12º [Onda Curta] Boletim Setembro-03-07

Separadores primários

Panorama DX
Por Célio Romais

ALEMANHA – Em Pindamonhangaba (SP), é regular a sintonia da programação em português da Deutsche Welle, às 1930, pela freqüência de 9895 kHz. A constatação é do Glauber Peres. Segundo ele, recentemente, em 27 minutos de sintonia, a emissora não deu o endereço para correspondência. A programação em português da DW tem como destino os países de língua portuguesa da África, mas conta com correspondentes no Brasil.

ARGENTINA – A Rádio Difusão Argentina Para o Exterior – RAE vai investir nas emissões via Internet para atingir países que possuem a nova tecnologia, mas sem abandonar as ondas curtas. Foi o que disse o novo diretor da estação, Eduardo García Caffi, em entrevista ao jornal La Nación. As informações são do DXLD, edição 7-106, publicado em 2 de setembro.

BRASIL - A Rádio Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP), reativou a freqüência de 9675 Khz, conforme constatação de Édison Bocorny Jr., de Novo Hamburgo (RS). A estação também foi captada, em Portugal, por Carlos Gonçalves, em 29 de agosto, às 0930, quando irradiava o Jornal Canção Nova. Já a freqüência de 4825 kHz da Canção Nova não tem sido captada, nos últimos dias, no Sul do Brasil.

BRASIL – A Rádio Transmundial, de Santa Maria (RS), foi captada, em São Bernardo do Campo (SP), pelo Rudolf Grimm, em 1º de setembro, às 1518, pela freqüência de 9530 kHz. Ele acompanhou um programa cristão gravado em inglês, mas com tradução simultânea para o português. O sinal era regular.

BRASIL – Faz quase um mês que a Rádio Cultura, de São Paulo (SP), está espalhando espúrios entre os canais 9350 e 9355 kHz, na faixa de 31 metros. Originalmente, emite em 9615 kHz. Foi captada, em Porto Alegre (RS), pelo colunista, em 1º de setembro, às 1715, quando um locutor anunciava música de Vinicius e Toquinho.

EGITO – A programação em português da Rádio Cairo foi ouvida, em Embu (SP), pelo Lúcio Otávio Bobrowiec, em 31 de agosto, às 2224, pela freqüência de 9360 kHz. Naquele momento, o locutor relatava notícia envolvendo o presidente palestino. Você pode conferir a escuta dele acessando http://geocities.yahoo.com.br/eefibra/r.cairo9360khz2230utc310807.mp3.

ESLOVÁQUIA – A emissão em espanhol da Rádio Eslováquia Internacional, que vai ao ar, entre 2000 e 2030, tem regular sintonia, no Sul do Brasil, em 11650 kHz. Em Porto Alegre (RS), o colunista acompanhou a edição irradiada em dois de setembro, quando José Portuondo e Ladislava Hudzovicová apresentavam respostas para as cartas e relatórios de recepção remetidos pelos ouvintes. O interessante é que as cartas de ouvintes brasileiros, eram lidas, num perfeito português, por Ladislava.

ESTADOS UNIDOS VIA BOTSWANA - Em São Bernardo do Campo (SP), Rudolf Grimm sintonizou, em 1º de setembro, às 1946, a emissão em inglês da Voz da América destinada aos ouvintes da África, pela freqüência de 4930 kHz, cujo relay está localizado em Selebi-Phikwe, no Botswana. Ele acompanhou edição do English Slow Program, que tem como destino pessoas que não possuem total compreensão do idioma.

HUNGRIA – A emissão em húngaro da Rádio Budapest foi monitorada, em Porto Alegre (RS), pelo colunista, em 26 de agosto, às 0440, pela freqüência de 3975 kHz. Dois locutores apresentavam um programa de variedades. Lembramos que a Rádio Budapest só emite ainda em ondas curtas em húngaro.

NIGÉRIA – Faz alguns dias que o sinal da emissora nigeriana regional de Kaduna, que emite em 4770 kHz, tem tido regular sintonia na América do Sul. Em Villa Lynch, na Argentina, Nicolas Eramo monitorou a emissora, em 27 de agosto, às 2242, quando transmitia músicas e comentários em idioma desconhecido.

REPÚBLICA CHECA – É boa a sintonia da programação em espanhol da Rádio Praga, no Sul do Brasil, às 2030, na freqüência de 11600 kHz. Em Porto Alegre (RS), o colunista captou a emissora, em dois de setembro, quando transmitia os excelentes segmentos Legados del Pasado e Panorama Checo.

ROMÊNIA – Em dois de setembro, o programa Club de Oyentes, irradiado em espanhol pela Rádio Romênia Internacional, foi conduzido por Eugenio Hac y Martin, que substituiu a Victoria Sepciu, em férias. Foram contestadas várias cartas e respostas remetidas ao concurso da emissora. Também foram executadas músicas folclóricas da região romena da Moldávia. A emissora possui um sinal excelente, no Sul do Brasil, entre 2100 e 2156, em 9755 e 11965 kHz. Na primeira freqüência havia interferência de uma estação chinesa.

RÚSSIA – Em dois de setembro, José Miguel Romero, que reside em Valencia, na Espanha, encontrou a programação em espanhol da Voz da Rússia, às 2015, na freqüência de 9480 kHz. Em Porto Alegre (RS), o colunista captou a emissora, em português, às 2120, pelo mesmo canal, na mesma data. Na Espanha, o sinal era excelente, mas no Sul do Brasil a VOR sofria interferências de uma rádio em chinês.

TAIWAN – Em Recife (PE), Cezar Pelzer tem sintonizado, nos últimos dias, a programação em espanhol da Rádio Taiwan Internacional, às 2030, pela freqüência de 3965 kHz, que é via França. De acordo com ele, a qualidade do sinal é excelente no Nordeste do Brasil.

TAIWAN – A Rádio Taiwan Internacional está recebendo currículos de interessados em trabalhar na redação em língua espanhola. Os candidatos à vaga devem ser fluentes na escrita e fala nos idiomas francês, inglês, espanhol e mandarim. Além disso, devem ter diploma universitário, boa voz e habilidades no trabalho com o computador. Os contatos devem ser feitos até o dia oito de setembro. Maiores detalhes podem ser obtidos no site http://spanish.rti.org.tw.

URUGUAI – As estações SODRE e Emisora del Sur, ambas de Montevidéu, estão inativas, respectivamente, pelas freqüências de 6125 e 9620 kHz. A informação é do dexista uruguaio Horacio Nigro. De acordo com ele, a SODRE pretende manter as freqüências ativas em ondas curtas, mas com baixa potência. Entre os planos da estação está a criação de uma seção de multilínguas focada na Internet. Não descartam, entretanto, a inclusão desta via freqüências de ondas curtas. Nigro visitou a emissora e conversou com o chefe da planta transmissora, Pedro Ramela.

AnexoTamanho
Microsoft Office document icon Boletim Setembro, 03-0736.5 KB

Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.