4º [Onda Curta] Boletim Fevereiro-27-07

Separadores primários

Panorama DX
Por Célio Romais

ARGENTINA – A LRA-36 Rádio Nacional, que emite desde a Base Esperanza, na Antárctida, voltou a emitir “firme e forte”, pela freqüência de 15476 kHz. Em Garopaba (SC), o Fábio Mattos ouviu a emissora, em 16 de fevereiro, após às 1900. Conforme ele, o sinal era excelente.

BRASIL – A Rádio Educadora, de Limeira (SP), permanece emitindo na faixa de 120 metros. Foi captada, pelo colunista, em Bombinhas (SC), em 10 de fevereiro, às 2335, na freqüência de 2380 kHz. Na oportunidade, a estação transmitia a partida de futebol entre a Inter de Limeira e o União São João de Araras.

BRASIL – Nos últimos dias, a Rádio Transmundial, de Santa Maria (RS), vem apresentando problemas técnicos na freqüência de 11735 kHz. Um raio danificou vários equipamentos no parque de transmissores da emissora, conforme informação do diretor técnico, Samuel Matos, dadas a Sérgio Partamian, de Mairiporã (SP). Por isso, em 25 metros, a emissora está operando com potência reduzida.

BRASIL – A Rádio Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP), está espalhando espúrios por freqüências vizinhas, na faixa de 31 metros. A emissora ocupa 9675 kHz, mas seu sinal aparece até em 9745 kHz. Uma lástima!

BRASIL – Durante várias horas do dia, o sinal da Rádio Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP), aparece na freqüência de 6105 kHz, em 49 metros, no Sul do Brasil. A constatação é do colunista, em Porto Alegre (RS). Com isso, quem sai perdendo é o ouvinte da Rádio Cultura Filadélfia, de Foz do Iguaçu (PR). Tal ocorre uma vez que as duas estações ocupam o mesmo canal em praticamente todos os horários e as interferências são inevitáveis.

BRASIL - A Rádio Aparecida, de Aparecida (SP), remodelou seu site na Internet. A emissora apresenta a seus ouvintes um portal dedicado especialmente para os ouvintes de ondas curtas, onde podem ser encontradas informações sobre programas, apresentadores, horários e freqüências. Para conferir, acesse http://www.radioaparecida.com.br/aparecidaOC/index.php.

BRASIL - A Rádio Senado Ondas Curtas, de Brasília (DF), pretende revitalizar algumas antenas da Radiobrás e aumentar suas emissões em ondas curtas. A emissora também está acompanhando de perto os testes digitais no modo Digital Radio Mondiale - DRM, que são feitos pela Universidade de Brasília.

BRASIL - Quer concorrer aos prêmios da Rádio Guarujá Paulista, de Guarujá (SP)? Então sintoniza o programa Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista!, que vai ao ar, nos sábados, às 21h30min, no horário brasileiro de verão, em 3385, 5045 e 5940 kHz. Depois é só escrever para a emissora dizendo como está a qualidade da sintonia em sua localidade. Em breve, a emissora vai sortear mais um tradicional kit com material promocional.

BRASIL - Nos sábados, a Rádio Senado Ondas Curtas, de Brasília (DF), permanece no ar entre 0900 e 1200, pela freqüência de 5990 kHz. Já de segundas a sextas-feiras, a programação é transmitida a partir das 0900 até o final da sessão plenária do Senado Federal brasileiro que acontece, geralmente, por volta de 2000.

BRASIL - Mais uma emissora brasileira voltou a ser captada em ondas curtas nos últimos dias. Trata-se da Rádio Cultura, de Araraquara (SP), pela freqüência de 3365 kHz. A descoberta foi feita pelo Giuseppe Settimi Cysneiros, em Santa Rita do Sapucaí (MG), em 20 de fevereiro, a partir de 1952. Ele ouviu a vinheta Cultura, a Rádio da Cidade. O sinal era excelente.

EGITO - Nas terças-feiras, a programação em espanhol da Rádio El Cairo leva ao ar um segmento de concurso. É o Papel y Lapiz, no qual a locutora faz algumas perguntas sobre o Egito e a América Latina. As respostas corretas concorrem aos brindes da emissora. Lembramos que a Rádio El Cairo transmite, em língua espanhola, entre 0045 e 0200, em 7270, 9360 e 9415 kHz.

EGITO - A programação em português da Rádio Cairo foi ouvida, pelo colunista, em Bombinhas (SC), em oito de fevereiro, às 2236, pela freqüência de 9360 kHz. A transmissão apresentava um problema com o áudio que baixava sistematicamente, como se o locutor estivesse muito distante de um prosaico microfone.

GRÉCIA – A programação em espanhol da Rádio Filia foi captada, em Burjasot, na Espanha, pelo José Miguel Romero, em 11 de fevereiro, entre 0900 e 0915, pela freqüência de 15630 kHz. De acordo com ele, a emissora reduziu consideravelmente a sua emissão no idioma de Cervantes.

INDONÉSIA – A programação em espanhol da Voz da Indonésia foi captada, em Burjasot, na Espanha, pelo José Miguel Romero, em 18 de fevereiro, entre 1700 e 1800, pela freqüência de 11785 kHz.

REINO UNIDO - O World Radio TV Handbook acaba de efetuar sua 1ª atualização em 2007. A publicação é considerada "a bíblia dos dexistas". Confira a atualização acessando http://www.wrth.com/updates_new.asp.

PERU – Desde 17 de fevereiro, a Rádio La Hora, de Cusco, voltou a transmitir em ondas curtas. A emissora reativou a freqüência de 4855 kHz. A La Hora havia sofrido sérios danos em seu transmissor.

PERU – Está previsto para os próximos dias o retorno da Rádio Universo, de Cusco, ao mundo das ondas curtas. A emissora possui a freqüência de 6090 kHz, em 49 metros.

PORTUGAL – A Radiobrás arranjou um jeito interessante e econômico de levar as informações do governo brasileiro aos ouvintes dos países de língua portuguesa: criou um pequeno programa, chamado Brasil Hoje, que é retransmitido pela RDP Internacional. Uma das edições vai ao ar, nas quartas-feiras, às 1725, pela freqüência de 15475 kHz. Foi captado, pelo colunista, em Bombinhas (SC), em sete de fevereiro. Ao final, o locutor avisa: “Brasil Hoje é uma produção da Radiobrás para a RDP Internacional e RDP África”.

SÍRIA - A programação em espanhol da Rádio Damasco foi ouvida, pelo colunista, em Bombinhas (SC), em oito de fevereiro, às 2248, pela freqüência de 9330 kHz. A estação apresentava informações sobre o passado dos árabes em território espanhol.

TURQUIA - A programação em espanhol da Voz da Turquia transmite, nas segundas-feiras, os seguintes segmentos: Noticiário, Viaje Azul, Traz um Concurso e Música Turca. A emissora pode ser captada, entre 0200 e 0300, em 9865 kHz. Confira!

AnexoTamanho
Microsoft Office document icon oc_fev27-07.doc35 KB

Comentários

Por favor,
Poderia alguem me ajudar a entender como usar OC aqui nos EUA, estou em Kansas, aprox. duas horas antes e nao estou conseguindo pegar nenhuma estacao do BR.
Tento isto as 10:00 PM aqui que seria 12:00PM ai no Brasil.
Meu radio he um Grundig S350DL, e fiz uma antena mas nao adiantou muito.
Se alguem poderia me ajudar a entender como tudo isto funciona eu agradeco
Joao Luis


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.