5º [Onda Curta] Boletim Março-05-07

Separadores primários

Panorama DX
Por Célio Romais
Todos os horários são no Tempo Universal Coordenado (UTC)

ALEMANHA - Neste mês de março, a Redação Inglesa da DW quer saber em que país europeu ocorrerão eleições presidenciais em abril. As opções de respostas: 1) Áustria; 2) República Checa; 3) França? A DW recebe as respostas no seguinte endereço: English Service, 53110, Bonn, Alemanha. E-mail: newslink@dw-world.de. Como sempre, a emissora brindará os vencedores com alguns prêmios, incluindo um receptor de rádio de ondas curtas.

ALEMANHA - Foi de muito mau-gosto o comentário, recente, do apresentador do programa Antena da Amizade, Daniel Machava, ao ler o nome da cidade e país de um ouvinte brasileiro que havia escrito para a programação em português da Deutsche Welle. O profissional disse que "não valia a pena mencionar o nome deste país", referindo-se ao Brasil. Ignorando que o que tem de ruim no Brasil também aparece em outros países e até na Alemanha, vide os escândalos de corrupção na Siemens e manipulação de resultados no futebol, o profissional não honrou o cavalheirismo e a educação que devem pautar a relação de uma emissora de rádio com o ouvinte. A razão principal da existência da emissora é o ouvinte. Portanto, quem sustenta o seu trabalho. A má-educação de Daniel Machava deixou o monitor da DW Leônidas dos Santos Nascimento, de São João Evangelista (MG), chateado. O fato ocorre justamente num momento em que a DW afirma, em seu site, que "o programa dirige-se a todos os ouvintes nos países de língua oficial portuguesa na África, mas também na América do Sul, Europa e Ásia, que tenham um interesse especial pessoal ou profissional pela Alemanha". Além disso, os sites em português para a África e Brasil praticamente foram fundidos em um só e a emissora alemã contratou o jornalista porto-alegrense Márcio Pessoa como correspondente em solo brasileiro. Com a palavra, o diretor dos programas em português da DW, Johannes Beck [ http://www.jbeck.org ].

ARÁBIA SAUDITA – Ao que tudo indica, a programação em língua inglesa da BS of the Kingdom voltou a ser captada em ondas curtas. Conforme relatos de alguns ouvintes, a emissora estaria emtindo neste idioma, entre 1000 e 1200, em 15250 kHz. As informações são do DX Listening Digest, de Glenn Hauser.

BOLÍVIA – A Rádio Mosoj Chaski, de Cochabamba, foi captada, em Itatiba (SP), pelo Ulysses Galetti, em três de março, às 2215, na freqüência de 3310 kHz. A estação emitia em quéchua.

BOLÍVIA – A Rádio Pio XII, de Llallagua-Siglo XX, é uma emissora boliviana que possui, na atualidade, a melhor performance de sintonia na Espanha. A constatação é do Manuel Méndez, de Lugo. Emite pela freqüência de 5952.5 kHz.

BOLÍVIA – Uma nova emissora boliviana é a Rádio Aripalca, que transmite da localidade do mesmo nome no Departamento de Potosí, em 4728 kHz. Foi ouvida, primeiramente, em Buenos Aires, na Argentina, pelo Arnaldo Slaen, em 20 de janeiro, às 1035. Quem identificou a emissora foi o dexista brasileiro Rogildo Aragão, que reside em Quillocollo, na Bolívia. As informações são do Mundo Radial, de Glenn Hauser.

BRASIL – A Rádio Guaíba, de Porto Alegre (RS), foi vendida para a Igreja Universal do Reino de Deus. Não se tem notícia se as suas duas freqüências de ondas curtas, 6000 e 11785 kHz, foram negociadas.

BRASIL – Desde o final do ano passado, está no ar, na freqüência de 670 kHz, a Rádio Mesorregional do Alto Solimões, emitindo de Tabatinga (AM). Além das ondas médias, a emissora emite em rede constituída por nove rádios educativas em FM. As rádios são geridas por um Conselho Gestor Mesorregional, formado por parceiros do projeto e representações municipais. Na região do Mesorregional do Alto Solimões não havia emissoras brasileiras funcionando e sim da Colômbia e Peru. As informações são do site Envolverde.

BRASIL – Desde meados de fevereiro, está no ar, novamente, a Rádio Cultura, de Araraquara (SP), na freqüência de 3365 kHz.

CUBA – A Rádio Havana Cuba está enviando aos seus ouvintes o tradicional calendário de bolso de 2007. Para garantir o seu, basta escrever para: Rádio Havana Cuba, Apartado Postal 6240, La Habana, Cuba.

ESTADOS UNIDOS – Cortes e mudanças na Voz da América! A emissora irá extinguir as transmissões em croata, uzbek, georgiano, grego, cantonês e tailandês. Vão ter cortes pela metade os serviços em ucraniano, tibetano, kazak, romeno e português para a África. A VOA pretende reforçar os serviços que emitem para o Oriente Médio, Coréia do Norte, Somália e Cuba. As informações são do jornalista Luiz Amaral que trabalhou nos programas em português da emissora para o Brasil e que reside em Washington.

