3º [Onda Curta] Boletim Janeiro-29-07

Separadores primários

Panorama DX
Por Célio Romais

ANGOLA – Em Registro (SP), o Márcio Pontes obteve excelente sintonia da Rádio Nacional, de Mulenvos, pela freqüência de 4950 kHz. Foi em 26 de janeiro, às 0226. Ele escutou um noticiário e músicas africanas muito animadas.

BOLÍVIA – A Rádio Yura, da cidade boliviana do mesmo nome, foi ouvida, em Porto Alegre (RS), pelo colunista, em 28 de janeiro, às 0111, na freqüência de 4716 kHz. Transmitia comunicados aos ouvintes e músicas românticas. O sinal era regular!

BRASIL – Quem não ouviu a Rádio Difusora, de Poços de Caldas (MG), em 4945 kHz, não irá escutá-la jamais daqui por diante! De forma melancólica, ao cair de 2006, a emissora desligou o transmissor. Conforme o apresentador da emissora, Maurício Beraldo, o transmissor era valvulado e a medida tem como objetivo “conter despesas”. Foram 35 anos de transmissões em ondas curtas! Fazer o quê? Nada! A Difusora até já devolveu o canal de 4945 kHz para o Ministério das Comunicações! Vai ficar na saudade, pois a emissora era uma das poucas do Brasil que levavam o “gostinho do interior”, com a música de raiz, violeiros e até anúncios comerciais característicos, para os quatro cantos do planeta em ondas tropicais! Você pode ler a história do transmissor de ondas tropicais da Rádio Difusora acessando o seguinte link: http://www.difusorapocos.com.br/transmis_sw.php.

BRASIL – Nos últimos dias, a Rádio Globo, do Rio de Janeiro (RJ), voltou a enfrentar problemas técnicos pela freqüência de 11805 kHz. A emissora estava interferindo nas freqüências vizinhas com espúrios. Em 28 de janeiro, às 1854, o sinal estava audível apenas em 11808 kHz, conforme constatou o colunista, em Porto Alegre (RS).

BRASIL – A freqüência de 6040 kHz, da Rádio Clube, de Curitiba (PR), está sendo usada, em alguns horários, como relay para a programação da Clube FM 101, 5 MHz. A constatação é do Fernando Bainy, de Pelotas (RS). Em 28 de janeiro, foi captada, em Porto Alegre (RS), pelo colunista, às 0053, quando apresentava a identificação: “A Clube FM só roda sucessos!”

BRASIL – Ao que tudo indica, a Rádio Senado Ondas Curtas, de Brasília (DF), também transmite aos domingos. Em 28 de janeiro, às 1147, o colunista captou a emissora, em Porto Alegre (RS), pela freqüência de 5990 kHz. A estação transmitia música de Altemar Dutra, saudações a ouvintes dos estados da Bahia e do Maranhão e um boletim sobre projeto que tramita no Senado e que prevê mudanças na Constituição.

BRASIL – A Rádio Brasil, de Campinas (SP), segue firme emitindo em 4785 kHz. Em Registro (SP), o Márcio Pontes captou a emissora, em 21 de janeiro, às 2044, quando irradiava uma missa. O sinal era excelente!

BULGÁRIA – Correo del Oyente é o segmento que a programação em espanhol da Rádio Bulgária leva ao ar com respostas aos informes de recepção e cartas dos que escutam a estação. É apresentado por Ludmila Petra e Venceslav Nikolov. Uma das edições vai ao ar, nas quartas-feiras universais, às 0200, em 7300, 9400 e 9500 kHz. A dica é do Antonio Avelino, de Caruaru (PE).
CLANDESTINA via ARGÉLIA - A transmissão em espanhol da Rádio Nacional Saharauí, irradiada na freqüência de 6300 kHz, foi escutada em Burjasot, na Espanha, pelo José Miguel Romero. Foi em 27 de janeiro, às 2308, quando iam ao ar notícias e músicas. Confira um áudio da escuta dele acessando: http://valenciadx.multiply.com/music/item/341.

ESTADOS UNIDOS – Club de Oyentes é o espaço da programação em espanhol da Voz da América em que são respondidas as cartas e informes de recepção dos ouvintes. Vai ao ar, nos domingos universais, às 0100, em 9480, 9885 e 11840 kHz. Também no domingo, só que às 1200, em 9535, 9885 e 11840 kHz. A apresentação é de Mercedes Antezana. A dica é do Antonio Avelino, de Caruaru (PE).

MADAGÁSCAR – A RTV Malagasy, que emite de Antananarivo, foi sintonizada, em Porto Alegre (RS), pelo colunista, em 28 de janeiro, às 0259, na freqüência de 5010 kHz. Após o sinal de identificação, a emissora iniciou os trabalhos do dia com o hino nacional e músicas típicas.

QUIRGUISTÃO – A Kyrgiz Radio, que emite da capital daquele país da Ásia Central, Bishkek, foi captada, em Garopaba (SC), pelo Fábio Mattos, em 26 de janeiro, às 0243, pela freqüência de 4010 kHz. Ele ouviu um apresentador no idioma quirguiz.

REPÚBLICA CHECA – Aqui vai a dica do Adalberto Marques de Azevedo, de Barbacena (MG): a programação em espanhol da Rádio Praga é muito boa e pode ser facilmente captada no Brasil. Uma das emissões vai ao ar, às 0000, nas freqüências de 5930, 7345 e 11665 kHz. Apresenta espaços tratando de curiosidades, história, folclore, assuntos diversos e o restante do tempo com o noticiário. É uma emissora excelente pagadora de QSL. Os informes de recepção podem ser enviados pela internet através do endereço www.radio.cz/espanol/report, ou pelo correio normal, através do endereço: Rádio Praga, Redacción Iberoamericana, Vinohradská 12, 120 99 Praga 2, República Checa. E-mail: espanol@radio.cz.

TADJIQUISTÃO – Em Garopaba (SC), o Fábio Mattos captou, em 26 de janeiro, às 0229, a Tajik Radio, com sinais desde a capital daquele país asiático, Dushanbe, emitindo músicas locais, em 4635 kHz.

TURQUIA – El Mundo Diexista é o espaço da programação em espanhol da Voz da Turquia que fala do mundo das ondas curtas. Vai ao ar, nos domingos universais. Em 28 de janeiro, o colunista ouviu o segmento, em Porto Alegre (RS), entre 0230 e 0237, pela freqüência de 9865 kHz. Na oportunidade, um locutor apresentou diversas informações compiladas pela Associación Española de Radioescucha.

UGANDA – A Rádio Uganda foi captada, em escutada em Burjasot, na Espanha, pelo José Miguel Romero, em 27 de janeiro, às 2024, pela freqüência de 4976 kHz. Em inglês, emitia um programa de discos. Um trecho da emissão pode ser conferido acessando http://valenciadx.multiply.com/music/item/339.

AnexoTamanho
Microsoft Office document icon oc_jan29-07.doc34 KB

Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.