Dossier "Ondas Curtas"

Separadores primários

Ondas curtas e escuta da rádio

DOSSIER "ONDAS CURTAS"



Globo terrestre em movimento


Quem não se lembra ou não ouviu já falar dos tempos em que, às escondidas, se ouviam as emissões em onda curta da "BBC", da "Voz da América" ou da "Voz da Alemanha"?

Era através das emissões destas estações que muitos Portugueses ficavam a par das notícias que circulavam pelo mundo. Quantas vezes, também, as notícias do seu próprio país! Sem censura...

Existia até a ideia que se se colocasse um copo de água em cima do receptor de rádio os detectores (radiogoniómetros) usados pela polícia política, para descobrir quem ousava escutar esses programas, nada detectavam.

Eram ideias, sem fundamento, de quem arriscava a sua integridade física sintonizando um rádio e cometendo o crime de ouvir o que o Estado entendia não dever ser ouvido.

E o que era entendido como não dever ser ouvido significava apenas acompanhar a marcha do Mundo; os seus problemas, os seus avanços e, acima de tudo, saber que existiam países onde as pessoas podiam sintonizar os seus rádios livremente, sem medos e sem a necessidade de um copo de água em cima.

Actualmente as ondas curtas continuam a desempenhar um papel importante entre os países africanos muito pobres e em países onde os governos também não permitem que o seu povo ouça livremente as estações de ondas curtas.

São também um ponto de ligação que milhões de pessoas têm de, estando deslocadas dos seus países de origem, terem contacto com as notícias, música e língua nativa.

Para muitos outros a audição ruidosa e inconstante de estações perdidas nos mais estranhos recantos do mundo constitui uma paixão.

É para todos os apaixonados pelas ondas curtas que este dossier foi criado.

E o resultado foi, provávelmente, a maior compilação de informação em língua Portuguesa disponível na Internet sobre este assunto.


Comecemos então pelo início:





"Os satélites falham...
A Internet pode ser bloqueada...
As ondas curtas são hoje a única forma de mandar uma mensagem e Ter a certeza que ninguém poderá censurá-la, nem poderá pará-la."



Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.