Sentença de morte para a Banda do Cidadão

Separadores primários

O prazo de validade das licenças de estação CB (serviço rádio pessoal - banda do cidadão), que funcionam em AM ou FM e cujos equipamentos constituintes tenham sido homologados de acordo com a recomendação T/R 20-02 da CEPT, emitidas nos termos do Decreto-Lei n.º 153/89, de 10 de Maio, terminou no dia 31 de Dezembro de 2006.
Em conformidade, os referidos equipamentos não poderão ser utilizados a partir desta data.

Desta forma, e atendendo a que a partir de 1 de Janeiro de 2007 deixarão de ser emitidas licenças de CB, os formulários respectivos (para obtenção de licenças
de estação CB e alterações às mesmas) são nesta data desactivados e, como tal, retirados de circulação, quer em papel quer em formato electrónico.
Pela mesma razão, idêntico procedimento será seguido relativamente ao modelo de carta de circulação.

Informação veiculada pela ANACOM

Comentários

Caros amigos:

A CB não vai morrer como muitos apregoam por aí. O que se passa é que a partir de agora as regras são um pouco diferentes. Acabam-se as licenças, é verdade, mas isso não quer dizer que novas estações não possam aparecer, nem a manutenção das estações antigas está posta em causa. Passamos de uma CB em que para se emitir com um aparelho acabadinho de comprar na loja tinha-se que pedir a respectiva licença à Anacom e isso deixou de ser preciso. Desde que os aparelhos cumpram na integra as disposições legais segundo o dec. lei nº47/2000 a sua utilização é livre, tendo apenas que o operador CB estar registado na Anacom como tal. Podem-se ter quantos aparelhos se quiser desde que cumpram os requesitos legais. Quantos aos aparelhos antigos, não podem ser utilizados. Mas atenção! O perigo de utilização com risco de se ser apanhado é mais em móvel. Nas bases esses riscos são reduzidos a não ser que hajam queixas junto da Anacom. Não digo que os devam utilizar, mas ainda assim, muitos de nós não têm outro remedio uma vez que ainda não existem radios 100% homologados. O que existia tinha um problema: tinha operacionais frequencias para a qual a legislação CB não está autorizada. É o caso do President Grant que possui canais "altos" e "baixos".
Quem pensa que a CB viu a sua utilização reduzida está redondamente enganado. Têm-se multiplicado os contactos rádio e inclusivamente estações que há muito andavam "desaparecidos" voltaram a operar. É sinal de revitalização em vez do contrário. Existe ainda um grupo de trabalho do qual faço parte, promovido pela Liga CB e com elementos de vários clubes CB que irão discutir e apresentar à Anacom um documento reivindicativo das aspirações da comunidade cibista portuguesa. Este grupo de trabalho está neste momento aberto aos macanudos em geral para aceitação de sugestões e ideias. Se quiserem participar podem visitar o site criado para o efeito em http://norma.radiocb.com
Como podem ver a CB está viva e bem viva e é para continuar.

Cordiais cumprimentos

oi pessoal já agora gostava que me informassem se tenho que tirar a tal dita liçença é que eu contactei a anacon recentemente e me disseram que sim que tenho que pagar 74 euros e eles me dao a liçença mas afinal é preciso liçença ou nao . oque se passa eé que sou motorista internacionale outro dia em espanha a guarda civil pediume os ducumentos do cb e como nao tinha preencheram um papel para o ministerio do formento espanhol e que depois eles me diziam alguma coisa ou multa ou me apreender o cb ok pessol já agora como se tira as estacionarias ao radio eu tenho um presidente grant e a santiago 1200 mas o radio apanha os ruidos todos do camiao o motor ao abrir e fechar ok vidros etc se me poderem dar uma ajuda obrigado...

Boa tarde

Gostaria de saber como se encontra a lesgislação corrente agora em 2009 para CB. Voltou a ser necessario obter a licença e pagar novamente os 74 euros? E se continua a ser apenas necessario o registo, pago alguma coisa? É que estou a pensar construir um pequena radio caseira que funcione na faixa de frequencias de 26,960 MHz a 27,410 MHz, ou seja CB, para emitir musica. Existe ainda mais alguma possibilidade de de utilizar outras gamas de frequencia para difusão? Refirindo-me apenas ás gratuitas. Mas que possam ser captadas por receptores "comuns"? Caso não se importe poderia explicar o caso de ser mais facil ser "apanhado" se a estação emissora for movel? Qual é a potencia maxima ou distancia maxima de difusão permitida? Existem walkie-talkies para 5Km. Peço desculpa pela minha falta de conhecimento na área, mas é so para ficar com as duvidas esclarecidas de forma a estar completamente legal.

Agradecendo a sua atenção

Ferreira

Gostaria de saber um site em que pudesse tirar a tal licença para os " macanudos " e saber o seu preço . Agradeço resposta prévia . Obrigado .


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.