13º [Onda Curta] Boletim Setembro-10-07

Separadores primários

Panorama DX
Por Célio Romais
Colaborações para: dx@romais.jor.br

ÁFRICA DO SUL – Uma boa oportunidade para captar uma emissora sul-africana é monitorar a freqüência de 3320 kHz, na faixa de 90 metros. O sinal da estação Sonder Grense tem chegado, aqui no Brasil, relativamente bem, nos últimos dias. Em São Bernardo do Campo (SP), Rudolf Grimm captou a emissora, em seis de setembro, às 0008, quando emitia música em estilo country. O sinal era bom. Já um dia depois, em Porto Alegre (RS), o colunista fez a mesma escuta, às 0306, com emissão em africâner.

ARGÉLIA VIA REINO UNIDO – A Rádio Argélia está presente nas ondas curtas, emitindo em árabe, via Rampisham, no Reino Unido. Em São Bernardo do Campo (SP), Rudolf Grimm captou a emissora, em sete de setembro, às 2200, pela freqüência de 7150 kHz.

BOLÍVIA – Em São Bernardo do Campo (SP), Rudolf Grimm captou duas emissoras bolivianas recentemente. Em cinco de setembro, às 2246, monitorou a Rádio Virgen de los Remedios, que emite da localidade de Tupiza, no canal 4545 kHz. Ele acompanhou um discurso, em espanhol, que parecia ter origem em um evento político. Já em sete de setembro, captou a Rádio Eco, de Reyes, às 2241, pela freqüência de 4409 kHz, que irradiava programa religioso.

BRASIL – A Rádio Anhangüera, de Araguaína (TO), foi monitorada, em São Bernardo do Campo (SP), pelo Rudolf Grimm, em oito de setembro, às 0110, pela freqüência de 4905 kHz. Ele escutou anúncios do governo do estado do Tocantins e da Secretaria do Meio Ambiente.

BRASIL – Doze emissoras da região amazônica se uniram para formar a Rede de Notícia da Amazônia. O objetivo é “levar aos ouvintes informações originais, éticas e comprometidas com a defesa da região”. Fazem parte da rede algumas estações que podem ser captadas em ondas curtas: Rural, de Santarém (PA), Riomar, de Manaus (AM), Educação Rural, de Coari (AM), Alvorada, de Parintins (AM), Educadora, de Bragança (PA), Verdes Florestas, de Cruzeiro do Sul (AC), e Educação Rural, de Tefé (AM). As informações são do biólogo Paulo Roberto e Souza, de Tefé (AM).

BRASIL – Conforme monitoria de Édison Bocorny Júnior, de Novo Hamburgo (RS), estão inativas, no momento, as emissoras Rádio Globo Santos, de Guarujá (SP), em 5045 kHz; e Rádio Guarujá, de Florianópolis (SC), em 5980 kHz.

BRASIL – A Rádio Transmundial, de Santa Maria (RS), foi captada, em Boa Vista (RR), pelo Jair Lucena, em 28 de agosto, às 1100, pela freqüência de 11735 kHz. Ele acompanhou o programa Verdade Bíblica.

BRASIL – No dia 1º de setembro, a Rádio Nacional da Amazônia, de Brasília (DF), completou 30 anos no ar. Conforme a gerente da emissora, Sofia Hammoe, a estação surgiu “como uma ferramenta de segurança nacional, na época da ditadura militar”. Acrescenta, no entanto, que, nos dias atuais, a Rádio Nacional da Amazônia “é um meio de comunicação, quase que um grande orelhão, para as pessoas se comunicarem”. O programa Ponto de Encontro, apresentado por Sula Sevillis, recebe cerca de 600 cartas todo mês. A Rádio Nacional da Amazônia transmite nas freqüências de 6180 e 11780 kHz. As informações são do site Envolverde. A dica é do biólogo Paulo Roberto e Souza, de Tefé (AM).

BRASIL – A Rádio Tupi, de Curitiba (PR), ficou alguns dias sem ser captada na freqüência de 9565 kHz. Em nove de setembro, voltou a ser ouvida, em Porto Alegre (RS), pelo colunista, às 1844, quando irradiava pregação do missionário Davi Miranda, da igreja pentecostal Deus é Amor, com tradução simultânea para o idioma inglês. O áudio, no entanto, estava completamente distorcido.

