16º [Onda Curta] Boletim Outubro-01-07

Separadores primários

Panorama DX
Por Célio Romais

BRASIL – Ao que tudo indica, o ciclo de emissões em ondas curtas da antiga Rádio Guarujá Paulista, que atualmente se identifica como Rádio Globo Santos, de Guarujá (SP), acabou. Desde 23 de setembro, Rudolf Grimm, de São Bernardo do Campo (SP), notou a total ausência do sinal da emissora na última freqüência que ainda estava no ar: 3385 kHz.

BRASIL – A Rádio Gazeta, de São Paulo (SP), foi captada, em Porto Alegre (RS), pelo colunista, em 30 de setembro, às 1817, pela freqüência de 15325 kHz. A emissora, naquele instante, levava ao ar músicas brasileiras. Também era captada em 9685 kHz.

BRASIL – A Rádio Mundial AM, de São Paulo (SP), foi captada, em Porto Alegre (RS), pelo colunista, em 25 de setembro, às 2331, pela freqüência de 3325 kHz, quando era irradiado o programa Empreendedores do Bem. A qualidade de sintonia era boa.

BRASIL – A Rádio Record, de São Paulo (SP), foi sintonizada, em Porto Alegre (RS), pelo colunista, em 29 de setembro, às 1457, pela recém reativada freqüência de 9505 kHz, em 31 metros. Levava ao ar o encerramento de mais uma edição do programa Estação Record, sob o comando de Wandy Rocha. A qualidade de sintonia era excelente.

BRASIL – De acordo com Édison Bocorny Jr., de Novo Hamburgo (RS), a Rádio Globo, de São Paulo (SP), desliga seus transmissores de 9585 e 6120 kHz sempre às 1955. Segundo ele, as freqüências saem do ar repentinamente, sem qualquer aviso, quando os apresentadores estão falando algo.

BRASIL - A Rádio Justiça acaba de criar a Radioagência Justiça. São disponibilizados, diariamente, reportagens jurídicas e programas para serem transmitidos por qualquer emissora. As emissoras interessadas devem fazer um cadastro no site para acessar gratuitamente o conteúdo. Boa parte das matérias é produzida pelos assessores de comunicação da Justiça que atuam em tribunais, promotorias, procuradorias, associações e instituições ligadas ao Judiciário em todo o país. Notícias sobre decisões e ações são produzidas por jornalistas especialistas na cobertura de assuntos jurídicos. Conforme o coordenador da emissora Marlon Herath, "as inovações tecnológicas da Radioagência Justiça buscam prestar um bom serviço de comunicação com ênfase na qualidade e no acesso livre à informação". Mais informações podem ser obtidas acessando: http://www.radiojustica.gov.br/radioagencia/index.php.

BURKINA FASSO – A Rádio Burkina, que transmite de Uagadugu, foi captada, em Porto Alegre (RS), pelo colunista, em 25 de setembro, às 2337, pela freqüência de 5030 kHz. Estava no ar uma apresentadora, em francês, com músicas em estilo jazz.

CHINA - Os Jogos Olímpicos, que serão realizados, em Pequim, em 2008, motivam mais um concurso do Departamento de Língua Portuguesa da Rádio Internacional da China. Os ouvintes são convidados a expressarem suas impressões e opiniões sobre o tema. Os melhores artigos serão publicados no site da emissora. Todas as participações receberão um souvenir da emissora. A data final para o recebimento das participações é o dia 31 de dezembro. Endereço: Rádio Internacional da China, Rua José Linhares, 137/401, CEP: 22430-220, Rio de Janeiro (RJ). E-mail: cripor@cri.com.cn.

CHINA - O Departamento de Língua Portuguesa da Rádio Internacional da China abriu um novo canal na Internet, onde os interessados poderão ouvir a programação de forma on-line. Você confere em http://portuguese.cri.cn/criRiodeJaneiro/index.htm.

CUBA – Lourdes López, do Departamento de Correspondência da Rádio Havana Cuba, solicita a todos que mantêm contato com a emissora que escrevam novamente àquele setor informando suas direções postais. O endereço é: Apartado Postal 6240, Havana, Cuba.

ESTADOS UNIDOS VIA CHILE – Para quem aprecia a boa música clássica nas emissões em ondas curtas a dica é acompanhar, em português, pela CVC, o espaço Sem Limites. O jornalista José Antonio Ceschin apresenta músicas, notícias e comentários sobre o mundo das canções clássicas. A Dança Macabra, de Camille Saint-Saëns, é executada sempre, como cortina musical. A primeira edição vai ao ar, entre 2300 e 2400, em 15410 kHz. Uma reprise é transmitida, das 1000 às 1100, em 6110 kHz, sempre de segundas a sextas-feiras. O Sem Limites possui também um boletim eletrônico. A edição do mês de outubro pode ser conferida em http://www.speedyshare.com/952191361.html.

ESTADOS UNIDOS via CHILE - Desde 14 de setembro, a primeira edição do programa Rádio DX, irradiado pela Rádio CVC - Christian Vision, vai ao ar, nas sextas-feiras, às 1800, em 15410 kHz. Também é reprisado no sábado, às 1100, pela mesma freqüência. Ainda, às 0200, dos domingos universais, em 11745 kHz e, nas segundas-feiras universais, às 0000, também em 11745 kHz. A produção e apresentação é feita por integrantes do DX Clube do Brasil.

ESTADOS UNIDOS - A Rádio das Nações Unidas, em português, produz boletins em MP3 que são disponibilizados, a la carte, no sítio da ONU, para emissoras interessadas. São produzidos pela jornalista Mônica Valéria. Confira em http://www.un.org/radio/por/index.asp.

GABÃO – A Rádio Afrique Numero Un, de Moyabi, foi captada, em Porto Alegre (RS), pelo colunista, em 30 de setembro, às 1814, na freqüência de 15475 kHz. Emitia programação em francês e músicas.

ITÁLIA – Neste 30 de setembro, a RAI Internacional difundiu a sua última emissão em ondas curtas.

POLÔNIA - Ulisses Iarochinski é um jornalista brasileiro que atuou, durante algum tempo, na Rádio Nederland. De origem polonesa, atualmente reside em Cracócia, onde faz doutorado. Lá, produz um interessante programa na WEB, onde mescla notícias e músicas de Brasil e Polônia. É o Rádio Zalas, que pode ser conferido em http://www.ui.jor.br/radio.htm. A dica é do Carlos Delgado, de Curitiba (PR).

REPÚBLICA CHECA – No ano em curso, a série de cartões de confirmações da emissora chama-se Miradores Checos. Para receber o seu QSL, cujas imagens são diferentes para cada mês, basta ouvir e remeter um informe de recepção para a emissora.

ROMÊNIA - Como acontece todos os anos, o próximo dia quatro de novembro será dedicado ao ouvinte. Nesta edição, o tema, na seção em espanhol, será o seguinte: Ocurrencias de la rádio. Todos os ouvintes daquela seção estão convidados a remeter artigos e contribuições para: Sección Espanhola, RRI, Apartado 111, Bucareste, Rumania. E-mail: span@rri.ro.

AnexoTamanho
Microsoft Office document icon Boletim Outubro, 01-0737.5 KB

Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.