras em curto devido a uma possível má ligação.