11º [Onda Curta] Boletim Julho-16-07

Separadores primários

Panorama DX
Por Célio Romais
Colaborações para: dx@romais.jor.br

ARGÉLIA VIA REINO UNIDO – A Rádio Argélia está presente nas ondas curtas, emitindo em árabe, via retransmissores localizados no Reino Unido. A emissora foi sintonizada, em Buenos Aires, na Argentina, pelo Arnaldo Slaen, em nove de julho, entre 2021 e 2025, pela freqüência de 12025 kHz.

ÁUSTRIA – A Rádio Áustria Internacional sofrerá um corte em seu orçamento previsto para 2008. Uma fonte ligada àquela emissora negou que a economia seria feita parando as emissões em ondas curtas.

BRASIL – A Super Rede Boa Vontade de Rádio, de Porto Alegre (RS), tem sido captada em 9550 e 11895 kHz. Em 6160 kHz, ao que tudo indica, está inativa neste momento, conforme constatação de Édison Bocorny Júnior, de Novo Hamburgo (RS).

BRASIL – Por que católicos da Rádio Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP), e pentecostais da Rádio Filadélfia, de Foz do Iguaçu (PR), se engalfinham para serem ouvidos numa mesma freqüência, 6105 kHz, na faixa de 49 metros? Conforme já analisado em coluna anterior, as duas emissoras provocam interferências entre si em diversos horários, principalmente no Sul do Brasil. É algo que deveria ser resolvido rapidamente por uma ou outra emissora, pois são vários os canais vagos e abandonados por outras emissoras brasileiras na faixa de 49 metros. Basta apenas comunicar ao órgão competente a mudança e a sua justificativa. Édison Bocorny Júnior, de Novo Hamburgo (RS), indica várias freqüências abandonadas por outras estações brasileiras em 49 metros: 5980, 6030, 6050 e 6070 kHz.

BRASIL – Ficou para o dia 23 o início das operações da Rádio Guarujá Paulista, de Guarujá (SP), com o Sistema Globo de Rádio. Nessa nova fase, a emissora da Baixada Santista terá programação produzida em seus estúdios entre 10h e 13h e das 16h às 20h, no horário oficial de Brasília.

BRASIL - A Copa América de futebol, disputada em gramados venezuelanos e conquistada pelo Brasil, no domingo (15), serviu para que uma emissora de ondas médias ficasse conhecida além de suas fronteiras. Trata-se da Rádio Paiquerê, de Londrina (PR). A emissora paranaense enviou equipe para cobrir o evento. Com isso, algumas rádios brasileiras entraram em cadeia com ela no momento dos jogos. Foi o caso da Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), e da Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO). Assim, usando as freqüências de 6010 kHz da emissora mineira e 4985 e 11815 kHz da Brasil Central, a Paiquerê chegou longe. Em oito de julho, por exemplo, os profissionais da Paiquerê cobriram o jogo entre Brasil e Chile e foram ouvidos pelos canais de ondas curtas das emissoras citadas.

BRASIL - De sexta-feira (20) a domingo (22), vai rolar, em Indaiatuba (SP), a Feira Nacional de Radioamadorismo e Comunicações - Fenarcom. O DX Clube do Brasil vai estar presente, com exposição de materiais e participação em palestras. No sábado (21), a partir das 16h30min, Renato Uliana falará sobre DX, radioescuta, antenas e receptores. Desde São Bernardo do Campo (SP), Glauco Poltronieri informa que também estará presente na Feira, apresentando kits de transceptores, BFO e frequencímetro digital. Ouça aqui o chamamento do evento, na voz de Ulysses Galetti, em http://www.speedyshare.com/771184919.html.

CHINA - Nesta semana, que vai até a sexta-feira (20), o miniconcurso do programa Ponto de Encontro, do Departamento de Língua Portuguesa da Rádio Internacional da China faz o seguinte questionamento: Qual é o animal que representa o mascote das Olimpíadas dos Deficientes de Pequim? Tigre, bombo, boi ou dragão? Respostas, valendo prêmios, para: cripor@cri.com.cn.

CLANDESTINA – A Rádio Nacional da República Árabe Saarauí foi sintonizada, em Buenos Aires, na Argentina, pelo Arnaldo Slaen, em nove de julho, entre 2038 e 2045, pela freqüência de 6300 kHz. Ele acompanhou a emissão em árabe que foi constituída de músicas locais e anúncios feitos por uma apresentadora. Vale lembrar que a emissora transmite de algum lugar da Argélia para a região conhecida como República Árabe Democrática Saarauí, situada ao Sul do Marrocos e que no passado era conhecida como Saara Ocidental. Até hoje, esta República não foi reconhecida por outros países.

