Lâmpada

Separadores primários

Símbolo lâmpada

Lâmpada

Converte corrente elétrica em luz.
É formada por uma ampola de vidro, através da qual é possível ver um pequeno filamento, e uma base que varia com o tipo e a aplicação pretendida.
Em rádio estas lâmpadas (piloto) eram usadas para iluminar o quadrante, um painel com as inscrições das emissoras e frequências de operação.
O modelo mais comum era o de rosca, embora muitos recetores americanos usassem o modelo de baioneta.
Os circuitos transistorizados usavam lâmpadas sem base, apenas terminais de soldadura.
Nas especificações da lâmpada é indicada a tensão e corrente de trabalho.
P.e. 6,3V 03A;
12V 5W.

A tensão é importante porque se for inferior à do circuito provocará a fusão do filamento. A corrente deve respeitar a disponibilidade do circuito, série de válvulas ou outras lâmpadas.
Corrente a mais pode provocar sobrecarga num transformador, resistência, etc.
As lâmpadas piloto do tipo americano ou Philips usavam uma numenclatura específica.
P.e. 8024 ou 47.