10º [Onda Curta] Boletim Maio-07-07

Separadores primários

Panorama DX
Por Célio Romais
Colaborações para: dx@romais.jor.br

BRASIL – A Rádio Clube do Pará, de Belém (PA), foi captada, em Lagoa de Dentro (PB), pelo Leonaldo Ferreira, em dois de maio, às 2211, na freqüência de 4885 kHz. Ele ouviu o noticiário A Voz do Brasil.

BRASIL – A Era do Rádio é o nome de interessante programa que a Rádio Cultura AM, de São Paulo (SP), leva ao ar, aos domingos, às 20h, no horário oficial de Brasília. Conhecida como a Rainha do Baião, Carmélia Alves conta a sua vida e a de outros personagens que fizeram a história do rádio no Brasil. A série é reprisada também nas sextas-feiras, às 17h, no horário de Brasília. Na próxima sexta-feira, Carmélia e Cauby Peixoto irão lembrar de muitos colegas e bastidores das rádios Nacional, Mayrink Veiga e Tupi de São Paulo. A Rádio Cultura AM pode ser sintonizada, em ondas curtas, nas freqüências de 9615 e 17815 kHz. Recentemente, a Cultura revitalizou seu parque tecnológico, com a compra de novos transmissores.

BRASIL – A Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte (MG), deve voltar a transmitir em ondas curtas em breve. A informação é do Danilo Nonato de Paula, de Ouro Preto (MG). De acordo com ele, a emissora está adquirindo novos equipamentos para voltar à ativa em 5970 kHz. Não foram poucos os ouvintes que notaram a ausência da emissora em ondas curtas. Tradicionalmente, o canal em 49 metros da Itatiaia serve para que os ouvintes do interior de Minas Gerais acompanhem a emissora da capital do estado.

BRASIL – A Rádio Gazeta, de São Paulo (SP), foi captada, em Porto Alegre (RS), pelo colunista, em seis de maio, às 1957, pela freqüência de 9685 kHz, com sinal ótimo. No momento, levava ao ar música de Roberto Carlos. Ao que tudo indica, a Rádio Canção Nova, sua vizinha em 9675 kHz, estava fora do ar, pois nem seu sinal nem os espúrios que espalha nos canais próximos eram captados.

BRASIL – As diversas finais de campeonatos estaduais de futebol do Brasil, disputadas em seis de maio, chegaram até o colunista de uma forma simples e fácil: por rádio de ondas curtas. Em Porto Alegre (RS), liguei o receptor por volta de 1930, no tempo universal, e pude conferir narrações e coberturas singulares. Em 9585 kHz, por exemplo, às 1944, o sinal da Rádio Globo, de São Paulo (SP), possuía sintonia excelente, com Oscar Ulisses narrando o jogo entre Santos e São Caetano. Já a co-irmã Globo, do Rio de Janeiro (RJ), tinha sintonia ruim, em 11805 kHz, às 2011, quando José Carlos Araújo transmitia Flamengo e Botafogo. Boa sintonia tinha a Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), às 2013, pela freqüência de 11815 kHz. A tradicional estação goiana emitia o jogo entre Atlético Goianiense e Goiás, enquanto que a outra emissora da capital daquele estado, a Rádio Anhangüera, em 11830 kHz, estava em cadeia com a Rádio CBN, do Rio de Janeiro (RJ), retransmitindo a narração de Evaldo José do clássico carioca. Outra emissora com sinal muito bom era a Rádio Clube, de Curitiba (PR), em 6040 kHz, às 1929, com o partida entre Paraná Clube e Paranavaí. Afora isso, outras emissoras que sempre possuem boa sintonia foram checadas em ondas curtas durante os jogos. É o caso da Rádio Bandeirantes, de São Paulo (SP), nas frequências de 9645 e 11925 kHz, com José Silvério narrando São Caetano e Santos. Da mesma, a Guaíba, de Porto Alegre (RS), em 6000 e 11785 kHz, com Haroldo de Souza fazendo a narração de Grêmio e Juventude. O mesmo pode-se escrever da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, com Pedro Ernesto Denardin narrando a final do campeonato gaúcho.

BRASIL – A Rádio Bandeirantes, de São Paulo (SP), completou 70 anos de atividades no último dia seis de maio. Durante boa parte do dia, a emissora levou ao ar programação especial, diretamente de um estúdio instalado no Parque Ibirapuera, na capital paulista. Sob o comando de Milton Neves, diversos profissionais que atuam e atuaram na emissora relembraram passagens marcantes da estação paulistana. José Paulo de Andrade, que há décadas apresenta os segmentos O Pulo do Gato e Jornal Gente, relembrou passagens marcantes de João Jorge Saad, que adquiriu a emissora em 1948 e a levou ao patamar dos dias atuais. Participaram também da programação os apresentadores Milton Parron, José Nello Marques e Salomão Ésper. Graças às ondas curtas, o colunista acompanhou parte da programação, em Porto Alegre (RS), sintonizando a freqüência de 9645 kHz, em 31 metros.

BRASIL – Desde seis de maio, o jornalista brasileiro Milton Blay funciona como correspondente da Rádio Bandeirantes, de São Paulo (SP), em Paris, na França. Em sua estréia, acompanhou o segundo turno das eleições presidenciais francesas. Durante quase duas décadas, Blay trabalhou no Serviço Brasileiro da Rádio França Internacional. Ele chefiou aquele Serviço em boa parte de sua estada na estação.