CLANDESTINA – A emissão em inglês da Sudan Radio Service foi captada, em Veranópolis (RS), pelo colunista, em nove de julho, às 1732, pela freqüência de 9590 kHz. Foi ao ar um noticiário, a identificação da emissora e da apresentadora que se chamava Rebecca. Além disso, a emissora apresentou um anúncio, em idioma desconhecido, provavelmente abordando os cuidados que o ouvinte deve ter com o vírus do cólera. De acordo com o EiBi, a Sudan Radio Service, nesta freqüência, usa retransmissor localizado nos Emirados Árabes Unidos. Informações adicionais sobre a estação podem ser conferidas em http://www.sudanradio.org.

CROÁCIA VIA ALEMANHA – Para quem aprecia ou deseja conhecer a música croata, uma dica é sintonizar a Voz da Croácia, que possui fácil recepção, na América do Sul, entre 2200 e 2300, pela freqüência de 9925 kHz. Na primeira meia-hora, há uma emissão em inglês, intitulada Croácia Today. Já na segunda, vai ao ar uma emissão em espanhol, chamada Croácia Hoy. Entretanto, entre o boletim informativo, que geralmente possui 15 minutos de duração, a estação irradia muita música croata. A Voz da Croácia retransmite sua programação em ondas curtas utilizando um relay de Jülich, na Alemanha.

DJIBUTI – A Rádio Djibuti foi captada, em Veranópolis (RS), pelo colunista, em oito de julho, às 0304, pela freqüência de 4780 kHz. Naquele momento, levava ao ar a leitura do Corão em árabe. O sinal era excelente.

GRÉCIA – A emissão em grego da Voz da Grécia, irradiada em 14 de julho, às 1417, foi ouvida, em São Bernardo do Campo (SP), pelo Rudolf Grimm, pela freqüência de 15630 kHz. Ele acompanhou músicas típicas gregas. O sinal era regular.

GUINÉ – A RTV Guineenne, que emite de Conacry, foi captada, em Lugo, na Espanha, pelo Manuel Méndez, em 12 de julho, entre 0651 e 0705, pela freqüência de 7125 kHz. Ele acompanhou comentários e notícias, em francês.

HUNGRIA – As emissões em húngaro da Rádio Budapest continuam sendo emitidas em ondas curtas. Em Embu (SP), Lúcio Bobrowiec ouviu a emissora, em 11 de julho, às 2125, na freqüência de 3975 kHz. Desde Pontes e Lacerda (MT), José Moacir Portera de Melo agrega que a emissora possui excelente sintonia, às 2200, em 9565 kHz.

MADAGASCÁR – O início da emissão da RTV Malagasy, pela freqüência de 5009 kHz, de oito de julho, foi acompanhado, pelo colunista, em Veranópolis (RS), às 0257. Consistiu em sinal de intervalo, hino nacional daquele país e identificação em malgaxe. A emissora apresentava distorsão no áudio.

NIGÉRIA – É excelente a sintonia do sinal da Voz da Nigéria, em inglês, no Reino Unido, por volta de 1749, pela freqüência de 15120 kHz. Foi o que constatou Walt Salmaniw, em 22 de junho.

ROMÊNIA - Lembramos que, neste ano, a Rádio Romênia Internacional apresenta uma série de cartões de confirmações que homenageiam a região de Sibiu. Para cada mês do ano há uma nova emissão de QSL. Para receber o seu basta enviar um relatório de recepção completo para a programação em espanhol da emissora. A programação em espanhol da RRI tem regular sintonia, na América do Sul, entre 1900 e 2000, em 11715 kHz. Da mesma forma, entre 2000 e 2100, em 11965 kHz.

RÚSSIA - Para comemorar os 75 anos de transmissão em espanhol, o programa dexista Frecuencia RM realiza um concurso entre os seus ouvintes. Para participar, o interessado deverá enviar um informe detalhando a recepção das emissões em espanhol. Depois, será realizado um sorteio de 10 CDs contendo gravação sobre a história da radiodifusão na Rússia, feita em 1996. Os informes devem ser enviados para a emissora até o dia 31 de julho. Todas as participações também receberão um cartão QSL especial do Frecuencia RM. O resultado sairá no programa que irá ao ar em 14 de agosto. Endereço para o envio da participação: La Voz de Rusia, Servicio en Español, Calle Pyatnitskaya 25, 115326 Moscú, Russia. E-mail: cartas@ruvr.ru.
TURQUIA - Quer ganhar uma viagem de sete dias totalmente grátis para a Turquia? Então participe do concurso que comemora os 70 anos da emissora! Os ouvintes interessados devem enviar uma redação, de até três páginas, abordando o seguinte tema: "Mi emisora cumple 70 años". O prazo para o envio das participações é o dia 25 de julho. Endereço: Rádio La Voz de Turquia, Español, PK. 333, Yenisehir, 06443, Ankara, Turquia. E-mail: espanol@trt.net.tr.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.