3. AGA Baltic 332, 1943 restauro

Separadores primários

AGA Baltic 332, 1943 restauro

AGA Baltic 332, 1943
Restaurado por Júlio Branco, Portugal

Agora havia que arregaçar as mangas, cortar a madeira para fazer o tampo de modo a enquadrá-lo com o padrão do resto da caixa. Trabalhei-a cortando-a à medida, nos bordos afaguei, depois do corte, a 45 graus, fiz um rasgo à volta para assentar e encaixar e colar com maior segurança.
Depois de o tampo estar fixado, seguiu-se a preparação da caixa para o acabamento final. Reforcei toda a caixa por dentro com pequenos retalhos de madeira, colando-os com cola apropriada, depois de bem seca, testei a caixa para ver se estava bem firme, se não “gingava”, o que não aconteceu.
Então já podia passar a lixa em toda a caixa até ao “osso” e ter o cuidado de não danificar a folha com que a caixa estava ornamentada, para retirar todo o verniz velho. Dei uma aguada em toda ela com bioxene, pré preparado para lhe dar a cor que eu julguei ser o aproximado da cor original, (tinha uma foto, retirada da Net), deixei secar muito bem e num ambiente sem humidade, (aprendi nos livros), de seguida dei várias demãos com intervalos de uma semana, com verniz acetinado e incolor sintético, e está aqui o resultado.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.