ESTADOS UNIDOS - Frecuencia Al Dia é o nome do novo programa dexista emitido em espanhol. Conduzido pelo dexista dominicano Dino Bloise, radicado em Miami, Frecuencia Al Dia pode ser conferido na programação da Rádio Miami Internacional, no seguinte esquema: nas terças-feiras, às 1530, em 7385 Khz; também nos sábados universais, às 0400, em 9955 kHz. Na Internet, você pode conferir o programa acessando http://frecuenciaaldia.podomatic.com.

GUINÉ – Fazia pelo menos seis meses que a RTV Guineenne estava inativa em ondas curtas. A emissora foi sintonizada novamente, pela freqüência de 7125 kHz, em 24 de fevereiro. Quem ouviu a emissora foi Al Quaglieri, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre 1957 e 2400. As informações são do Mundo Radial, de Glenn Hauser.

HOLANDA VIA PORTUGAL – A partir de 25 de março, a Rádio Nederland irá trocar o relay de Madagáscar pelo da DW, localizado em Sines, em Portugal, em sua emissão em espanhol. Para o período A-07, as emissões em espanhol ocorrerão no seguinte esquema: entre 1100 e 1127, em 6165 kHz, via Antilhas Holandesas; das 1130 às 1157, em 6165 kHz, via Antilhas Holandesas; entre 1200 e 1227, em 9715 e 9895 kHz, ambas via Antilhas Holandesas; das 2300 às 2357, em 17605 kHz, via Antilhas Holandesas; entre 0000 e 0157, em 6165 kHz, via Sines, em Portugal, e 15315 kHz, via Antilhas Holandesas; entre 0200 e 0357, em 9590 kHz, via Antilhas Holandesas, e 6165 kHz, via Sines, em Portugal.

HUNGRIA – Ao que tudo indica, os serviços em línguas estrangeiras da Rádio Budapest estão com os dias contados. Alguns trabalhadores de meio-turno foram demitidos em 1º de março, o que gerou o fechamento imediato das transmissões em italiano. As transmissões em espanhol e francês também sofrerão conseqüências. As informações são de Andy Sennitt, do Media Network Weblog, da Rádio Nederland.

ISLÂNDIA – Provavelmente as emissões em ondas curtas da Rádio Rikisutvarpid vão permanecer no ar até a primavera. Elas deveriam sair do ar no final do ano passado. As emissões, em banda lateral superior, são em 12115 e 13865 kHz. As informações são do Mundo Radial, de Glenn Hauser.

JAPÃO – Em outubro, a NHK vai encerrar as emissões em ondas curtas nos idiomas sueco, italiano, malásio e alemão. Também serão cortadas as emissões em japonês para a América do Norte e Europa e em espanhol e francês para a Europa. Conforme uma fonte da emissora, a decisão foi tomada “com muito pesar”. As informações são de Andy Sennitt, do Media Network Weblog, da Rádio Nederland.

MALTA – O governo da Líbia concordou com o início do processo que liquidará a defunda Rádio Mediterranean International. A emissora fechou suas portas há alguns anos. Ela foi fundada, nos anos 1970, em acordo entre a Líbia e Malta.

MÉXICO – A emissora Rádio UNAM, que emite da Cidade do México pela freqüência de 9600 kHz, foi ouvida na Argentina. Em Mendoza, Miguel Castellino captou a estação, em 24 de fevereiro, depois das 2300. O sinal era muito ruim, de acordo com ele.

MÉXICO – A emissora mexicana Rádio Transcontinental de América acaba de mudar de endereço. Conforme Andrés Cruz, a emissora está localizada, agora, na seguinte direção postal: Calle López, 157 (1er. piso, Despacho 4), Col. Centro 06010 - México, D.F., México. A emissora transmite em 4810 kHz. As informações são de Julián Santiago Díez de Bonilla e foram publicadas no DX Listening Digest, de Glenn Hauser.

PERU - A Rádio Tarma, que emite da cidade peruana do mesmo nome, foi sintonizada, em Itatiba (SP), pelo Ulysses Galetti, em três de março, às 2323, pela freqüência de 4775 kHz. Ele acompanhou músicas e locução em espanhol.

PERU – Recentemente reativada em ondas curtas, na freqüência de 4855 kHz, a Rádio La Hora, de Cusco, foi captada, em Quillacollo, na Bolívia, pelo dexista brasileiro Rogildo Aragão, em 18 de fevereiro, às 2325. Ele acompanhou a programação esportiva.

TURQUIA – Em seu boletim de programação remetido aos ouvintes, a Voz da Turquia informa que 2007 é um ano importante para a emissora, uma vez que comemora 70 anos de atividades. A estação relata que emite em 27 idiomas. “Queremos aumentar este número”, escreve o redator da Voz da Turquia. Conclui que “o empenho da TRT é de alto nível” e que “seguem conhecendo os pedidos dos ouvintes”. O editor-chefe dos programas em espanhol é Volkan Koray Aytürk, que é quem também assina os cartões de confirmações remetidos aos ouvintes. Um dos destaques da programação da Voz da Turquia é o segmento Eurasia, que trata da transformação ocorrida na Ásia Central e no Cáucaso após a desintegração da União Soviética. O programa vai ao ar, num intervalo de 15 dias, nas sextas-feiras universais, entre 0200 e 0300, em 9865 kHz.

AnexoTamanho
Microsoft Office document icon Boletim Março, 05-0742 KB

Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.