BRASIL – Na Beira da Mata é um tradicional programa de músicas de raiz, levado ao ar, pela Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), desde 1976, em dois horários. Pode ser conferido, entre 5h e 7h e das 16h às 18h, no horário oficial de Brasília, pelas freqüências de 4985 e 11815 kHz. É conduzido por Carlos e João Veloso. Para conhecer um pouco mais do programa, basta acessar o site www.nabeiradamata.com.br.

BRASIL – Atualmente, a Rádio Cultura AM, de São Paulo (SP), está inativa na freqüência de 9615 kHz, em 31 metros. Outra freqüência inativa, em ondas curtas, é a de 4825 kHz, da Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP).

BRASIL – O programa Encontro DX, que fala do mundo do rádio e das ondas curtas, vai ao ar, nos sábados, entre 2200 e 2230, em 5035, 6135, 9630 e 11855 kHz. A edição de oito de setembro foi irradiada nas últimas freqüências mencionadas. O canal 5035 kHz foi desmembrado da rede para que levasse ao ar uma partida de futebol envolvendo o Guaratinguetá.

BRASIL – Em Marília (SP), Ivan Evangelista Júnior ouviu, durante boa parte da tarde de nove de setembro, a Rádio Gazeta, de São Paulo (SP), pela freqüência de 9685 kHz, em 31 metros. De acordo com ele, a programação era apenas musical. “Boa indicação para um final de tarde”, informa.

CORÉIA DO SUL – As emissões, em espanhol, da KBS World Radio, têm regular sintonia, no Sul do Brasil, entre 1100 e 1200, pela freqüência de 11795 kHz, que é via Sackville, no Canadá. Aos sábados, apresenta os segmentos Antena de la Amistad e Buzón. O Antena é apresentado pelo argentino Ramiro Trost e pela diretora do serviço em espanhol, Sonia Cho. Já o Buzón possui a condução de Francisco Bermudez e Cecilia Song.

EQUADOR – Desde seis de setembro, a emissão matinal da HCJB, em português, entre 0900 e 1030, também vai ao ar em 6160 kHz, em paralelo com 9745 kHz. Em outubro, a emissora abandonará a freqüência em 31 metros. As informações são de Esteban Sutherland, do departamento técnico daquela emissora.
ESPANHA – Tabulero Deportivo é um segmento da Rádio Exterior de España que vai ao ar nos domingos. Em nove de setembro, o colunista captou o programa, em Porto Alegre (RS), às 1444, em 21570 e 15585 kHz. A 2ª freqüência, que é destinada à Europa, tinha boa sintonia. O Tabulero tem três apresentadores no estúdio e vários correspondentes entrando com boletins ao vivo. Na edição monitorada, um jornalista acompanhava uma etapa de ciclismo.

ESTADOS UNIDOS – A Radio Free Asia acaba de confeccionar mais um cartão QSL. Eis o tema: “11 years of broadcasting excellence September 29 1996-2007”. O cartão será enviado para quem reportar a emissora entre 1º de setembro e 31 de dezembro. O e-mail da emissora é o qsl@rfa.org.

IRÃ VIA LITUÂNIA – A emissão em espanhol da Voz do Irã, que vai ao ar, entre 2030 e 2127, tem tido regular sintonia, na América do Sul, pela freqüência de 6255 kHz. Em São Bernardo do Campo (SP), Rudolf Grimm captou a emissora, em sete de setembro, às 2115, quando emitia um informe sobre a população islâmica na Europa. Um pouco mais tarde, às 2250, o Rudolf monitou a estação holandesa The Mighty KBC na mesma freqüência. Ambas utilizam um relay localizado em Sitkuani.

ZIMBÁBUE – A Rádio Zimbábue prossegue tendo boa sintonia no Sudeste do Brasil pela freqüência de 4828 kHz. Em São Bernardo do Campo (SP), Rudolf Grimm ouviu a emissora, em seis de setembro, às 0011. Na oportunidade, transmitia uma seqüência de várias canções típicas africanas. A qualidade da sintonia era regular.

AnexoTamanho
Microsoft Office document icon Boletim Setembro, 10-0737.5 KB

Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.