Alguns conceitos básicos

Separadores primários


ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS



  • O que é a escuta das ondas curtas?
  • A escuta das ondas curtas consiste basicamente na recepção de emissões radiofônicas realizadas na faixa do espectro eletromagnético compreendida entre 3 e 30 MHz, conhecida como ondas curtas, ou faixa de alta freqüência. Através das ondas curtas, pode-se escutar transmissões a longa distância, muitas delas realizadas a partir de localidades distantes, muitas vezes de outros países; o longo alcance das emissões é uma característica desta parte do espectro. Outros serviços utilizam também as ondas curtas, tais como o radioamadorismo e estações utilitárias (serviços móveis e aeronáuticos), mas o serviço de radiodifusão é o mais difundido.

    A escuta das ondas curtas (shortwave listening) pode ser definida como a aCtividade de se escutar emissoras de rádio internacionais, ou de localidades distantes do próprio país, numa linguagem compreensível e apreciando os programas transmitidos, como noticiários, desporto, música, entre outros.

    O radioescuta (como é genericamente chamado o ouvinte de rádio) costuma escrever para as emissoras enviando comentários e fazendo sugestões, como uma forma de retorno. Muitas estações agradecem as cartas escritas, enviando prospectos sobre a emissora e brindes. As estações também costumam responder às informações de recepção dos ouvintes enviando os chamados cartões QSL.



  • O que são ondas curtas e para que servem?
  • Uma das vantagens das ondas curtas é que elas alcançam milhares de quilômetros. Um transmissor manda o sinal do rádio para fora. O sinal sai da superfície da Terra, faz uma refracção ( bate e volta ) na ionosfera, e então repete o processo. Isto pode acontecer muitas vezes, fazendo com que este sinal viaje enormes distâncias ao redor do mundo. Algumas condições geográficas ou climáticas podem ajudar ou interferir no processo.



  • Qual a diferença entre ondas curtas e o AM e FM?
  • A transmissão AM (ondas médias), seguem a curvatura da Terra mas são rapidamente absorvidas, limitando a distância da transmissão. Os sinais FM só podem ser recebidos se o receptor tiver uma antena. A qualidade desses sinais são muito bons, mas a distância alcançada é extremamente limitada.

    As transmissões de ondas curtas não têm a mesma qualidade de som que as de AM/FM, porém, a área coberta pelas ondas curtas é muito maior. Uma nova tecnologia, as "ondas curtas digital", aliam a vantagem potencial de melhorar a qualidade do som com a grande área coberta dos rádios de ondas curtas de hoje em dia.



  • Quem está à escuta?
  • Existem duas grandes categorias de ouvintes de ondas curtas. Um grupo é constituído pelas pessoas que vivem em países em que o governo restringe o rádio, oferecendo apenas um ponto de vista. Este grupo (50-80% da população) possui um rádio de ondas curtas, que traz programas que oferecem uma perspectiva melhor.

    O segundo grupo é de pessoas individuais de países onde existe uma maior variedade de meios de comunicação e de programas mas que tem um interesse internacional. Este grupo é uma pequena mas importante parte da população. Têm a tendência de ser "as pessoas que decidem" nos seus países e um nível de educação mais elevado.



  • Qual é o perfil típico do ouvinte de ondas curtas?
  • Homem, Nível de educação elevado, Entre 30 e 45 anos de idade, Localizado em áreas urbanas e áreas remotas do país.



  • O que é "dx"? 
  • A maioria dos ouvintes de ondas curtas contenta-se em ouvir as estações mais fáceis de serem captadas. Contudo, certos ouvintes estão interessados nos aspectos técnicos do hobby, como propagação e experiências com antenas. Esta actividade é chamada de DX, termo este derivado da sigla em inglês DX, onde a letra "D" significa "distância" e a letra "X" significa "incógnito"(em analogia à letra X usada na Matemática em expressões algébricas). Este termo pode ser interpretado como "escutar estações de rádio localizadas a uma distância desconhecida".

    Para eles isto significa varrer as faixas de ondas curtas à procura de novas estações, que por vezes possuem um sinal tão fraco que torna difícil a sua escuta. Muitas destas estações não estão interessadas em transmitir para audiências tão distantes, geralmente são estações regionais, transmitindo em baixa potência, que usam as ondas curtas para atingir ouvintes de regiões específicas e não muito distantes, da mesma forma que em muitas partes do globo as estações locais usam a faixa de ondas médias ou a faixa de freqüência modulada.

Comentários

Já procurei por todo o mercado do ramo e não encontrei cordoalha p/ antena.Pergunto: posso ussar um cabinho de aço de 3 mmm ( se usa como varal)com vários fios e com capa de plástico transparente p/ fazer minha antena. Podem enviar resposta por e-mail c.asp@brturbo.com.br

como fazer antena tipo varal???? existe algum outro tipo de antena para SW q seja facil de montar???

obrigado a todos.

Existem formulas de construçao para antena tanto tipo Yagi como bipolo que podem ser adaptada ao expectro pretendido para SW:
Principais Bandas de Rádio
(escuta permitida a radioescutas e radioamadores)
Onda Curta • 3.000 - 30.000 KHz

3.150 - 3.450 KHz SW - Radiodifusão 95 m - 87 m
3.850 - 4.050 KHz SW - Radiodifusão 78 m - 74 m
4.700 - 5.100 KHz SW - Radiodifusão 64 m - 59 m
5.900 - 6.250 KHz SW - Radiodifusão 51 m - 48 m
7.100 - 7.400 KHz SW - Radiodifusão 42 m - 40 m
9.400 - 10.000 KHz SW - Radiodifusão 32 m - 30 m
11.500 - 12.150 KHz SW - Radiodifusão 26 m - 25 m
13.500 - 13.900 KHz SW - Radiodifusão 22 m - 21 m
15.000 - 15.700 KHz SW - Radiodifusão 20 m - 19 m
17.450 - 18.000 KHz SW - Radiodifusão 17 m - 16 m
21.450 - 21.950 KHz SW - Radiodifusão 14 m - 13 m
25.600 - 26.100 KHz SW - Radiodifusão 11 m - 11 m

Como referencia veja o link:
http://members.tripod.com/~py2nzp_revista/ANTENNAS.HTM
e outros portais que fazem referencia a radio escuta, por ex.:
http://www.uirapuru.org/modules/mydownloads/topten.php?hit=1

ESQUEMA DE ANTENA TIPO VARAL.

resido no litoral gaucho bem enfrente a um morro teria alguma antena caseira que melhorace o sinal fm as antenas das radios de porto alegre ficam atraz deste morro

Olá amigos!"
Gostei do texto.. Sou ouvinte, mas estou restrito a ondas curtas a muito tempo....Bom há possibilidade de sintonizar algumas destas rádios (BBC, NHK, RFI, DWelle, e outras) pela internet, igual as ondas curtas ouvas no rádio?
Um Braço!!!
Jeus L. Torres (Pará_Brasil)

Há muitos tempo eu era um ouvinte de OC's depois o casamento, o trabalho e uma mudança de casa impossibilitaram a continuação desta paixão. Encontrei há dias o meu aparelho e voltei a tentar ... mas tive uma surpresa ... há dez anos ainda se ouviam imensas rádios. Agora diminuiu o número e só ouço rádios da RP da China !!!
Será que a crise económica fez que os Estados fechassem emissores??
Será que o meu aparelho ficou demodé?
Será consequência do fim da guerra fria??
Não sei se calhar uma boa antena ajuda a resolver ...Alguém me podia indicar uma boa loja onde vendessem antenas para OC na zona de Lisboa?
Obrigado e Escuto!


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.