CHINA – A Rádio Internacional da China informa que já estão à disposição dos ouvintes 15 novos cartões de confirmação. Eles retratam os próximos jogos olímpicos, que serão realizados em Pequim. Serão encaminhados a todos aqueles que enviarem informes de recepção para a emissora nos próximos dias e meses.

HOLANDA – A Rádio Nederland Wereldomroep completou 60 anos de atividades no dia 15 de abril. No mês de setembro, será a vez da programação em espanhol comemorar o mesmo feito. Para brindar, os segmentos Cartas@RN e Rádio Enlace transmitem produções especiais. O Rádio Enlace que foi ao ar em sete de maio, por exemplo, contou com entrevista feita por Alfonso Montealegre com Raúl López e Maria Vaquero, que abordaram a relação da emissora com a Internet. Eles são os responsáveis pelo desenvolvimento do site em espanhol da RNW.

HOLANDA – Notícias de Holanda é um segmento, de cinco minutos, em que a programação em espanhol da Rádio Nederland aborda as novidades em diversos setores daquele país europeu. Geralmente é apresentado por Alfonso Montealegre. Vai ao ar, nas segundas-feiras universais, às 0005, em 6165 e 15315 kHz.

JAPÃO – O jornalista brasileiro Renato Brandão é o apresentador do noticiário, em português, da Rádio Japão, nas noites de segundas e sextas-feiras. Além disso, ao lado de Geraldo Ribeiro, conduz o espaço Em Foco, que é emitido nas quartas-feiras. Sempre lembrando que a Rádio Japão transmite em português entre 0230 e 0300, em 9660 kHz. Também das 1030 às 1100, em 9530 kHz, utilizando um retransmissor localizado na Guiana Francesa.

ROMÊNIA - Tem novo concurso promovido pela Rádio Romênia na praça! "Cultura e aventura na Romênia" é o título de mais um certame da emissora. O tema elege as zonas pitorescas e interessantes das localidades romenas de Gorj e Arges. Como sempre, a RRI estará sorteando uma estada, para duas pessoas, de onze dias, na Romênia, para a melhor participação. Vale ressaltar que a emissora não cobre os valores de deslocamento, nem as despesas com os vistos diplomáticos, entre o local de residência do vencedor e a Romênia. Também estão em jogo vários souvenires de Gorj e Arges como prêmios. Para participar, o interessado deverá responder, até o dia 15 de junho, as seguintes questões: 1) Que escultor romeno, de renome mundial, nasceu no Departamento de Gorj? 2) Nomeie três locais turísticos de Gorj; 3) Qual foi a primeira capital da Valáquia? 4) A 30 km de distância de Curtea de Arges existe uma represa de contenção com um dique cuja altura é classificada em nono lugar no mundo. Como se chama este dique? Respostas para: span@rri.ro.

RÚSSIA – As transmissões em português da Voz da Rússia vão ao ar no seguinte esquema: das 2000 às 2030, em 7310 e 12040 kHz, com destino à Europa; entre 2300 e 0000, em 7300, 7330, 11510 e 12010 kHz. A emissão das 2030, em 12040 kHz, tem regular sintonia no Sul do Brasil. Foi captada, em seis de maio, com o noticiário e o programa Panorama de Domingo. Na edição dominical destinada ao Brasil é incluída a crônica Um Brasileiro na Rússia, feita pelo jornalista Alfredo Netto.

TAIWAN - Desde dois de março, funciona o trem de alta velocidade em Taiwan. Foi um feito histórico que coloca a ilha na era dos trens de alta velocidade ao lado de países como Alemanha, França e Japão. Antes, as viagens entre o norte e o sul da ilha eram realizadas em cinco horas. Agora, o viajante faz o mesmo percurso em 90 minutos, ou seja, poderá conhecer o país em um único dia. Baseado nisso, a Rádio Taiwan promove mais um concurso perguntando: quais os nomes no norte e no sul de Taiwan onde inicia e termina a viagem do trem de alta velocidade? As respostas devem chegar na redação em espanhol da emissora até o dia 1º de junho. E-mail: rti@rti.org.tw.

TAIWAN - A Rádio Taiwan Internacional emite, em espanhol, no seguinte esquema: entre 0200 e 0300, em 15215 e 17845 kHz; das 0400 às 0500, em 11740 kHz; entre 0600 e 0700, em 5950 kHz; das 2000 às 2100, em 3965 kHz; entre 2300 e 2400, em 15130 e 17805 kHz.

VATICANO - A propósito da visita de Bento XVI ao Brasil, que começa na próxima quarta-feira (9), recordamos que a Rádio Vaticano transmite em português via ondas curtas. As emissões vão ao ar, diariamente, entre 0000 e 0030, em 7305 e 9610 kHz. Nos sábados e domingos, há uma emissão matinal, entre 1000 e 1130, em 21850 kHz. Trabalham no Programa Brasileiro os seguintes profissionais: Silvonei José Protz, Raimundo Lima, Manoel Roque Tavares, João de Deus da Ponte Lopes, Cristiane Murray, Carmen Ferreira e padre Mauro Custódio, que é quem dirige o departamento.

VATICANO – Durante os dias em que o Papa Bento XVI estará visitando o Brasil, a Rádio Vaticano fará emissões especiais, com comentários em português sobre o evento. O site da emissora, no entanto, não informa se as transmissões serão em ondas curtas ou disponibilizadas na Internet para os internautas ou no satélite para estações parceiras.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.